HONDA CBR BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

 

 Escapamento esportivo: proibido ou não?

Ir para baixo 
+21
snook21
Humbertodown
Sr.Prime
NoturnoN
Brmarchesan
rafaelcor7
Edurj
ximenes
andrew.moj
ziller
Scherr
dirf
fabiorr
tielo_bg
Jessé Comitre
Vando
RG67
Marreta
digozanetti
vilson
mauro_sartori
25 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mauro_sartori

mauro_sartori


Idade : 37
Mensagens : 8
Localização : Caxias do Sul, RS, Brasil
Inscrito : 27/04/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 02 maio 2012, 09:22

Bom dia galera...
Sou novo por aqui e gostaria de tirar uma dúvida...
Tenho uma Cbr 600 e não abro mão de usar um cano esportivo...
Mas afinal, é proibido?
Já fui multado por isso e gostaria de saber se tem como recorrer a esse tipo de multa..
O cano que uso é um Yoshimura RS-5...

Abraço Galera...
Ir para o topo Ir para baixo
vilson

vilson


Idade : 45
Mensagens : 133
Localização : imbituba sc
Moto : srad 1000
Inscrito : 11/04/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 02 maio 2012, 09:53

cara eu andei lendo aqui no forum uns topicos sobre isso ate por sinal o cara que tava comentando era policial e ele tambem foi multado da uma procurada que tu vai achar bastante coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
digozanetti

digozanetti


Idade : 32
Mensagens : 225
Localização : Cerquilho
Moto : Cbr 600 rr 2008
Inscrito : 17/06/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 02 maio 2012, 11:25

Qualquer auteração é proibida.....

Escapamento na lei é poluição sonora então se pegar um PM chato ele pode te multar sim

Mas isso é raro acontecer

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Marreta

Marreta


Idade : 43
Mensagens : 206
Localização : Anywhere
Moto : Repsol
Inscrito : 09/03/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 02 maio 2012, 11:25

Até onde eu sei existe um limite de decibéis estipulado pela lei, sendo assim, quando o guarda lhe parar pergunte se ele tem o medidor para saber se o som está dentro do permitido por lei, sem isso o cara não pode multar. Se você tomar uma multa, cheque o que diz a lei a respeito e monte sua defesa com base nisso.

Agora uma coisa eu acho estranho, nunca vi alguem de custum ser parado ou multado por causa de escapamento aberto. Só quem anda de bike passa por isso.

Meu escapamento está aberto no talo, porem averbado em documento. A averbação foi feita com um Akrapovic que não faz tanto barulho, depois foi colocado um original aberto, que ronca bonito.

Espero ter ajudado.

Abraço;
Ir para o topo Ir para baixo
RG67

RG67


Idade : 47
Mensagens : 2675
Localização : South
Moto : A Melhor SS>>>
Inscrito : 15/08/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyTer 08 maio 2012, 12:24

Pode ser que algum policial queira achar pêlo em ovo....
Ir para o topo Ir para baixo
Vando

Vando


Idade : 47
Mensagens : 161
Localização : Criciúma
Moto : CBR 600 RR
Inscrito : 14/11/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySáb 19 maio 2012, 20:46

olha pessoal, sou GM em minha cidade, acho lindo o ronco das ss com cano esportivo, mas está previsto no art. 230 IX do CTB. Por isso não coloco na minha, ontem mesmo removi uma twister com escapamento Fortuna fazendo arruaça em um bairro da cidade(ai não tem como né, ele até quis ir em casa buscar o oriiginal mas a população estava revoltada), também concordo com o Marreta, a lei tem que ser igual pra todos, inclusive para as motos custom. Agora acho dificil algum policial pegar no seu pé por causa do silencioso, desde que voçê esteja andando de boa, já que tem coisa muito mais grave que isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Jessé Comitre

Jessé Comitre


Idade : 42
Mensagens : 712
Localização : Espanha
Moto : CBR600RR
Inscrito : 21/08/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySáb 19 maio 2012, 22:21

Acho que escapamento esportivo ñ pega nada agora os tal dos Gmoto da vida isso sim é osso.! Escapamento esportivo: proibido ou não? 85529
Ir para o topo Ir para baixo
tielo_bg

tielo_bg


Idade : 49
Mensagens : 3
Localização : BIRIGUI
Moto : REPSOL 2009
Inscrito : 12/01/2013

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySáb 12 Jan 2013, 11:33

Entaum Galera, sou de Birigui, aqui na região estão multando alegando mudança na característica da moto, quando o escap não é tão barulhento; isso é legal também? Tenho uma Repsol 2009 e coloquei uma ponteira LEOVINCE e to querendo voltar o origi porque tá osso... Alguém sabe me informar se isso dá recurso?
Ir para o topo Ir para baixo
fabiorr




Idade : 47
Mensagens : 87
Localização : ubatuba sp
Moto : cbr 600 rr 2007, fazer 2013, biz ex 2012
Inscrito : 15/09/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySáb 12 Jan 2013, 21:06

E no emplacamento e transferencia? vou mudar de estado..indo pra sp..a minha ta com um leo vince...será que vão complicar?



abrass
Ir para o topo Ir para baixo
dirf

dirf


Idade : 37
Mensagens : 4113
Localização : Goiânia - Goiás
Moto : SRAD 750
Inscrito : 17/12/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySáb 12 Jan 2013, 21:16

aqui em goiânia, na tranferência e emplacamento da minha, a primeira coisa que o cara pediu foi pra ligar a moto e cortar o giro! não olhou, seta, farol nem nada, nem pneu nada nada, só o barulho msm, como estava original, passou de boa! abrass
Ir para o topo Ir para baixo
fabiorr




Idade : 47
Mensagens : 87
Localização : ubatuba sp
Moto : cbr 600 rr 2007, fazer 2013, biz ex 2012
Inscrito : 15/09/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySáb 12 Jan 2013, 21:33

dirf escreveu:
aqui em goiânia, na tranferência e emplacamento da minha, a primeira coisa que o cara pediu foi pra ligar a moto e cortar o giro! não olhou, seta, farol nem nada, nem pneu nada nada, só o barulho msm, como estava original, passou de boa! abrass

Apesar q o leo vince vem com um abafador...só colocar de volta...valeu a dica!
Ir para o topo Ir para baixo
Scherr

Scherr


Idade : 43
Mensagens : 606
Localização : Araguaina TO
Moto : CBR 1000RR Repsol
Inscrito : 07/09/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyDom 13 Jan 2013, 08:29

Por isso passei natal e réveillon em londrina e n levei minha moto, aki no norte n olham tanto isso, meu Taylor made e muito alto!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/dsscherr
ziller

ziller


Idade : 43
Mensagens : 1628
Localização : Arcos-MG
Moto : CBR 600RR
Inscrito : 16/12/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyDom 13 Jan 2013, 16:40

A minha que comprei tá com jeskap e faz muito barulho Escapamento esportivo: proibido ou não? 358447Escapamento esportivo: proibido ou não? 358447. Será que vai da bode quando for transferir?
Ir para o topo Ir para baixo
tielo_bg

tielo_bg


Idade : 49
Mensagens : 3
Localização : BIRIGUI
Moto : REPSOL 2009
Inscrito : 12/01/2013

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySeg 14 Jan 2013, 08:42

Aqui não implicam com isso na vistoria, só que os rodoviarios estão pegando no pé, o que tiver de "coisa errada" na moto eles multam. Só queria saber se alguem sabe indicar, que realmente é proibido trocar o escapamento. Aqui estão decretando o fim dos acessorios. Principalmente escap e suporte de placa (esse resolvi passando pelo inmetro). Algum advogado ou rodoviário sabe se realmente é proibido?
Ir para o topo Ir para baixo
andrew.moj

andrew.moj


Idade : 38
Mensagens : 561
Localização : SP
Inscrito : 12/01/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySeg 14 Jan 2013, 08:52

Acho que no fim isso ai vai do estado de humor do "bacana" de plantão!

