HONDA CBR BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Perda de Rendimento em Alta

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Nigel

Nigel


Idade : 43
Mensagens : 32
Localização : Mogi das Cruzes
Moto : CBR450SR
Inscrito : 31/10/2014

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyTer 10 maio 2016, 19:54

Srs. boa noite!

Gostaria de compartilhar um problema que tive com a minha CBR. Troquei o óleo e filtro no final de janeiro e desde lá rodei 1.000 km. No último passeio, acendeu a luz de advertência do nível de óleo e então acionei a embreagem para preservar o motor e a moto apagou. Encostei na estrada e vi que o nível de óleo estava no mínimo. Fiquei surpreso, pois sempre checo o nível de óleo antes de sair com a moto e naquele dia aparentemente estava ok. Completei com 0,5 litros, esperei uma hora e então dei partida e fui embora. O que está me deixando preocupado é o seguinte:

Se o motor estivesse comprometido (calço hidráulico, por exemplo), a moto não pegaria novamente e não andaria de forma normal depois do evento. Fiquei relativamente tranquilo. Um pouco antes de cortar o motor, senti falta de potência na moto (provavelmente o óleo estava superaquecido e perdeu a viscosidade ideal para o trabalho). Neste dia nós andamos uns 200 km sendo a maior parte entre 120 e 140 km/h. Eu nunca tinha andado um trecho tão grande em alta ...... talvez isso tenha influenciado no aquecimento excessivo e na queima do óleo ....... 

No último final de semana, chequei o óleo e demais itens de segurança e rodei 130 km. Na volta, dei uma esticada e fiquei por alguns minutos andando a 140 km/h. Quase chegando em casa e já à 100 km/h a moto perdeu potência novamente (são frações de segundo). É como se o motor rodasse em vazio por frações de segundo. Cheguei em casa e olhei o nível de óleo (estava ok). Minhas suspeitas:

- O radiador não está conseguindo extrair calor do óleo (pode ter alguma obstrução talvez)?
- O motor está com problema de rendimento devido à ter rodado 70.000 km sem nunca ter feito nenhuma retífica?
- Houve algum dano no evento relatado acima?

Se alguém já teve algum problema semelhante agradeço se puder compartilhar.

Saudações a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
dathus

dathus


Idade : 48
Mensagens : 2561
Localização : (>o<)
Inscrito : 30/01/2011

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyTer 10 maio 2016, 23:16

olha nao é incomun perder potencia. porque usuarios e mecanicos que usam a cbr cometem alguns vicios errados.. tipo.. mangueirinhas transparentes.. tanto na linha de vacuo quanto na linha de combustível.. ou rodar sem a peneira interna do tanque.. ou quando fecha o motor lasca cola de silicone como se " QUANTO MAIS MELHOR " fosse o certo.. ou faze o motor inteiro mas nao medir a bendida folga da bomba de oleo.. fora as gambizinhas basicas

entao isso ja torna qualquer problema simples em algo bem complicado porque a pergunta na mente é sempre.. OQUE SERA QUE ACONTECEU??

bom se esquenta tem atrito ou algo entupido certo??

se falha é por falta de faisca... ou combustível. certo??

mas com o tempo da moto e as tais gambizinhas ai fica dificil.. acho que antes de rodar ou solucionar algum problema é bom depenar a moto inteira.. saber bem dos detalhes que ai fica mais facil decifra-los..

bom a falha eu diria que é alimentação de combustivel falhando ou algum mau contato na parte eletrica.. pois pelo que vc diz nao é toda hora.. e aquele lance epois de frio a moto ligar pode ser os diafragmas do carburador..


agora a lampada de oleo ai complica.. ela acende em 2 situações..  ou o fio fecho contato na carcaça ou caiu a pressao do oleo. tem como medir a pressao interna sem desmontar o motor ai vc saberia se a bomba ja nao anda muito bem... vc notou algum vazamento de oleo??

outra coisa.. nao se tem uma medida precisa com o motor rodando esse tempo todo... apesar do manual dizer ligue a moto espere ate chegar na temperatura normal e confira o nivel.. isso nao se compara a horas em alta rotação!..
Ir para o topo Ir para baixo
Nigel

Nigel


Idade : 43
Mensagens : 32
Localização : Mogi das Cruzes
Moto : CBR450SR
Inscrito : 31/10/2014

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyQua 11 maio 2016, 17:06

Kowalski obrigado pelo retorno. Tenho muita convicção que a luz acendeu devido a perda de pressão do óleo (o motor não tinha óleo suficiente para encher e funcionar corretamente). A primeira falha é totalmente compreensível. O que me intriga é esta segunda ...... não deveria ter acontecido. Vou tentar medir a temperatura do óleo após rodar bastante para ver ..... pela viscosidade não consegui diferenciar nada ...... algumas perguntas:

- Tu já limpou o radiador? Sabe como fazer?
- Sobre os diafragmas dos carburadores, esse fato da moto não pegar quando está muito quente, como resolvo? Tu acha que substituindo os diafragmas resolve? Não me parece ser somente isso .....

Saudações,
Ir para o topo Ir para baixo
dathus

dathus


Idade : 48
Mensagens : 2561
Localização : (>o<)
Inscrito : 30/01/2011

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyQui 12 maio 2016, 17:51

olha só isso... o diafragma enrrugado com o calor da moto ele trava o pistonete a moto perde potencia ou ate afoga.. pois 1 lado vai deixa de ser alimentado corretamente..

