HONDA CBR BRASIL
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Pedro Bonaldo
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Pedro Bonaldo




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MensagemAssunto: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySex 03 maio 2013, 19:48

Boa noite gente, acabei de chegar por aqui no fórum CBR e tenho algumas duvidas aqui pra perguntar aos mais experientes pra isso vou começar contando minha historia, sou novo e tenho pouca experiencia com motos, piloto apenas a 2 meses uma Ninjinha 300.
Mas sempre achei a 250r LINDA porem o que acaba com ela é o seu fraco motor e o pior de tudo o seu péssimo ronco por se tratar de uma monocilíndrica, porem tive a oportunidade de adquirir uma CBR250r usada esta semana então me surgiu uma grande ideia na qual tenho duvidas de como prosseguir, a primeira estancia pode parecer loucura falta do que fazer e até idiotice mas tenho pra mim que a ideia foi boa.
Bom sabemos que existe a Hornet 250 na Asia e Europa tenho um amigo que esta vindo do Japão e após algumas conversas gostou da minha ideia e se comprometeu a trazer dois motores desta Hornet aqui para o Brasil, então mais ou menos já entendem minha duvida quero colocar este motor 250cc de 4 cilindros na CBR250R pra deixar ela com aquele ronco incrível das 4 cilindros, já esta tudo certo apenas aguardo a chegada de meu amigo do Japão com estes motores, minha duvida é a seguinte, fazendo isso irei comprometer muito a ciclística da CBR? Terei muitas dificuldades em adaptar este motor nela? E com o Detran quais são os procedimentos pra deixar a documentação da CBR em dia com esse motor?
Obrigado ai pessoal desde já.
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bendrath

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySex 03 maio 2013, 21:59

Tudo bom amigo?

Acredito que vc não conseguirá regularizar essa moto no Brasil, pois vc não vai ter nota do motor.
E se a 250 japonesa for injetada vc vai ter que pegar o módulo (ECU) dela para colocar, pois a CBR250 brasileira é monocilindrica e o mapeamento é muuuito diferente.

Se vc for usar a moto em pista acho que até dá, mas acho que regularizar pra rodar na rua vai ser difícil, pois vc vai tentar colocar um motor importado (sem nota?) em uma moto com chassi produzido no Brasil. Além do mais o chassi da 250 brasileira é produzida para um motorzinho monocilindrico sem tanto torque e cavalaria, pode ser que ele não aguente a força do motor...bom é melhor procurar um mecânico e um despachante para eles te auxiliarem mais adequadamente nesses quesitos
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Pedro Bonaldo




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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySex 03 maio 2013, 22:20

bendrath escreveu:
Tudo bom amigo?

Acredito que vc não conseguirá regularizar essa moto no Brasil, pois vc não vai ter nota do motor.
E se a 250 japonesa for injetada vc vai ter que pegar o módulo (ECU) dela para colocar, pois a CBR250 brasileira é monocilindrica e o mapeamento é muuuito diferente.

Se vc for usar a moto em pista acho que até dá, mas acho que regularizar pra rodar na rua vai ser difícil, pois vc vai tentar colocar um motor importado (sem nota?) em uma moto com chassi produzido no Brasil. Além do mais o chassi da 250 brasileira é produzida para um motorzinho monocilindrico sem tanto torque e cavalaria, pode ser que ele não aguente a força do motor...bom é melhor procurar um mecânico e um despachante para eles te auxiliarem mais adequadamente nesses quesitos


Então colega agradeço muito pela resposta, então já me garanti sobre isso os motores que estão vindo do japão tem nota sim, então referente ao chassi eu não entendo muito bem, porem por "olhômetro e achismo" a 250 japonesa não tem o motor tão violento por ser uma 250 creio que seu motor não seja tão pesado, até mesmo pelo peso bruto da Hornet 250 ser de 149 Kg e da Cbr ser 165 Kg tudo bem que ela tem carenagem mas acredito que o peso da mesma não influencie muito no peso total, então creio que o motor 4 cilindros da Hornet não seja tão pesado quanto ao motor 1 cilindro da Cbr procede essa informação? me corrija se eu estiver errado e agradeço de novo pela resposta amigo abraço Smile
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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySáb 04 maio 2013, 00:07

Pensa na GAMBIARRA.
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Pedro Bonaldo




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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySáb 04 maio 2013, 00:37

renato2845 escreveu:
Pensa na GAMBIARRA.