As vezes toma a canetada, outras vezes nao,

Das vias legais já nao sei afirmar com certeza!
Ir para o topo Ir para baixo
dirf

dirf


Idade : 37
Mensagens : 4113
Localização : Goiânia - Goiás
Moto : SRAD 750
Inscrito : 17/12/2011

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySeg 14 Jan 2013, 10:18

dilema, foda! No
Ir para o topo Ir para baixo
ximenes

ximenes


Idade : 40
Mensagens : 144
Localização : Maceió
Moto : CBR rr600
Inscrito : 20/10/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySeg 14 Jan 2013, 16:42

mauro_sartori escreveu:
Bom dia galera...
Sou novo por aqui e gostaria de tirar uma dúvida...
Tenho uma Cbr 600 e não abro mão de usar um cano esportivo...
Mas afinal, é proibido?
Já fui multado por isso e gostaria de saber se tem como recorrer a esse tipo de multa..
O cano que uso é um Yoshimura RS-5...

Abraço Galera...


Rapaz, aqui em Maceió ngm me multou por isso, ainda bem...meu escape é igual ao teu , já fui parado umas 5 vezes.

mas meu colega foi multado por causa do eliminador de rabeta.
Ir para o topo Ir para baixo
Edurj

Edurj


Idade : 41
Mensagens : 396
Localização : Rio de Janeiro
Inscrito : 29/01/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptySeg 14 Jan 2013, 19:34

Depende de 2 coisas, bom humor....e comportamento do piloto.....aqui no rj nem ligamos pra RONCO em moto ....passa batido mesmo, se o piloto nao aloprar,mais quando passa alguma perereca sem cano na maior zueira é reboque e pronto. Temos coisas bem mais serias pra nos preocupar aqui do que ronco em moto.
Ir para o topo Ir para baixo
tielo_bg

tielo_bg


Idade : 49
Mensagens : 3
Localização : BIRIGUI
Moto : REPSOL 2009
Inscrito : 12/01/2013

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 16 Jan 2013, 08:29

Pois é EDURJ, tambem acho isso, porem aqui, estão descontando o que alguns miolo mole fazem, em quem anda direito. Tem uns pino fraco que passam na frente da Base da PR cortando giro. Aí sobra pra quem anda certo e respeita as autoridades, pararam amigos e multaram devido a escapamento esportivo. Eu só queria ter uma base para um recurso no caso de multa só por ter trocado a ponteira, queria saber se realmente é proibido. Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelcor7

rafaelcor7


Idade : 40
Mensagens : 639
Localização : Sumaré SP
Inscrito : 15/01/2013

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 16 Jan 2013, 19:06

andei lendo o trecho da resolução que trata das alterações de características e não encontrei nada especifico aos escapamentos, por tanto acredito que se não há uma legislação local que proíba tal alteração , cabe um recurso quanto a essas multas.
a não ser que o agente de transito esteja aplicando as multas com base no excesso de ruido gerado pelo sistema, mais para isso só com a utilização de um decibelímetro.
Ir para o topo Ir para baixo
ziller

ziller


Idade : 43
Mensagens : 1628
Localização : Arcos-MG
Moto : CBR 600RR
Inscrito : 16/12/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 16 Jan 2013, 20:22

rafaelcor7 escreveu:
andei lendo o trecho da resolução que trata das alterações de características e não encontrei nada especifico aos escapamentos, por tanto acredito que se não há uma legislação local que proíba tal alteração , cabe um recurso quanto a essas multas.
a não ser que o agente de transito esteja aplicando as multas com base no excesso de ruido gerado pelo sistema, mais para isso só com a utilização de um decibelímetro.

