Na última semana, a Yamaha encerrou o
mistério e, finalmente, revelou detalhes e as fotos de sua nova linha
de motos: a naked FZ8 e a semi carenada Fazer 8. Ambas vêm substituir a
linha FZ6, posicionando-se como esportivas de média cilindrada com
especificações mais top de linha e motor mais potente. Deixando a linha
XJ6, lançada recentemente no Brasil, como opção mais acessível aos
motociclistas.
Os dois modelos – naked e semi carenada –
compartilham um novo motor de 779 cm³ com quatro cilindros em linha,
duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida,
recheado de tecnologia com acelerador eletrônico e uma central que
controla o fluxo de ar. Capaz de produzir 106 cv de potência máxima a
10.000 rpm, o novo motor supera o da aposentada FZ6, que tinha 97
cavalos. O torque máximo é de 8,4 kgf.m a 8.000 rpm.
O motor é
montado como parte integrante em um quadro de alumínio, que proporciona
bastante rigidez e menos peso. A balança traseira também usa liga de
alumínio e as suspensões também são dignas de motos mais radicais:
garfo telescópico invertido (upside-down), na dianteira, e suspensão
monoamortecdia fixada por links na traseira. Na frente as pinças de
freio monobloco mordem dois discos flutuantes de 310 mm. Atrás um disco
simples de 267 mm de diâmetro. Na Europa, o modelo também vai ser
oferecido com freios ABS, como opcional.
As rodas de cinco
pontas feitas em liga de alumínio são calçadas com pneus radiais sem
câmara nas medidas 120/70-17, na dianteira, e 180/55-17, na traseira.
Segundo a Yamaha, a posição de pilotagem é esportiva, porém
confortável. O assento fica a 815 mm do solo, mostrando que não é uma
moto para pilotos inexperientes.
Todas as especificações dos
novos modelos estão de acordo com a proposta de oferecer adrenalina aos
motociclistas: uma dose de energia de uma moto esportiva, projetada
para ser aproveitada no dia a dia. Mas a Yamaha avisa no comunicado à
imprensa: a FZ8 não é uma moto para iniciantes, mas sim uma naked
esportiva. Os novos modelos devem chegar às concessionárias da Europa
no segundo semestre. Por enquanto, nenhuma posição da Yamaha se os
modelos virão ou não para o Brasil.