HONDA CBR BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Freio dianteiro e traseiro, quando usar...

Ir para baixo 
+10
Ed_Mura
thony 1000 RR
bocaCBR600rr
Lukinha PANETTRON
agaelema
Makoto
Smolder
Galeski
EDU77
betume
14 participantes
AutorMensagem
betume

betume


Idade : 41
Mensagens : 1037
Localização : salvador
Moto : 600 rr
Inscrito : 27/08/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 10:40

Para a galera aqui que já anda de moto a muito tempo, quero umas dicas de quando usar o freio da frente e o traseiro...

Fico imaginando se na minha queda eu vivesse usado o traseiro, talvez não tivesse visto como o asfalto é duro...
Ir para o topo Ir para baixo
EDU77

EDU77


Idade : 47
Mensagens : 463
Localização : Sydney-Australia
Moto : CBR600RR '03 (vendida!)
Inscrito : 08/02/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 10:49

Bom, ai depende de como vc caiu, ne...

Dianteiro eh pra 99% dos casos. Eu nem vou entrar no merito de frenagem em 2 estagios, mas te digo isso, 90% da galera q eu conheco q anda em autodromo prefere nem usar o de tras. Os 10% q usa normalmente se destaca... Freio de tras eh essencial pra qdo vc perde o pto de freada pq:
a) vc entra mto forte, ve q nao tem condicoes nenhuma de fazer a curva e sai reto. Como fora da pista eh normalmente grama/brita/terra/lama/etc... o ideal eh vc frear bem com o de tras, ja q com o da frente a chande de cair eh maior.
b)vc entra mto forte mas "acha" q da pra fazer, no meio percebe q pode ser q vc nao faca. Dai se taca na curva, abre de leve o acelerador e da uns toques ou mantem um pressao leve no freio de tras. DE LEVE!! (tudo pra nao sobrecarregar a frente) Se travar a roda de tras nessa hora, bom... ja viu! E eh mais facil de usar isso em curvas pra esquerda, ja q na direita a chance de vc raspar o teu pe mto forte no chao eh gde. Dependendo do teu angulo e do ajuste q esta na pedaleira nao da mesmo.

Bom, oq eu sei eh isso ai... Espero q tenha ajudado, tenho certeza que alguem mais vai ter mais coisa p/falar a respeito!
Ir para o topo Ir para baixo
Galeski

Galeski


Idade : 40
Mensagens : 657
Localização : Curitiba
Moto : CBR 600 RR 08/08
Inscrito : 08/08/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 12:30

Então, sobre a curva, eu sempre to com o pezinho lah no freio, mesmo que o pessoal falando que eu tenho que por a ponta da bota na pedaleira, eu prefiro manter o meu pe no freio.

Pra que eu uso na curva, o freio traseiro serve como um leme da moto, por exemplo, quando vc entra muito forte na curva, viu que ta começando a espalhar, e vai cair na zebra, da um toque continuo no freio traseiro, que automaticamente diminui a velocidade e tras a moto denovo pra dentro da curva. Ha, mas fazendo isso, não pode desacelerar a moto, senão ela levanta e vai reto, dae começe a rezar rs....

Deixa eu explorar a imaginação de vc´s, sabem quando vc está pra sair de carro, mas esqueçe o freio de mão puxado, o que acontece? Parece que a traseira dá uma "sentada" no chão, não é?

O freio traseiro tmb serve pra isso, experimentem quando forem passar por uma cabeçeira de ponte ruim, e da um toque no freio quando passar por ela, parece que a moto passa muito mais suave pelo desnivel.
Mas isso aqui no Brasil né, na australia as estradas devem ser um tapete né EDU?

Eu acho que em situação extrema é soh isso que serve o freio traseiro.

Se alguem lembrar de mais alguma ae me avisa. rs... Freio dianteiro e traseiro, quando usar... 41137
Ir para o topo Ir para baixo
Smolder

Smolder


Idade : 39
Mensagens : 781
Localização : São Paulo
Moto : CBR 1000RR HRC, GSX-R 750 SRAD, F800 GS e XTZ 250 LANDER
Inscrito : 16/04/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 13:05

betume escreveu:
Para a galera aqui que já anda de moto a muito tempo, quero umas dicas de quando usar o freio da frente e o traseiro...