Talvez até tenha que ser feita alguma gambiarra feito o colega acima citou mas acredito que não muitas colega, to colocando um Honda em um Honda, e não um motor Suzuki numa Kasinski feito vi por ai na Net.
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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySáb 04 maio 2013, 01:03

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySáb 04 maio 2013, 01:11

uahauhauahuahaua gente calma sera que minha ideia foi tão ruim assim? Shocked
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renato2845

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySáb 04 maio 2013, 09:19

As diferenças não se resumem a motor montado, existem muitas outras peças que agregam o CONJUNTO-MOTOR .Sistema eletrico(regulador de voltagem,bateria, alternador)sistema de arrefecimento( bomba dagua,radiador,reservatório,) sistema de combustível (bomba eletrica dentro do tanque ,modulo de gerenciamento de injeção tropicalizado) enfim uma lista de diferenças de projeto que somente pode-se encontrar no conjunto todo fabricado e testado incansavelmente antes de ir pra Rua, ou seja a GAMBIARRA vai ser grande.

Pedro Bonaldo escreveu:
renato2845 escreveu:
Pensa na GAMBIARRA.

Talvez até tenha que ser feita alguma gambiarra feito o colega acima citou mas acredito que não muitas colega, to colocando um Honda em um Honda, e não um motor Suzuki numa Kasinski feito vi por ai na Net.
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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyDom 05 maio 2013, 07:26

renato2845 obrigado pela resposta agora eu entendo um pouco melhor, mas enfim agora a !@#%@ ta feita uahushaushuah Shocked
Como o colega disse terei que procurar um bom mecânico que me ajude nessa historia agora, o jeito é ter paciência e "tentar" deixar a CBR da melhor forma, pois sei que depois dessa é casamento com a moto, (porque passar uma moto com motor modificado não é fácil) hehe mrgreen
Espero que os mais experiente possam me ajudar da melhor forma com dicas e possiveis problemas que não planejei e com o tempo vou postando os resultados e alguns videos Rolling Eyes
Mas que no fim de tudo essa CBR250R vai ficar nervosa com o ronco 4 cilindros disso eu não duvido icon_eek.gif
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bendrath

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyDom 05 maio 2013, 14:01

Rapaz, vou falar pro cê, to curioso pra saber como vai ficar esse teu projeto, tanto na parte mecânica quanto na parte burocrática de regularização junto ao Detran.
Vai postando pra gente as etapas que vc passa pra gente saber como ta indo a história.

PS: quando eu citei a diferença de motor em relação ao chassi eu não me referia ao peso e sim ao torque que o motor vai proporcionar o que de certa forma deve estar de acordo com a potência e força que o chassi pode suportar. A vibração de 4 cilindros é muuuuito diferente da vibração de um motor monocilindrico, mas como disse, só um bom mecânico pode te responder isso a fundo.

Abraço
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Pedro Bonaldo




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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyDom 05 maio 2013, 14:30

bendrath escreveu:
Rapaz, vou falar pro cê, to curioso pra saber como vai ficar esse teu projeto, tanto na parte mecânica quanto na parte burocrática de regularização junto ao Detran.
Vai postando pra gente as etapas que vc passa pra gente saber como ta indo a história.

PS: quando eu citei a diferença de motor em relação ao chassi eu não me referia ao peso e sim ao torque que o motor vai proporcionar o que de certa forma deve estar de acordo com a potência e força que o chassi pode suportar. A vibração de 4 cilindros é muuuuito diferente da vibração de um motor monocilindrico, mas como disse, só um bom mecânico pode te responder isso a fundo.

Abraço

Opa amigo blz? Então realmente o motor da Hornet 250 pode gerar até 40 hp a 14000 rpm, contra os 26,4cv a 8.500 rpm da Cbr250, é uma diferença bruta né realmente talvez eu tenha que reforçar o chassi da Cbr scratch
Mas com o tempo eu vou postando os resultados e tomara que eu tenha poucos problemas no futuro abraço amigo.
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rafaelcor7

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyDom 05 maio 2013, 14:48

interessante seu projeto.
desculpa perguntar, mais quanto fica mais ou menos pra trazer um motorzinho desses do japão?
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Brmarchesan

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyDom 05 maio 2013, 17:50

Bom vou falar pelo lado de mecanica que é o que eu manjo um pouco, minha experiencia maior é com carro mas vamos lá.

Motor pode ser adaptado tranquilo, mas o módulo de injeção vem junto com chicote e tudo mais. Caso isso não seja possível vou citar dois módulos de injeção que podem ser usados e que vão atender bem ao que tu precisa.
Motec- Injeção gringa, vai custar o valor de uma moto 600 o kit completo e são poucos mecânicos que sabem acertar ainda no Brasil.
Megasquirt- Módulo gringo e barato e muito bom, acerto via cabo usb, tem distribuidor exclusivo no Brasil. Creio eu que seja melhor opção.

Penso que terá que fazer alguns reforços no chassi dessa moto e encomendar um escapamento sob medida.
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Pedro Bonaldo




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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 16:46

rafaelcor7 escreveu:
interessante seu projeto.
desculpa perguntar, mais quanto fica mais ou menos pra trazer um motorzinho desses do japão?

Opa amigo blz? Esse amigo meu conseguiu os dois motores convertidos para R$ por cerca de 970,00 dilmas ou seja cada motor tem o valor em média de
440,00 ~ 450,00 Reais colega icon_legal
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Pedro Bonaldo




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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 16:52

Brmarchesan escreveu:
Bom vou falar pelo lado de mecanica que é o que eu manjo um pouco, minha experiencia maior é com carro mas vamos lá.

Motor pode ser adaptado tranquilo, mas o módulo de injeção vem junto com chicote e tudo mais. Caso isso não seja possível vou citar dois módulos de injeção que podem ser usados e que vão atender bem ao que tu precisa.
Motec- Injeção gringa, vai custar o valor de uma moto 600 o kit completo e são poucos mecânicos que sabem acertar ainda no Brasil.
Megasquirt- Módulo gringo e barato e muito bom, acerto via cabo usb, tem distribuidor exclusivo no Brasil. Creio eu que seja melhor opção.

Penso que terá que fazer alguns reforços no chassi dessa moto e encomendar um escapamento sob medida.

Então colega muito obrigado pela dica, eu vou entrar em contato com meu amigo e perguntar sobre esse módulo de injeção, no caso em média quanto custa esse módulo Megasquirt? E sobre o escapamento eu verei isso também, mas só por curiosidade mesmo o que pode ocorrer caso seja usado o próprio escape da Cbr?
Obrigado mais uma vez pelas dicas abraço colega.
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Ale R

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 17:19

450 reaus cada motor??????

Bora equipar skate com a bagaça....

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renato2845

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 17:39

Se botar ABS já vou comprar minha calça frouxa e capacete pra curtir essa também.


Ale R escreveu:
450 reaus cada motor??????

Bora equipar skate com a bagaça....

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Sr.Prime

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 19:13

Oloco lá tem General Osório também,pensei que só tinha no brasil
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rafaelcor7

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 19:25

Pedro Bonaldo escreveu:
rafaelcor7 escreveu:
interessante seu projeto.
desculpa perguntar, mais quanto fica mais ou menos pra trazer um motorzinho desses do japão?

Opa amigo blz? Esse amigo meu conseguiu os dois motores convertidos para R$ por cerca de 970,00 dilmas ou seja cada motor tem o valor em média de
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caramba amigo é muito barato , com certeza compensa a tentativa, afinal, se não der certo a adaptação é só voltar o motor original pra moto.
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MarcoAbreu

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 22:25

Rapaz... Novo modelo CBR 250 RF (Frankstain)... Hehehhe... Acheio o preço do motor barato tambem, mas isso vai dobrar de valor pra ser nacionalizado, isso se quizer legalizar moto no detran....

Quero ver fotos e cideos depois....

Nao entendo nada de mecanica mas o negocio de aproveitar o escap original axo que nao vai dar... Ou tem que fazer uma baita adaptaçao pra saida, pois uma motor tem um caneco e o outrotem quatro nao e isso?😳😳😳😳😕😕😕
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renato2845

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 22:38

Esse escape vai virar o cabelo do CEBOLINHA , canos espetados pra todo lado.
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MarcoAbreu

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptySeg 06 maio 2013, 22:42

renato2845 escreveu:
Esse escape vai virar o cabelo do CEBOLINHA , canos espetados pra todo lado.

Kkkkkk.... Muito boa....
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Brmarchesan

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyTer 07 maio 2013, 11:25

Tche não sei te dizer quanto a valores que vai gastar numa injeção porque como eu disse eu sei preço de peças de carro e tal! hehehehe
Da uma pesquisada na net que tu acha.
Quanto ao escape tem que fazer um coletor dimensionado 4x1, procura o pessoal da 4d garage ou o pessoal da german race cars. Esses fazem escape em inox.
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Ale R

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyTer 07 maio 2013, 17:51


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bendrath

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MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre modificação   Ajuda sobre modificação EmptyQua 08 maio 2013, 09:19

Pedro Bonaldo escreveu:
rafaelcor7 escreveu:
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desculpa perguntar, mais quanto fica mais ou menos pra trazer um motorzinho desses do japão?

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O problema ai vai ser legalizar esse motor...se ele for 0Km ainda existe possibilidade pagando-se as taxas, agora se for usado esqueça, é proibido importar peças usadas de veículo/motos, corre-se o risco de ficar preso na Receita Federal.
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