Pastore,
O que sei sobre baterias de gel é que são boas para barco e ainda assim para uso das luzes de serviço. Elas aguentam mais tempo com carga para o uso contínuo de luzes e aparelhos eletronicos do barco. Aguentam baixar carga até ficarem zeradas sem se estragar, o que para uma bateria convencional diminui consideravelmente a vida útil.
Mas para o motor de arranque do motor do barco (normalmente motor a diesel), não prestam, pois exige uma grande demanda de carga repentina e a bateria de gel não foi feita prá isso.
As baterias náuticas de gel para barcos são muuuuito mais caras que as baterias normais. Eu tenho um veleiro e uso duas convencionais de 100 ampéres. Quando paro e ficou usando as luzes de serviço (as vezes por horas seguidas), ou navegando usando o som e os aparelhos eletrônicos (só tenho um fishfider - profundímetro), viro a chave seletora e deixo puxar carga de uma só bateria e preservo a outra para ter sempre carga para ligar o motor. Quando ligo o motor, e este aciona o alternador, viro a chave para a posição que carrega as duas baterias. E tá muito bom assim...
Não tive coragem de pagar 400 pilas numa bateria nautica de gel. A cada tres anos troco as convencionais por novas (200 pilas cada) e tá de bom tamanho.
Prá moto, considerando que também tem motor de arranque que "puxa" uma carga violenta de forma repentina, eu não usaria bateria de gel.
Espero ter ajudado...