Perda de Rendimento em Alta 2lxxid3
Ir para o topo Ir para baixo
dathus

dathus


Idade : 48
Mensagens : 2561
Localização : (>o<)
Inscrito : 30/01/2011

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyQui 12 maio 2016, 18:30

o radiador é simples.. coloca ele em um balde com detergente agua e um pouco de omo que sai toda a gordura! e outra coisa legal é tirar possiveis pedrinhas que entrou nas aletas.. ou desamassar as aletas pro ar correr melhor..

mas um detalhe interessante. o motor tem uma borracha em forma de 8 que vive quebrando! sinceramente nao tenho como provar isso nao sou engeheiro mas se vc olhar bem a foto  vai ver que a parte que une as 2 bolinhas do 8 é bem fina! e ela quebra facinho.. e nao é incomun! isso sempre acontece.. ai é que vem a duvida! cada furo desse tem 1 função com a bomba de oleo!. um sai da bomba de oleo.. (menor) forçando o oleo a passar pelo filtro.. enquanto que o outro (maior) segue para as partes que devem ser lubrificadas.. entao eu acredito (talvez eu posso estar enganado) que quando essa borracha quebra.. ela une as 2 passagens fazendo a lubrificação perder pressao!... ou no minimo dificultando a eficiencia de limpar o oleo pelo filtro agora eu nao olhei bem la no motor para ver se o sensor do oleo esta antes ou depois dessa borracha! :(  olha ai a foto..

Perda de Rendimento em Alta Xc41ds
Ir para o topo Ir para baixo
dathus

dathus


Idade : 48
Mensagens : 2561
Localização : (>o<)
Inscrito : 30/01/2011

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyQui 12 maio 2016, 18:42

outra doideira que encontrei nos manuais foi um retorno de oleo na linha do radiador.. mas isso no motor eu nao vi.. ! só no manual mesmo.

Perda de Rendimento em Alta Fuam1i
Ir para o topo Ir para baixo
dathus

dathus


Idade : 48
Mensagens : 2561
Localização : (>o<)
Inscrito : 30/01/2011

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptyQui 12 maio 2016, 18:46

ops ai no diagrama do oleo da pra ver que o sensor é muito depois da bomba de oleo.. e talvez uma sujeira nesse filtro de tela ou ate um desgaste da bomba pode ter causado a falta de pressao. ou se  realmente a borrachinha 8 formar uma especie de retorno influencie na pressão.. fazendo o sensor ser acionado.
Ir para o topo Ir para baixo
Nigel

Nigel


Idade : 43
Mensagens : 32
Localização : Mogi das Cruzes
Moto : CBR450SR
Inscrito : 31/10/2014

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptySáb 14 maio 2016, 17:30

Kowalski, mais uma vez obrigado pela aula. Vou fazer uma revisão na moto no mês que vem e então averiguar tudo isso ...... obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Nigel

Nigel


Idade : 43
Mensagens : 32
Localização : Mogi das Cruzes
Moto : CBR450SR
Inscrito : 31/10/2014

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptySeg 23 maio 2016, 17:13

Kowalski, desmontei os carburadores e estava tudo certo, com exceção de que os diafragmas estavam enrugados (os dois). É fácil de encontrar estes diafragmas para comprar? Sabe se alguma outra moto um pouco mais moderna utilizava os mesmos part numbers? 

Outro ponto, troquei as velas e melhorou muito para dar a partida na moto. Talvez o lance da falta de pressão do óleo do motor possa ter acontecido devido ao baixo nível de óleo aliado com problema de faisca (especialmente andando à 140km/h).
Ir para o topo Ir para baixo
dathus

dathus


Idade : 48
Mensagens : 2561
Localização : (>o<)
Inscrito : 30/01/2011

Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta EmptySeg 23 maio 2016, 21:21

:( é acho que nesse caso a moto ficaria fraca mas se o motor gira a bomba continua enviando oleo de boa. acho que se a vela tava ruim o motor poderia estar sem força.

olha sobre o diafragma. presumo que ao estar enrrugado quando o pistao for subir a borracha puxe ele mais para 1 lado do que para outro. e se o pistonete estiver sujo ele prenda.

deixando o pistonete bem lisinho tipo lavando ele com bombril.. ai pode dar uma melhorada boa ate vc troca..

o pistonete da twister é 4 milimetros mais alto do que o da cbr. ate da pra usar o conjunto PISTONETE+DIAFRAGMA. porem se quiser manter o mais original possivel. da pra vc remover a borracha somente e faze a troca e usar o pistonete original da cbr.

nao é dificil se usar vaselina ou oleo de cozinha mesmo ate vc consegue trocar mais facil essa borracha!. vc só precisa deixar o furo que entra o ar no pistonete e faz ele subir.. virado para o lado do filtro de ar.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perda de Rendimento em Alta Empty
MensagemAssunto: Re: Perda de Rendimento em Alta   Perda de Rendimento em Alta Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perda de Rendimento em Alta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» nao queima na alta
» acidente de cbr 450 perda total ou nao?
» Perda de Freio Trazeiro Ajuda!
» Perda de vontade = tombo esse fds! =(
» Como dar Perda total na sua moto em 5 lições

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HONDA CBR BRASIL :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 450 SR-
Ir para: