Assunto: Re: bateria morreu Seg 23 Set 2013, 23:46
Rapaz, não sei, acho melhor vc ir numa loja do Carrefour (ou qq hipermercado) e comprar aqueles carregadores de bateria na qual vc acopla uma lâmpada caseira nele e conforme a bateria carrega a lâmpada enfraquece o brilho. Serve para carro e moto. Custa "20 real" e resolve teu problema sem risco de prejudicar sua moto... Tenho um carregador desse e recomendo.
Assunto: Re: bateria morreu Ter 24 Set 2013, 00:04
bahhh eu ja tinha visto estes carregador, mas tinha duvidas quanto a funcionabilidade. se funciona mesmo vou compra um desse. só rodo nos find e sem chuva to precisando mesmo um desses. valeu
Assunto: Re: bateria morreu Ter 24 Set 2013, 21:29
dirf escreveu:
tenho um carregador lento automático, mas nunca usei na moto. Achei interessante esse da lampada. e por sinal, barato bagarai!
será que é bom dar umas cargas na batera, mesmo estando boa, pra ela nunca lencar? ou é melhor deixar quieto?
Uma vez por mês ou um pouco mais eu deixo carregando conforme manda no manual do carregador, a média de 6 horas a 8 horas...
Tenho esse carregador desde que tinha uma CBR 450 e resolveu meus problemas no frio pq a moto vivia arriando a bateria. Uso na 929 sem problemas da mesma forma, a bateria dela é uma YTZ10S, a mesma da R1 e da MV Agusta...
Assunto: Re: bateria morreu Ter 24 Set 2013, 22:57
Que eu saiba é completamente desnecessário dar cargas periódicas na bateria. O que ocorre, e que ela tem uma vida útil, quando comeca a nao pegar carga/enfraquecer é o alarme pra comprar outra. So por curiosidade, a minha moto é 2008 e a bateria é a original ate hj sem nenhum problema.
Assunto: Re: bateria morreu Qua 25 Set 2013, 10:28
Dawidson Fraga escreveu:
Que eu saiba é completamente desnecessário dar cargas periódicas na bateria. O que ocorre, e que ela tem uma vida útil, quando comeca a nao pegar carga/enfraquecer é o alarme pra comprar outra. So por curiosidade, a minha moto é 2008 e a bateria é a original ate hj sem nenhum problema.
Claro, isso se vc andar constantemente com a moto...
Um simples exemplo, pegar a moto para ir na padaria e voltar (2 partidas em menos de 20 minutos) consome muito mais energia do que o percurso é capaz de recarregar... Para saber se realmente a bateria da sua moto está com os dias contados, compre um multímetro (R$17,00), plugue no positivo e negativo da bateria e vc verá que ela deve estar por volta de 12,8V, ao dar a partida ela não pode cair para menos de 9 ou 10V, se cair abaixo disso sua bateria está na reta final.
Outra coisa é verificar se não existe fuga de corrente da bateria, o que é comum em alguns casos. Nessa circunstância a bateria perde corrente aos poucos para o terra da moto. Para saber se isso está acontecendo solte o cabo negativo da moto, com o multímetro em mãos, instale a ponta de prova vermelha do aparelho ligado em série com cabo negativo da motocicleta e a ponta de prova preta do multímetro ao polo negativo da bateria. A fuga máxima de corrente permitida de acordo com os manuais de serviços da Honda atuam na faixa média de 0,10 ~ 0,15 mA.
De acordo com a fabricante de baterias Yuasa, para uma bateria com 75% de sua carga, o sistema de carga da motocicleta é capaz de carregá-la até completá-la. Porém, a utilização do veículo ou a pouca utilização proporcionam um suprimento de carga inferior ao consumo geral da motocicleta, proporcionando assim a curto tempo uma carga insuficiente para a bateria. Nesse caso não há defeito na bateria e nem no sistema de carga da moto; a solução é rever a maneira de utilização da motocicleta, tal atitude é comum na época do inverno.
Fonte de auxílio: http://oficinabrasil.com.br/duas-rodas/402-parte-1-sistema-de-carga-da-bateria-problema-eletrico-a-culpa-e-sempre-da-bateria
Assunto: Re: bateria morreu Qua 25 Set 2013, 11:35
bendrath escreveu:
Dawidson Fraga escreveu:
Que eu saiba é completamente desnecessário dar cargas periódicas na bateria. O que ocorre, e que ela tem uma vida útil, quando comeca a nao pegar carga/enfraquecer é o alarme pra comprar outra. So por curiosidade, a minha moto é 2008 e a bateria é a original ate hj sem nenhum problema.
Claro, isso se vc andar constantemente com a moto...
Um simples exemplo, pegar a moto para ir na padaria e voltar (2 partidas em menos de 20 minutos) consome muito mais energia do que o percurso é capaz de recarregar... Para saber se realmente a bateria da sua moto está com os dias contados, compre um multímetro (R$17,00), plugue no positivo e negativo da bateria e vc verá que ela deve estar por volta de 12,8V, ao dar a partida ela não pode cair para menos de 9 ou 10V, se cair abaixo disso sua bateria está na reta final.
Outra coisa é verificar se não existe fuga de corrente da bateria, o que é comum em alguns casos. Nessa circunstância a bateria perde corrente aos poucos para o terra da moto. Para saber se isso está acontecendo solte o cabo negativo da moto, com o multímetro em mãos, instale a ponta de prova vermelha do aparelho ligado em série com cabo negativo da motocicleta e a ponta de prova preta do multímetro ao polo negativo da bateria. A fuga máxima de corrente permitida de acordo com os manuais de serviços da Honda atuam na faixa média de 0,10 ~ 0,15 mA.
De acordo com a fabricante de baterias Yuasa, para uma bateria com 75% de sua carga, o sistema de carga da motocicleta é capaz de carregá-la até completá-la. Porém, a utilização do veículo ou a pouca utilização proporcionam um suprimento de carga inferior ao consumo geral da motocicleta, proporcionando assim a curto tempo uma carga insuficiente para a bateria. Nesse caso não há defeito na bateria e nem no sistema de carga da moto; a solução é rever a maneira de utilização da motocicleta, tal atitude é comum na época do inverno.
Fonte de auxílio: http://oficinabrasil.com.br/duas-rodas/402-parte-1-sistema-de-carga-da-bateria-problema-eletrico-a-culpa-e-sempre-da-bateria
Assunto: Re: bateria morreu Qua 25 Set 2013, 20:26
tá bom PROFESSOR, pegue seu multímetro mágico e saia medindo as baterias por ai, velho vc quer me mostrar como parâmetro um maluco medindo uma bateria com um mltímetro vagabundo de 15 conto e ainda dizer que a medição é exata, parabéns. não vou ficar aqui discutindo com vc o que sei ou não, mais bateria com 12,8 a 13,0 volts só se for NOVA após uma carga lenta de ativação e mesmo assim só acredito vendo a aferição de voltagem por um aparelho decente, agora se vc quiser te levo aqui numa loja de baterias de um amigo meu e ficamos o dia inteiro medindo as baterias das motos que entram (Mais medindo com aparelhagem decente) pra gente ver qual delas vai apresentar isso ai. agora voltando ao caso do amigo e não seu umbigo, se a bateria cair abaixo dos 9v durante a partida ela realmente já está em final de vida, mais em todo caso se é a primeira vez que a carga dela cai dessa forma uma boa carga lenta pode resolver a situação. abraços e boa noite
Assunto: Re: bateria morreu Qua 25 Set 2013, 21:05
rafaelcor7 escreveu:
tá bom PROFESSOR, pegue seu multímetro mágico e saia medindo as baterias por ai, velho vc quer me mostrar como parâmetro um maluco medindo uma bateria com um mltímetro vagabundo de 15 conto e ainda dizer que a medição é exata, parabéns. não vou ficar aqui discutindo com vc o que sei ou não, mais bateria com 12,8 a 13,0 volts só se for NOVA após uma carga lenta de ativação e mesmo assim só acredito vendo a aferição de voltagem por um aparelho decente, agora se vc quiser te levo aqui numa loja de baterias de um amigo meu e ficamos o dia inteiro medindo as baterias das motos que entram (Mais medindo com aparelhagem decente) pra gente ver qual delas vai apresentar isso ai. agora voltando ao caso do amigo e não seu umbigo, se a bateria cair abaixo dos 9v durante a partida ela realmente já está em final de vida, mais em todo caso se é a primeira vez que a carga dela cai dessa forma uma boa carga lenta pode resolver a situação. abraços e boa noite
COXINHA, aprende primeiro aonde fica a bateria da sua moto depois a gente conversa ;)
jhonnyz750 isso depende do retificador de cada moto, no caso citado é o de uma CG, motos maiores e mais novas possuem um sistema pré-programado que alterna entre manter ligado carregando e desligado quando a moto está com carga completa, isso para não superaquecer o retificador/regulador de voltagem.
Assunto: Re: bateria morreu Qua 25 Set 2013, 21:13
bendrath escreveu:
rafaelcor7 escreveu:
tá bom PROFESSOR, pegue seu multímetro mágico e saia medindo as baterias por ai, velho vc quer me mostrar como parâmetro um maluco medindo uma bateria com um mltímetro vagabundo de 15 conto e ainda dizer que a medição é exata, parabéns. não vou ficar aqui discutindo com vc o que sei ou não, mais bateria com 12,8 a 13,0 volts só se for NOVA após uma carga lenta de ativação e mesmo assim só acredito vendo a aferição de voltagem por um aparelho decente, agora se vc quiser te levo aqui numa loja de baterias de um amigo meu e ficamos o dia inteiro medindo as baterias das motos que entram (Mais medindo com aparelhagem decente) pra gente ver qual delas vai apresentar isso ai. agora voltando ao caso do amigo e não seu umbigo, se a bateria cair abaixo dos 9v durante a partida ela realmente já está em final de vida, mais em todo caso se é a primeira vez que a carga dela cai dessa forma uma boa carga lenta pode resolver a situação. abraços e boa noite
COXINHA, aprende primeiro aonde fica a bateria da sua moto depois a gente conversa ;)
jhonnyz750 isso depende do retificador de cada moto, no caso citado é o de uma CG, motos maiores e mais novas possuem um sistema pré-programado que alterna entre manter ligado carregando e desligado quando a moto está com carga completa, isso para não superaquecer o retificador/regulador de voltagem.
Putz mais isso kkkkk O jeito é usar esse carregador mesmo pra garantir.