Interessante!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelcor7

rafaelcor7


Idade : 40
Mensagens : 639
Localização : Sumaré SP
Inscrito : 15/01/2013

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQua 16 Jan 2013, 22:20

eu tinha um link que levava ao site onde há o artigo completo, mais o fórum não me deixa postar links.
Ir para o topo Ir para baixo
ziller

ziller


Idade : 43
Mensagens : 1628
Localização : Arcos-MG
Moto : CBR 600RR
Inscrito : 16/12/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQui 17 Jan 2013, 06:53

coloca o nome da materia que a gente procura no google...
Ir para o topo Ir para baixo
Brmarchesan

Brmarchesan


Idade : 36
Mensagens : 200
Localização : Santa Maria- RS
Moto : Kawasaki ER-6N ABS
Inscrito : 22/06/2012

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQui 17 Jan 2013, 10:28

Bom galera, sou envolvido com automobilismo em geral e com os carros o problema é o mesmo! Vamos aos fatos:
Hoje em dia qualquer desses escapamentos importados tais como: Akrapovic, Leovince, Yoshimura... são aprovados pela legislação Europeia quanto a emissão de poluentes, caso contrário nem podem ser comercializados lá.
Trocou o escapamento ou a ponteira é simples. Marca vistoria junto ao Detran, regulariza o mesmo. Existe um argumento muito usado que diz que, "tudo que não está proibido na lei é permitido!" Assim sendo não seria necessário a vistoria junto ao Detran, mas é bom fazer pra aparecer no documento, se o policial implicar está escrito no documento que é modificado.
Quanto a barulho, no ato do policial parar e querer multar alegando barulho, exija que seja feita uma aferição com um decibelímetro regulamentado pelo INMETRO. Se o mesmo alegar não possuir o aparelho e mesmo assim insistir na multa, não assine o papel e recorra que é garantido a vitoria.
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelcor7

rafaelcor7


Idade : 40
Mensagens : 639
Localização : Sumaré SP
Inscrito : 15/01/2013

Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? EmptyQui 17 Jan 2013, 14:37

quanto ao que o amigo citou realmente é verdade, o que não está explicitamente proibido na lei é permitido, o duro é fazer nossos queridos agentes de transito pensarem da mesma maneira, pois, tem alguns que autuam por cada imbecilidade que nada mais pode ser do que má vontade.
vou contar um caso rapidinho.....kkk
um amigo meu estava voltando de um encontro de carros que fazemos mensalmente em campinas com a capota do seu kadett conversível aberta, quando passou pelo posto da policia rodoviaria próximo a entrada de americana e foi abordado, o senhor policial rodoviário disse a ele que ele seria autuado por estar andando com a capota aberta em rodovia. Ele retrucou dizendo que nunca havia ouvido sobre tal artigo do código que impediria um veiculo conversível concebido pela fabrica como tal a trafegar com a capota aberta mesmo em rodovias, mais foi autuado da mesma forma.
Claro, ele recorreu e claro como não podia deixar de ser teve veredito favorável , na mesma semana ele pegou seu carro, abriu a capota, pegou a pista e voltou ao mesmo posto em que havia sido autuado, procurou pelo policial que o havia autuado e com o recurso em mãos lhe disse "eu não havia lhe dito que não é proibido andar de capota aberta em rodovias, olha aqui o resultado do meu recurso", o guarda teve que engolir a seco, afinal estava errado..
Mais se ele tivesse se calado e deixado passar, iria pagar a multa e com certeza muitos outros motoristas seriam autuados pelo mesmo policial por uma infração que nem existe, portanto, vamos correr atras dos nossos direitos.

respondendo ao ziller, basta procurar no google por alteração de características de veiculo que se não me engano o 4º link vai ser o da pagina do dentran com todo o texto da resolução. icon_legal
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Escapamento esportivo: proibido ou não?   Escapamento esportivo: proibido ou não? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escapamento esportivo: proibido ou não?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» escapamento esportivo ?
» Escapamento esportivo
» Escapamento Esportivo
» ESCAPAMENTO esportivo XX
» [VENDA] Escapamento Esportivo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HONDA CBR BRASIL :: MODELOS CBR ATUAIS :: CBR 600 RR-
Ir para: