joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: teste de capacetes Dom 26 Abr 2009, 14:33 | |
| navegando na net encontrei isso e achei bem legal postar aqui no fórum.
esse é o link original da materia.http://www.motorcyclistonline.com/gearbox/motorcycle_helmet_review/
e esse é o resumo feito por um membro[Andrei] do/www.forumnow.com.br
a matéria começa com uma explicação do que o cérebro sofre com as desacelerações repentinas, provocadas por quedas de motocicleta... fala da consistência do cérebro e tal... é bem detalhada e completa essa parte, não vem ao caso falar tudo aqui... o que interessa é que afirma que a finalidade principal do capacete é de proporcionar uma desaceleração suave, reduzindo a "força G" a que o cérebro é submetido no impacto... guardem essa parte de "força G"
um pouco depois, faz menção a uma das partes mais importantes que compõe o capacete, que é o tal "liner", que nada mais é do que a superfície interna, ou seja, o material que absorverá o impacto (todos os capacetes testados usavam o poliestireno expandido - EPS - o nosso conhecidíssimo ISOPOR)
é esse material que fará a desaceleração, amassando e distribuindo e anulando a força do impacto ao redor do crânio, até um nível aceitável que mantenha o piloto vivo...
faço uma ressalva aqui que alguns capacetes possuem até 5 tipos de isopor na construção, de densidades diferentes, em distintos locais, para proteger melhor a cabeça (exemplo, na testa é uma densidade e na nuca é outra) mas os Arai testados tinham a mesma composição de isopor que os HJC AC11 (peça única de isopor com dupla densidade)
e vamos ao que interessa... a revista aplicou alguns testes em vários capacetes, homologados por duas entidades, a DOT (meio antiga já) e a Snell (mais fodona, segundo os europeus), submetendo-os a esforços e pancadas que são abreviadas pelas letras a seguir, com os significados respectivos: LF: Left Front, , 7-foot drop, Flat Pavement (pancada na parte esquerda frontal, após queda de 7 pés em piso plano e liso) RF: Right Front, 10-foot drop, Flat Pavement. (mesma coisa, mas a pancada foi do lado direito e a queda de 10 pés) LR: Left Rear, 7-foot drop, Flat Pavement. (pancada na parte de trás esquerda, queda de 7 pés) RR: Right Rear, 7-foot drop, Edge Anvil. (pancada na parte de trás direita, queda de 7 pés em outro tipo de superfície que não entendi o que é, mas parece ser alguma coisa tipo um suporte que lembra uma bigorna ou que possui um canto vivo, tipo um meio-fio)
quanto ao casco, que segundo eles, não tem muita importância na absorção de impactos, os de plástico se saíram melhor que os de fibra de vidro (olha os mais baratos aí de novo) eles classificam o tipo de casco usando as letras: (P): Polycarbonate (F): Fiberglass
o resultado dos testes é em "g", ou seja, quanto menos "g" (medida de desaceleração), mais protegida ficará sua cabeça:
A maioria das marcas não é conhecida aqui no Brasil, mas eu pesquisei alguns para ver onde eles poderiam se enquadrar:
o "Average" significa a média de "g"... pode ser considerada a "pontuação" geral do capacete.... lembrem que, quanto menor, melhor...
aqui os homologados pelas normas DOT (as mais páia) :
Capacete Z1R ZRP-1 (P) (esse capacete custa 70 euros e é equivalente ao Zeus nosso) # Average: 152 Gs # LF: 148 gs # RF: 176 gs # LR: 153 gs # RR: 130 gs
(o P aí antes da média de pontos siginifica o material que é feito o casco, no caso plástico / policarbonato)
Capacete Fulmer AFD4 (P) # Average: 157 Gs # LF: 152 gs # RF: 173 gs # LR: 175 gs # RR: 130 gs
Capacete Pep Boys Raider (P) # Average: 174 Gs # LF: 163 gs # RF: 199 gs # LR: 185 gs # RR: 152 gs
Capacete AGV Ti-Tech (F) # Average: 169 Gs # LF: 156 gs # RF: 199 gs # LR: 195 gs # RR: 129 gs
Capacete Suomy Spec 1R (BSI) (F) (olha um capacete fodão aqui... ficou pior na foto que oprimeiro) # Average: 182 Gs # LF: 192 gs # RF: 215 gs # LR: 197 gs # RR: 126 gs
Capacete Schuberth S-1 (F) # Average: 161 Gs # LF: 151 gs # RF: 180 gs # LR: 176 gs # RR: 137 gs
Capacete Suomy Spec 1R (ECE) (F) # Average: 171 Gs # LF: 156 gs # RF: 200 gs # LR: 190 gs # RR: 140 gs
Capacete Shark RSX (F) # Average: 173 Gs # LF: 166 gs # RF: 187 gs # LR: 201 gs # RR: 141 gs
Capacete Vemar VSR # Average: 174 Gs # LF: 171 gs # RF: 198 gs # LR: 166 gs # RR: 162 gs
a partir daqui, são os homologados pelas normas SNELL (as fodonas):
Capacete Icon Mainframe (P) # Average: 181 Gs # LF: 168 gs # RF: 217 gs # LR: 189 gs # RR: 152 gs
Capacete Icon Alliance (F) # Average: 183 Gs # LF: 179 gs # RF: 200 gs # LR: 179 gs # RR: 175 gs
Capacete Scorpion EXO-400 (P) # Average: 187 Gs # LF: 185 gs # RF: 212 gs # LR: 193 gs # RR: 158 gs
Capacete AGV X-R2 (F) # Average: 188 Gs # LF: 192 gs # RF: 226 gs # LR: 166 gs # RR: 167 gs
Capacete Arai Tracker GT (F) # Average: 201 Gs # LF: 193 gs # RF: 243 gs # LR: 203 gs # RR: 166 gs
Capacete HJC AC-11 (F) # Average: 204 Gs # LF: 195 gs # RF: 230 gs # LR: 231 gs # RR: 163 gs
Capacete Scorpion EXO-700 (F) # Average: 211 Gs # LF: 207 gs # RF: 236 gs # LR: 226 gs # RR: 176 gs
viram que o capacete que ganhou foi o mais furreca do teste ???? (claro que é um capacete bom, equivalente a um capacete de uns R$ 500,00 aqui no Brasil)
vejam que a diferença entre alguns é de 50 gs !!!! é muita coisa hein...
outro detalhe... os que se saíram melhores nos testes eram os homologados pelas normas DOT (sim, aquelas normas antigas...) e os certificados pelas normas SNELL (as fodonas) foram os que pior absorveram impactos...
os caras chegaram a conclusão que os certificados pelas normas SNELL são mais resistentes a impactos... (tipo, se vc jogar o capacete no chão, capaz dele não fazer nada, enquanto os classificados pelas normas DOT poderiam quebrar), só que não são bons absorvedores de impacto... vai entender...
abraço | |
|
gabrielbtoledo
Idade : 48 Mensagens : 153 Localização : Nikiti City Inscrito : 19/01/2009
| Assunto: Re: teste de capacetes Dom 26 Abr 2009, 18:26 | |
| Putz, sei não heim cara, quando eu morava lá fora eu tinha um Fulmer e o capa não é essas coisas não. E o Icon Mainframe é um capa barato também. | |
|