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4 participantes
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Gino Piva

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MensagemAssunto: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptySeg 02 Dez 2013, 08:03

Ae galera, tenho uma filtro de ar esportivo na cbrzinha, mas um colega meu me disse que eu teria que regular a injeção da moto pra liberar mais gasolina por causa da maior quantidade de ar. Isso procede? Ou a sonda Lambda ja regula sozinha a injeção?
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diney




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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptySeg 02 Dez 2013, 08:08

Nada a ver, se vc troca apenas o filtro a sonda ja faz a correcao, o que nao se pode fazer e alterar demais , mas colocar por exemplo uma ponteira esportiva + filtro nao precisa regular nada!

Abs
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David Mb

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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptyDom 15 Dez 2013, 22:03

Andei pesquisando sobre o assunto para fazer um UP na Cbzoca minha e deixá-la com um folego melhor, porém acabei achando o seguinte:

.. De nada adianta mudar na moto as peças como filtro esportivo, velas de iridium, cabo ibooster e isso e aquilo, teve testes pelo que vi nos posts que houve PERDA de potência do veículo, pois o mesmo não produz faísca o suficiente para dar uma melhorada legal nisso tudo dai, ai vi alguns videos que somente foi alterado a bobina do veículo e ja fez mais resultado que isso dai, a injeção até pode regular-se automaticamente com a sonda lambda porém se à faísca que que vem da ignição não for suficiente não adianta de nada

Desculpem-me se estiver enganado.  icon_legal
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David Mb

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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptyDom 15 Dez 2013, 22:04

Fontes que pesquisei:

http://www.cb300online.com.br/forum/viewtopic.php?p=16824


Esses testes abaixo foram publicados nas páginas 112, 113 e 114 da Revista HOT número 31 de setembro de 2004. Essa revista tem um Mazda RX-7 amarelo na capa. Os resultados desses testes, que apesar de sua importância não tiveram nenhuma chamada de capa, comprovam oque eu aprendo desde 1996: 

CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Esses testes foram feitos num Volkswagen Gol com motor 1.6 litros , com 8 válvulas, e injeção MI original do estudante de engenharia mecânica Danilo Hischler Scherer e medidos no dinamômetro Mustang da Funari Automotiva em São Paulo , que é “fabricante” de CHIPS de potência e vende equipamentos como filtros K&N de alta vazão, borboletas retrabalhadas, etc... 

A matéria da revista HOT mencionada acima teve a minha participação como preparador tecnico. Verá mais abaixo.

Oque deveria ser fantástica e tirar todas as dúvidas dos leitores, não sei porque motivo está extremamente mal feita, confusa e mal escrita. E porque afirmei isso? Porque sem uma planilha muito bem feita, muito conhecimento de mecânica, vasta experiência em preparação e uma calculadora, é muito difícil perceber a primeira vista quem dá o que em termos de HP e quais são os reais resultados do que foi medido. Por isso que vou postar esse meu trabalho, a todos que são apaixoanados pela verdeira preparação e sempre foram enganados nesse Brasil.
Ao acabar de ler esse estudo ficará surpreso de como é enganado diariamente nesse Brasil onde ficou claro que querem mostrar que só se consegue ganhar dinheiro enganando os outros. Mas ao ler as explicações que dei poderá constatar que já foi enganado, ou evitará que você e seus amigos sejam enganados com a utilização dessas mágicas.

E ai vai fazer o que faz quando fica doente: procura um médico! Ou quando foi enganado e procura um advogado: vai procurar um engenheiro ou um bom técnico que seja realmente honesto e não diga: ouvimos falar que assim funciona, ou dizem que fica perfeito... 

Vai aprender a tomar cuidado com as mágicas que vendem por ai no papel: os famosos gráficos de potência no papel. Lembre-se que PAPEL ACEITA TUDO!!! Ainda mais quando quem faz os gráficos é um “mágico”. 

Se você tem alguma dúvida de como testar seu carro ou moto para comprovar que foi enganado, é muito simples, e você faz sozinho com um amigo que tenha o mesmo veiculo e em 30 segundos saberá o resultado. 

Falei até com Josias Silveira, editor da HOT, 58 de experiência no Brasil, que não conseguiu me ajudar para mostrar aos leitores a verdade sobre a preparação de motores no Brasil. 
Vamos as conclusões. 

1) POTÊNCIA DO MOTOR ORIGINAL 1.6 LITROS DA VW. 
A medição do motor 1.6 litros original da Volkswagen feita no dinamômetro da FUNARI: 

88,5 HP nas 5250 RPM – 15,4 Kgfm de torque nas 2.750 RPM 

2) POTÊNCIA COM CHIP E FILTRO K&N. 
O primeiro “veneno” foi a instalação de um filtro de ar de alta vazão K&N e um CHIP FUNARI adequado também para a “maior” vazão de ar conseguida com o uso do filtro de ar: 

90,5 HP nas 5.250 RPM – 15,67 Kgfm de torque nas 2.750 RPM. 

CONCLUSÕES: Como aprendo desde 1996, CHIP não dá um ÚNICO HP a mais! E perguntamos: quem deu esses monstruosos 2 HP a mais foi o filtro de ar??? Ou apenas um erro de medida por esse motor estar mais aquecido na segunda medição no dinamômetro e ai a potência normalmente sobe 2 HP... Lembre-se que esses 2 % (DOIS POR CENTO) a mais de potência são considerados desvios de medida, o que mostra qualquer aula de Física Experimental I. Até uma simples ignição dá mais potência que filtro de ar K&N e CHIP, embora esses filtros e chips mágicos prometam INÚMEROS HP A MAIS. 

E eu me pergunto: onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 15 HP a mais??? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais? Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? São os gráficos “pega otário”. Esse Brasil é muito estranho... 

E o próprio autor Danilo conclui “o motor perdeu um pouco de sua linearidade, demonstrado pelos “buracos” no gráfico de torque, devido ao CHIP não original”. 

3) POTÊNCIA COM CHIP, FILTRO K&N E CORPO DE BORBOLETA. 
O corpo da borboleta original do motor VW foi trocado por outro idêntico, porém retrabalhado para aumentar o diâmetro em 2 mm . Se essa borboleta tinha originalmente 48 mm (meça a borboleta e não a parte mais larga antes dela), esses 2 milímetros a mais no diâmetro correspondem a um aumento de área de 8,5 %! Conforme apregoam propagandas enganosas, deveria ser esperado um aumento de potência de 8,5 %! De acordo com a matéria foram mantidos para o teste de potência o CHIP FUNARI e o filtro de ar K&N de alta vazão, já que partem de 90,5 HP da medida feita no item 2: 

87,6 HP nas 5.250 RPM – 15,7 Kgfm de torque nas 3.000 RPM 


CONCLUSÕES: PERDA DE 2,9 HP! OU ROUBO DE 2,9 HP??? A potência caiu de 90,5 HP para 87,6 HP e ficou com menos potência que o motor original de fábrica!!! 

O torque máximo foi de 15,7 Kgfm nas 3.000 RPM. Essa maior rotação para a faixa de torque máximo faz com que o carro fique mais fraco para se dirigir em baixas rotações, e ai passa a gastar mais combustível. Como sempre afirmamos, ninguém consegue aumentar a potência de um perfeito motor original de fábrica com essas mágicas. 



4) POTÊNCIA COM COMANDO DE VÁLVULAS. 
Com o comando de válvulas original do Volkswagen 1.6 litros trocado pelo do Pointer GTI a álcool, e sem Chip sem filtro específico para o comando, 

96,1 HP nas 5.500 RPM – 14,5 Kgfm de torque nas 3.250 RPM 

CONCLUSÕES: A troca do comando original de fábrica pelo do GTI á álcool deu os 7 HP a mais de potência que a VW ganhava num antigo motor carburado original APENAS com a troca do comando comum pelo famoso comando 049G

Potência é RPM vezes TORQUE! Se você aumentou a RPM, e o torque se manteve ou caiu pouco como em qualquer motor, a potência aumenta! Isso é apenas matemática e não mágica! Mas como o torque diminuiu e a rotação de torque máximo subiu, esse motor ficará bem mais fraco em baixas rotações e gastará muito mais combustível na cidade. 



5) POTÊNCIA COM COMANDO, CHIP E FILTRO K&N 
Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, o filtro de ar K&N de alta vazão e um CHIP FUNARI feito para o acerto perfeito desse conjunto: 

101,3 HP nas 5.750 RPM – 15,1 Kgfm de torque nas 3.000 RPM 

CONCLUSÕES: Uma visão mais desatenta dos números de potência, ou sem o devido rigor técnico, poderia levar a conclusão de que o CHIP e o filtro de ar K&N junto com o comando de válvulas deram alguns HP a mais do que só a potência conseguida com a utilização do comando de válvulas na medição feita anteriormente.

E como a potência máxima subiu com a utilização desse conjunto “mágico” com CHIP e filtro K&N, mas a rotação onde essa potência foi obtida também subiu, temos que fazer os cálculos dessa diferença de potência. E para isso, simploriamente falando, basta dividir 5.750 RPM (potência máxima obtida com esse novo conjunto) pelos 5.500 RPM (potência máxima obtida só com a utilização do comando de válvulas do GTI no teste no item 4). Essa divisão matemática dá exatamente 1,04545 (faça você a conta), que multiplicados pelos 96,1 HP obtidos na medição do item 4 dão exatos 100,5 HP. 

Esse conjunto “mágico” do item 5 com CHIP, filtro K&N e comando deu apenas 101,3 HP. Como as contas acima mostraram, só o comando de válvulas nessas mesmas 5750 RPM deveriam dar 100,5 HP. Essa simples subtração dão EXATOS 0,8 HP A MAIS DO QUE UTILIZANDO SÓ O COMANDO DO GTI!!!! Ou seja, essas mágicas deram apenas 0,8 HP a mais. 

Como tenho certeza, pela minha experiência em turbinar mais de 3.000 motores, que as injeções originais conseguem alimentar até uns 10 % a mais que a potência medida no nível do mar, e essa medição feita na FUNARI em São Paulo foi a mais de 900 metros de altura (a pressão atmosférica cai, o MAP detecta isso e faz as correções necessárias para alimentar corretamente o motor), podemos afirmar que esses 0,8 HP a mais não passam de um desvio, ou erro, de medida!!! Não estamos dizendo que o engano foi proposital, que a matéria foi mal escrita, etc, estamos afirmando que essas mágicas não dão um ÚNICO HP a mais... 

Para quem não tem certeza da técnica explicada acima, OU DO QUE ESTAMOS AFIRMANDO DE NÃO GANHAR UM HP A MAIS COM MÁGICAS, basta nos convidar para medir, por exemplo, um VW TSI original, que não tinha limitador de RPM de fábrica, e vai comprovar que ele alimenta perfeitamente bem o motor até as 8500 RPM, OU MAIS!!! (lembrando que o corte original é em 6.500) 

Potência infinitamente maior pode ser obtida exatamente como fiz com um motor carburado 1.6 todo original usando o mini progressivo, apenas com taxa de compressão alta, comando 049G e nossa ignição, onde tirei 132,5 HP nas 7.000 RPM. 

E eu me pergunto: onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 15 HP a mais? 

6) POTÊNCIA COM COMANDO E BORBOLETA RETRABALHADA 

Utilizando o comando do GTI á álcool, borboleta retrabalhada e sem o CHIP FUNARI específico: 

94,6 HP nas 5.500 RPM – 14,7 Kgfm de torque nas 3.250 RPM 

CONCLUSÕES: 

a) Pela medição feita só com o comando de válvulas no item 4 acima sua potência era de 96,1 HP nas 5.500 RPM, 

b) Pela medição feita no item 3 acima, o motor perdeu 2,9 HP de potência só com a utilização do corpo de borboletas, 

c) Na medição de potência deste item a potência foi de 94,6 HP nas mesmas 5.500 RPM. 

Ou seja, você perde 1,5 HP ao utilizar o comando junto com o corpo de borboletas. 

Como sempre afirmamos, ninguém consegue aumentar a potência de um perfeito motor original de fábrica com mágicas. Só existe uma conclusão óbvia: NUNCA RETRABALHE SEU CORPO DE BORBOLETAS!!! 

7) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP, BORBOLETA RETRABALHADA. 

Utilizando o comando do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, corpo de borboleta retrabalhado e CHIP feito especialmente para esse conjunto, foram medidos: 

104,7 HP nas 5.750 RPM – 15,4 Kgfm nas 3.250 RPM - 

CONCLUSÕES: 

a) Como mostrado no item 4 acima onde somente foi utilizado o comando de válvulas do GTI á álcool, ganhamos uma boa potência mantendo tudo original no motor! 

b) Como mostrado no item 5, fizemos os cálculos da maior potência conseguida apenas com o comando em rotação mais alta e obtivemos 100,5 HP! 

c) E com essa configuração do item 7, onde gastamos horrores em equipamentos, perdemos a garantia se for um carro novo (lembre-se que a garantia hoje vai de 2 a 5 anos), mudamos todo o motor, passamos a gastar horrores de combustível, perdemos a dirigibilidade em baixas rotações, etc, e fizemos tudo isso para passar de 100,5 HP num motor todo original para 104,7 HP num motor todo futucado? UM GANHO DE APENAS 4,2 HP? Isso se não houve “nenhum” erro de medida, mesmo que seja acidental? Não estamos querendo afirmar que dinamômetros são programáveis, etc. Ou que na engenharia desprezamos, para efeito de cálculos, qualquer coisa menor que 5 %. 

Só como informação, nossa ignição da bem mais potência que isso, você sente facilmente a diferença, e ainda torna o carro muito mais econômico. 

Só podemos concluir: NUNCA USE CHIP, FILTRO K&N E BORBOLETA RETRABALHADA!!! 

Ou passe a acreditar em Papai Noel , Peter Pan, Mandrake, etc. 

Cool POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP E ESCAPE ABERTO. 

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, escapamento todo feito e CHIP FUNARI preparado especificamente para o novo conjunto acima: 

109,1 HP nas 6.000 RPM – 15,4 Kgfm de torque nas 4.750 RPM 

CONCLUSÕES: Uma visão mais desatenta dos números de potência, ou sem o devido rigor técnico, novamente poderia levar a conclusão de que o CHIP especialmente feito para esse conjunto e o filtro de ar K&N de alta vazão junto com o comando de válvulas deram alguns HP a mais do que a potência conseguida só com a utilização do comando de válvulas na medição feita no item 4. 

E como a potência máxima subiu com a utilização desse conjunto “mágico” com CHIP, filtro K&N, e agora ainda temos o escapamento aberto, mas a rotação onde essa potência foi obtida também subiu, temos que fazer os cálculos dessa diferença de potência. E para isso, simploriamente falando, basta dividir 6.000 RPM (potência máxima obtida com esse novo conjunto) pelos 5.500 RPM (potência máxima obtida só com a utilização do comando de válvulas do GTI no teste no item 4). Essa divisão matemática dá exatamente 1,0909 (faça você a conta), que multiplicados pelos 96,1 HP obtidos na medição do item 4 dão exatos 104,8 HP. 

Qualquer um pode verificar nos testes publicados pelas montadoras (matérias antigas de quando fizeram os carros com catalisadores mostram isso claramente) que a simples retirada do catalisador dá uns 5 hp a mais, OU MAIS. Um bom sistema de escapamento dá uns 2 hp a mais, OU BEM MAIS. Ou seja, um sistema de escape dá facilmente 7 HP a mais, OU BEM MAIS. 

Se somarmos os 104,8 HP obtidos apenas com a utilização do comando original do GTI á álcool nas 6.000 RPM, mais os 7 HP com a melhora no sistema de escape (total 111,8 HP), chegamos novamente a conclusão de que SE VOCÊ NÃO QUER PERDER 111,8 HP MENOS 109,1 HP, ou seja, PERDER 2,7 HP, NUNCA, MAS NUNCA, USE CHIP E FILTRO K&N!!! 

E se mesmo assim você insistir em usar essas “mágicas” que roubam potência, como o torque máximo com essas mágicas é exatamente igual ao motor original 1.6 de fábrica, só que nas 4.750 RPM, seu motor vai ficar um bêbado em baixas rotações e na direção na cidade vai ficar um “morto”... O próprio autor da matéria afirma isso. 

9) POTÊNCIA COM COMANDO, BORBOLETA RETRABALHADA E ESCAPE ABERTO . 

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, escapamento todo feito, borboleta retrabalhada e sem o CHIP específico para o novo conjunto acima, foram medidos: 

106,1 HP nas 5.550 RPM – 15,2 Kgfm de torque nas 4.750 RPM - 

CONCLUSÕES: Como mostrado antes no item 3, o corpo de borboletas rouba 2,9 HP do seu motor. Ou seja, de 109,1 HP conseguidos no item 8 com os mesmo itens dessa medição e mais o filtro K&N e o chip preparado, tirando os 2,9 HP roubados pelo corpo de borboletas retrabalhado fica mais que evidente que o CHIP e o filtro K&N não dão nenhum hp a mais, porque voltamos para 106,2 HP, a mesma potência conseguida sem filtro K&N e sem CHIP. 

10) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP, CORPO DE BORBOLETAS RETRABALHADO E ESCAPAMENTO ABERTO. 

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, corpo de borboletas retrabalhado, escapamento todo retrabalhado, e CHIP preparado para esse conjunto: 

108,3 HP nas 6.250 RPM – Não menciona o torque, mas foi obtido nas 4.750 RPM 

CONCLUSÕES: Como várias vezes mostrado acima, pode colocar o filtro K&N que quiser, o CHIP que quiser, e o corpo de borboletas que quiser que não tira um ÚNICO HP a mais! E até perde muitos HP. 

O próprio autor da matéria, Danilo, conclui que com essas modificações o motor fica menos elástico para uso urbano, que o escape esportivo traz certo incomodo em viagens longas, e que o consumo aumentou proporcionalmente... 

A minha conclusão e opinião particular é muito simples: se quer um motor muito econômico e com muita potência, faça o que eu vo dizer: taxa, ignição e se quiser muito mesmo, até ganhar de turbos feitos com mágicas, instale um comando um pouco mais alto. Mas, por favor, instale com a polia ou engrenagem original de fábrica... 


Originalmente escrito por Paulo Henrique P (Farrel)
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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptyDom 15 Dez 2013, 22:05

Deem uma olhada no vídeo

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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptyDom 15 Dez 2013, 22:17

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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptySeg 16 Dez 2013, 06:57

Nao...jesus!!!!

Ate aqui vcs me vem falar desse embusteiro do CM Racing!!!

Moto e diferente de carro, nao vamos confundir as coisas!
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bendrath

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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptySeg 16 Dez 2013, 09:32

Vixi, motor de carro estourando a 5.000 rpm pra gerar 88hp rsrsrsrsrsrs, isso numa moto 1.000 não é nem metade do corte de giro.

São motores diferentes, concepções eletrônicas diferentes, o "chip" citado nos carros, difere, e muuuuito de uma ECU de moto.

As taxas de rotações, compressão, etc são completamente diferentes, não dá pra comparar alhos com bugalhos.

Se tivesse uma matéria falando desse exemplo em motos daria até pra discutir, mas com carros, sem chance...
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MensagemAssunto: Re: Filtro de ar esportivo   Filtro de ar esportivo EmptySeg 16 Dez 2013, 11:17

Na dúvida resolvi manter a minha original hehehe  icon_legal
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