Alexandre Ferreira
Idade : 39 Mensagens : 556 Localização : Rio de Janeiro - RJ Moto : Kawasaki Ninja ZX-6R 600 Inscrito : 29/09/2009
| Assunto: Moto muito diferente com Garupa e sem Garupa, vejam só: Sex 25 Dez 2009, 13:33 | |
| Eu qndo ando com alguem na garupa. Sinto a moto: 1 - Mais estavel; 2 - Mais segura; 3 - Com menos shimmi (é assim que se escreve?); 4 - Mais centrada e; 5 - Bem mais CONFORTAVEL.
Agora , sozinho na moto: 1 - A moto fica menos segura; 2 - Balança muito; 3 - As curvas eu acabo ficando sem a tal seguranca e com medo, muito medo; 4 - Desconfortavel, sinto todos os buracos e irregularidades nas pistas são todas passadas para mim;
Podem me ajudar ? | |
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Netoctba
Idade : 49 Mensagens : 238 Localização : Curitiba Moto : ZX-10 2011 Inscrito : 19/01/2009
| Assunto: Re: Moto muito diferente com Garupa e sem Garupa, vejam só: Sex 08 Jan 2010, 15:15 | |
| Salve amigo Tua suspensão tá muito molenga, muito "aberta", por isto quando você coloca mais peso nela, ela fica com menos curso o que atenua um pouco o problema, principalmente no amortecedor traseiro. Turma do RJ, ajuda aí. Indica uma oficina boa para ele dar us "set up"! Neto | |
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Expert Rider
Idade : 38 Mensagens : 1625 Localização : Minas Gerais Inscrito : 22/09/2008
| Assunto: Re: Moto muito diferente com Garupa e sem Garupa, vejam só: Sex 08 Jan 2010, 15:52 | |
| com certeza isso eh regulagem do sistema de suspensao procure alguem que intenda do assunto e pede pra da uma calibrada no sistema ai no rj naum tem fast bike? | |
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Sr.SmitH
Idade : 37 Mensagens : 382 Localização : Piracicaba Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX Inscrito : 12/08/2008
| Assunto: Re: Moto muito diferente com Garupa e sem Garupa, vejam só: Sex 08 Jan 2010, 16:14 | |
| Alexandre,
Boa tarde amigo.
Bom, temos ai um problema (que não é problema, e sim ajuste)... Você está com pouco amortecimento de RETORNO, AR. Sua própria experiência já pode ter-lhe mostrado que quando o AR está leve (ou fraco), a sensação de controle é minimizada e a moto passa a sensação de estar "solta", quicando.
À medida em que se aumenta o AR, a sensação de controle também aumenta e a moto fica mais plantada e estabilizada. Porém, quando se tem AR demais -ou seja, a suspensão retorna ou "re-estica" muito vagarosamente - a tração se empobrece e a sensação de controle sofre. Em um ponto ideal entre estes extremos o controle estará maximizado.
Quanto mais AR, mais lentamente a mola retorna (após se comprimir) ou se expande (quando a roda passa por uma depressão).
O problema é que a sua está voltando muito rápido.
Na sua moto, eu não conheço exatamente se existe a possibilidade de ajustar as pré-cargas dianteiras e traseiras, amortecimento de compresão (AC) e amortecimento de retorno (AR).
Há dois tipos principais de amortecimento: amortecimento de Compressão compression dumping, doravante AC) e Amortecimento de Retorno rebound dumping, doravante AR).
O AC é a resistência à compressão da mola;
O AR, ao contrário, é a resistência à extensão da mola.
Pouco se fala sobre estes assuntos por ser complexo. Eu mesmo, estou estudando mais profundamente esta matéria e farei o ajuste em minha moto esse final de semana.
Na seção do fórum de 'TUTORIAIS' se não me engano, deve ter a matéria que eu coloquei sobre ajuste de suspensões.
Dê uma olhada lá, ve se ajuda e aplique. Se tiver dúvidas, poste aqui e eu vou te ajudando.
Abraços
Bye...
Sr.SmitH
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| Assunto: Re: Moto muito diferente com Garupa e sem Garupa, vejam só: | |
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