Na estrada, em dias quentes, o motor vai trabalhar com o ponteiro em aproximadamente 1/4 da escala. Em dias mais frescos, ponteiro em aproximadamente 1/8 da escala, mas no trânsito "pesado", o ponteiro vai subir p/ 1/2 da escala, (normal) como se estivesse com a válvula termostática, porém vai demorar mais tempo p/ atingir esse nível de temperatura. Andou um pouquinho sem trânsito, pronto, a temperatura já começa a baixar de novo......e por aí vai.
Quanto à possibilidade de fervura, o fato de estar sem a válvula não implica em nada nesse sentido....claro, desde que o "cebolão" e a ventoinha estejam em bom estado de funcionamento, nada de anormal vai acontecer.
Tenho a minha CBR desde 2007 e sempre andei com ela sem a válvula e, portanto, posso lhe assegurar que seu rendimento e seu consumo estiveram sempre dentro da normalidade, sem causar surpresas. A vantagem é que o calor reduzido do motor não incomoda o piloto, principalmente nas pernas que é a parte que fica mais vulnerável. Além disso, o baixo calor também ajuda a preservar as partes frágeis do motor, como juntas, retentores, O-rings, gaxetas, tubos de borracha, enfim.....