Assunto: Dica: manete de embreagem! Ter 19 Nov 2013, 01:23
Dica (aula) muito boa para os iniciantes, marinheiros de primeira viagem ou mesmo marujos velhos q não tem conhecimento, do colega motociclista Fabio21 da melhor forma segura/correta de acionar manete de embreagem.
Assunto: Re: Dica: manete de embreagem! Qua 20 Nov 2013, 15:49
Raramente eu uso a embreagem pra subir de marcha. Só pra reduzir mesmo.
Quando eu comecei a andar de moto eu ia com todos os dedos pra apertar o manete, mas depois me adaptei à troca somente com os dois dedos (direito do anelar e indicador).
Numa tocada light não acho que muda quase nada, agora mais racing, quando na reduzida antes de entrar na curva voce sente a moto dar uma sambada, voce quer estar com os braços firmes e apoiados, pra começar a contra-esterçar..
Sem falar que naquela queimadinha de embreagem pra empinar voce ta segurando 100% o guidom!
Assunto: Re: Dica: manete de embreagem! Qua 20 Nov 2013, 20:08
Sério mesmo que o cara falou que a pegada deve iniciar na "parte da borracha" ignorando a própria posição anatômica da manopla??? Ele contradisse o próprio vídeo que ele colocou do Hayden que mostrou a empunhadura próxima dos instrumentos! Na boa, posso estar enganado, mas apesar do conceito de acionamento da embreagem até estar certo ao posicionar a mão longe dos instrumentos vc cria outro problema de segurança na hora de ter que acionar, por exemplo o pisca ou o farol.
Assunto: Re: Dica: manete de embreagem! Qui 21 Nov 2013, 08:06
bendrath escreveu:
Sério mesmo que o cara falou que a pegada deve iniciar na "parte da borracha" ignorando a própria posição anatômica da manopla??? Ele contradisse o próprio vídeo que ele colocou do Hayden que mostrou a empunhadura próxima dos instrumentos! Na boa, posso estar enganado, mas apesar do conceito de acionamento da embreagem até estar certo ao posicionar a mão longe dos instrumentos vc cria outro problema de segurança na hora de ter que acionar, por exemplo o pisca ou o farol.
Concordo, pois raciocínio q a borracha seja no centro da manopla pq anatomicamente temos a melhor pressão e grip igualmente no centro da mão e inclusive a anatomia dos punhos rizoma, por exemplo, tem a depressão sem borracha justamente nos dedos médio e indicador para dar mais apoio e deslizar mais fácil quando for para o manete.
E tmb contradiz com a própria dica dele, pois se posicionarmos a mão mais para a ponta ficamos com dedo mínimo fora da borracha e o anelar quase fora tmb, assim quando trocar de marcha, mesmo com a dica boa, fica ainda um pouco inseguro.
OBS.: REPITO Q EH APENAS MEU RACIOCÍO LÓGICO, NÃO ESTOU AFIRMANDO COMO VERDADE UNIVERSAL!