Fico imaginando se na minha queda eu vivesse usado o traseiro, talvez não tivesse visto como o asfalto é duro...

então cara.. o que aconteceu com vc foi o susto.. o freio da nossa RR é muito violento ! precisa tomar muito cuidado na cidade..

por isso na cidade uso apena um dedo no freio.. va regulagem 6 ! (a mais baixa) pq se eu assustar.. um dedo não vai ser suficiente para alicatar o mesmo.. que foi no seu caso se vc ta com dois dedos ou mais.. a força que vc vai aplicar num susto é muito maior.. vai travar com certeza...

eu uso bastante o freio traseiro... principalmente quando estou atras de um carro.. ou algo do tipo.. e vou apenas administrando o dianteiro.. conforme o necessário.. sakou... se o traseiro não ta sendo suficiente vou usando mais o dianteiro.. um compensando o outro.. sem travar ambos..

assim vc tem uma pilotagem bem mais segura.. com o menor risco de cair caso pegue areia ou algo escorregadio.. tente sempre freiar com a moto reta.. ajuda bastante ela não travar..

na media vc usa 70% o dianteiro e 30% o traseiro.. mais precisa ver as condições e tudo mais.. por isso prefiro fazer do jeito que falei.. mais claro.. sempre com cuidado pois é o freio dianteiro que para e é o mesmo que trava hehehe.. então tem q saber dosar..

na chuva 50 e 50%...mais funciona a mesma o que eu falei.. pois se travar a frente e a moto não ta totalmente reta... ja era.. não tem volta.. com o frieo traseiro se vc travar da pra concertar.. hehehe...

no track vc usa 100% o dianteiro.. o traseiro soh como beckup.. principalmente dentro da curva... mais muito pouco eu prefiro usar o freio motor.. pq pra direita.. seu pé vai ta na ponta então fica quase impossivel usar o freio traseiro.. se vc deita muito a ponto de raspar a pedaleira.. não tem como mesmo usar o freio traseiro..ai é o freio motor que tem q falar alto...

espero ter ajudado.. pois me ajuda e muito..na cidade..

Abs,
Smolder
Ir para o topo Ir para baixo
Makoto




Idade : 34
Mensagens : 252
Localização : sao paulo
Moto : Hornet 08 ABS
Inscrito : 04/10/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 13:48

ehhh dicas de um profissional heheheh
Ir para o topo Ir para baixo
EDU77

EDU77


Idade : 47
Mensagens : 463
Localização : Sydney-Australia
Moto : CBR600RR '03 (vendida!)
Inscrito : 08/02/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 13:49

Galeski escreveu:
Então, sobre a curva, eu sempre to com o pezinho lah no freio, mesmo que o pessoal falando que eu tenho que por a ponta da bota na pedaleira, eu prefiro manter o meu pe no freio.
O problema de ficar com o pe la o tempo todo eh q dificulta mto o posicionamento pra entrada na curva e ainda corre o risco de, em um momento de panico e/ou caso teu pe escorregue, vc acabe travando sem querer. Dai, nem rezando!!


Galeski escreveu:

Mas isso aqui no Brasil né, na australia as estradas devem ser um tapete né EDU?

Eu acho que em situação extrema é soh isso que serve o freio traseiro.
Freio dianteiro e traseiro, quando usar... 41137

Quem me dera, viu... ta cheio de estrada vagabunda e buraco aqui!! Acho q esse negocio de estrada tapete eh so NAZOROPA!mrgreen
Ir para o topo Ir para baixo
agaelema

agaelema


Idade : 37
Mensagens : 594
Localização : Bauru
Moto : Honda CBR450 89
Inscrito : 05/08/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 14:43

Eu como ando com a moto praticamente só na cidade, uso muito o freio traseiro.

uso basicamente como o Smolder, quando estou perto de carros e tals, mas em freiadas mais fortes uso os dois pra não correr riscos!!!

Quando peguei a moto freiava com os 4 dedos, mas depois li sobre usar dois dedos e me adaptei assim. Achei muito melhor e na hora do panico fica mais complicafo de travar a roda
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.studiomusicplug.com
Lukinha PANETTRON

Lukinha PANETTRON


Idade : 44
Mensagens : 458
Localização : Jundiaí SP
Moto : CBR 1000RR 2007 preta
Inscrito : 28/09/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 11 Fev 2009, 22:29

Falandio em frear com 2 dedos, vcs alteraram a posição dos manetes ? Mal consigo aguentar a dor no punho qdo fico direto com os 2 dedos no freio....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legiaoperdidamc.com
EDU77

EDU77


Idade : 47
Mensagens : 463
Localização : Sydney-Australia
Moto : CBR600RR '03 (vendida!)
Inscrito : 08/02/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQui 12 Fev 2009, 00:00

Eu abaixei um pouco os meus, pra alcancar sem ter q levantar os dedos ja que todos tempo q der pra economizar eh um pouco mais de seguranca. Mas nao precisa ficar com os dedos o tempo todo la tb... eu ate desaconselho! Todo curso de pilotagem que eu fiz os caras comentam sobre isso. Se vc ficar com os dedos la, a chance de encher a mao num momento de panico eh maior...
Ir para o topo Ir para baixo
Lukinha PANETTRON

Lukinha PANETTRON


Idade : 44
Mensagens : 458
Localização : Jundiaí SP
Moto : CBR 1000RR 2007 preta
Inscrito : 28/09/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQui 12 Fev 2009, 00:20

eu mantenho sempre um dedo pelo menos nos 2 manetes, desde a primeira vez q andei em 2 rodas...dificil perder a mania
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legiaoperdidamc.com
EDU77

EDU77


Idade : 47
Mensagens : 463
Localização : Sydney-Australia
Moto : CBR600RR '03 (vendida!)
Inscrito : 08/02/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQui 12 Fev 2009, 00:26

Mais facil q tratar tendinite! mrgreen
Ir para o topo Ir para baixo
Lukinha PANETTRON

Lukinha PANETTRON


Idade : 44
Mensagens : 458
Localização : Jundiaí SP
Moto : CBR 1000RR 2007 preta
Inscrito : 28/09/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQui 12 Fev 2009, 00:43

HAHAHAHA pior q eu me sinto bem, agora com 2 dedos realmente dói pacarai, por isos pensei em baixar um pouco, mas como vc falou...a força muda muito...qdo ando com os 2 dedos direto eu as vezes me assusto com a força com q a moto para
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legiaoperdidamc.com
bocaCBR600rr

bocaCBR600rr


Idade : 46
Mensagens : 263
Localização : BSB
Moto : CBR600RR2007
Inscrito : 10/02/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 08 Abr 2009, 10:19

Eu achei que o uso do freio traseiro em curva não levantava a moto.
eu não costumo usar o freio traseiro, mas na estrada quando entro muito forte na curva e vejo que ta começando a espalhar, eu tiro a mão um pouquinho, usando o freio motor, fazendo com que moto continue na trajetória.

Isso é certo? se não, qual o risco de se fazer isso?



Galeski escreveu:
Então, sobre a curva, eu sempre to com o pezinho lah no freio, mesmo que o pessoal falando que eu tenho que por a ponta da bota na pedaleira, eu prefiro manter o meu pe no freio.

Pra que eu uso na curva, o freio traseiro serve como um leme da moto, por exemplo, quando vc entra muito forte na curva, viu que ta começando a espalhar, e vai cair na zebra, da um toque continuo no freio traseiro, que automaticamente diminui a velocidade e tras a moto denovo pra dentro da curva. Ha, mas fazendo isso, não pode desacelerar a moto, senão ela levanta e vai reto, dae começe a rezar rs....

Deixa eu explorar a imaginação de vc´s, sabem quando vc está pra sair de carro, mas esqueçe o freio de mão puxado, o que acontece? Parece que a traseira dá uma "sentada" no chão, não é?

O freio traseiro tmb serve pra isso, experimentem quando forem passar por uma cabeçeira de ponte ruim, e da um toque no freio quando passar por ela, parece que a moto passa muito mais suave pelo desnivel.
Mas isso aqui no Brasil né, na australia as estradas devem ser um tapete né EDU?

Eu acho que em situação extrema é soh isso que serve o freio traseiro.

Se alguem lembrar de mais alguma ae me avisa. rs... Freio dianteiro e traseiro, quando usar... 41137
Ir para o topo Ir para baixo
thony 1000 RR

thony 1000 RR


Idade : 40
Mensagens : 139
Localização : Promissão / SP
Moto : cbr 1000 rr
Inscrito : 25/05/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptySeg 25 maio 2009, 20:11

Galeski..............Vc fez o curso de pilotagem?
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_Mura

Ed_Mura


Idade : 47
Mensagens : 312
Localização : Campinas/Americana/Mogi-Mirim
Moto : SRAD 750 K8
Inscrito : 03/04/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyTer 26 maio 2009, 01:09

Em teoria, geralmente se diz que se deve usar 70% freio dianteiro, 30% freio traseiro. Mas depende de vários fatores...tipo de terreno, tipo de moto...se estiver em piso de pouca aderencia, pode ser fatal usar o freio dianteiro...se estiver pilotando uma custom, freio dianteiro vai ajudar muito pouco, pois a maior parte da carga vai estar sobre o pneu traseiro...
Vai do gosto e sensibilidade de cada um como usar os dois freios...geralmente não se freia dentro da curva...freia-se durante a aproximação, entra com acelerador estável e vai acelerando enquanto estiver saindo...se errou a velocidade e começou a abrir a curva, pendule mais, jogue mais peso na pedaleira interna, ou faça contra-esterço...
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago




Idade : 39
Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte
Moto : Hornet 2009
Inscrito : 24/06/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQua 24 Jun 2009, 20:17

Fala galera! para aqueles que tem uma experiencia bacana, minha dúvida é o seguinte, estou no meio de uma curva numa velocidade média ai de uns 100 a 150Km...e do nada aparece um imprevisto em que tenho q frear no meio dela, qual freio devo utilizar? em plena curva nesta situação?qual seria o procedimento mais correto sendo que a moto ja esta inclinada.. abraços a galera...valeu alguem que puder me ajudar com a duvida!
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago




Idade : 39
Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte
Moto : Hornet 2009
Inscrito : 24/06/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyDom 22 Ago 2010, 10:56

Será q ninguem vai me ajudar na dúvida?? abraçoss
Ir para o topo Ir para baixo
chumbogrosso

chumbogrosso


Idade : 53
Mensagens : 912
Localização : Paulicéia São Paulo
Moto : CG 125 Fan e honda CBR 450 SR
Inscrito : 31/10/2008

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyDom 22 Ago 2010, 11:07

Cara ! não sei se vai te ajudar ...... mas dá uma lida neste tópico que tem algumas manhas !
http://www.hondacbrbrasil.com/pilotagem-f26/passando-reto-na-curva-t5484.htm
Ir para o topo Ir para baixo
valcir.antunes

valcir.antunes


Idade : 44
Mensagens : 473
Localização : Chapecó/SC
Moto : CBR600
Inscrito : 25/02/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptySeg 23 Ago 2010, 00:03

Thiago escreveu:
Fala galera! para aqueles que tem uma experiencia bacana, minha dúvida é o seguinte, estou no meio de uma curva numa velocidade média ai de uns 100 a 150Km...e do nada aparece um imprevisto em que tenho q frear no meio dela, qual freio devo utilizar? em plena curva nesta situação?qual seria o procedimento mais correto sendo que a moto ja esta inclinada.. abraços a galera...valeu alguem que puder me ajudar com a duvida!


Cara, na boa espero não te assustar, mas se vc estiver no meio de uma curva à 150km/h, dependendo do "imprevisto" que possa surgir existe em uma fração de segundo poucas chances de reação.. tudo vai depender do tipo de imprevisto, tipo de pista, se tem acostamento, se fora da pista é campo aberto, se tem sarjeta, se tem árvores..pedras....são inúmeras reações que você terá dependendo da situação... um bom curso de pilotagem ajuda muito...
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago




Idade : 39
Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte
Moto : Hornet 2009
Inscrito : 24/06/2009

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptySeg 23 Ago 2010, 21:14

Pois hé bixu, sempre oq me coloca mais medo é nas frenagens em alta velocidade,,saber qual freio utilizar pra moto aceitar bem,sem ir pro chão..e ela estando inclinada numa curva por exemplo,,no contra esterço,saber usar o freio certo ajuda muito pra vc se sair bem de um imprevisto...issu é oq me coloca muito medo,pois ja passei uns apuros ai e nunca cheguei em uma conclusão da coisa certa,,a nao ser andar devagar né..rs..mas com certeza acho q o melhor mesmo como vc disse seria um curso de pilotagem legal...
Ir para o topo Ir para baixo
Jason Bourne

Jason Bourne


Idade : 48
Mensagens : 115
Localização : Rio de Janeiro
Moto : CBR600F
Inscrito : 08/05/2011

Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... EmptyQui 11 Ago 2011, 12:48

Thiago,
Sua mensagem é de muito tempo atrás, mas vai que vc ainda está por aí... rs
Pois bem, aconteceu exatamente isso comigo. Voltando de BH para RJ ano passado, via BR-040, entro em uma curva a uns 130, 140, deitadão, e vejo que para além do ápice da curva, a pista está cheia de terra e brita.
Cheia mesmo. Um dia antes tinha rolado uma chuva torrencial. O asfalto perfeito da BR-040 era um tapete de brita e terra.
Fiz o que me ensinaram na MotoSchool. Coloquei a moto em pé e cravei o freio dianteiro.
Parei bem, sem problemas, tirando uns cabelos brancos a mais.
Vale dizer que isso só funcionou porque não tinha nenhum carro atrás de mim.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty
MensagemAssunto: Re: Freio dianteiro e traseiro, quando usar...   Freio dianteiro e traseiro, quando usar... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Freio dianteiro e traseiro, quando usar...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HONDA CBR BRASIL :: SEGURANÇA EM DUAS RODAS :: PILOTAGEM-
Ir para: