| Curvar - as explicações da ciência | |
|
+11fwrmigao Ghost Jr Steinaugust dschenkel [RoD] Anderson Santos C.Stoonah/RJ cobra_rs DUCATOSTE Koski Sr.SmitH 15 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Sr.SmitH
Idade : 37 Mensagens : 382 Localização : Piracicaba Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX Inscrito : 12/08/2008
| Assunto: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 12:50 | |
| Amigos do FÓRUM, Achei interessante o assunto. O Conteúdo foi retirado do fórum de Portugal ThunderCatClub.Aproveitem!!! Vivas, Não sei se será esta a melhor secção, mas como não temos nenhuma dedicada especificamente às técnicas de condução, acho que para já o melhor é usar esta.
Como todos sabemos, o pessoal não curva todo da mesma maneira. Embora alguns defendam que existe uma forma correcta para curvar, eu considero que é preferível usar a técnica que deixe o condutor mais "à vontade", em detrimento da forma pseudo-correcta, a qual pode fazer diminuir a confiança do condutor e provocar erros desnecessários. Claro, curvar é algo que se vai aprendendo à medida que se anda de mota. Para aqueles que não têm oportunidade de fazer um curso de condução e ir para a pista fazer experiências, muitas vezes é a brincar com a mota que se vai descobrindo novas formas de curvar. Da minha experiência, posso dizer que "descobri" outras maneiras para curvar a partir do momento em que ganhei confiança para brincar com a Cat. Assim que apanhava uma estrada em boas condições de segurança, começava a experimentar inclinar o corpo para um lado, depois para o outro, por vezes deitava-me, outras vezes tentava manter-me o mais direito possível. À medida que ia fazendo isto, tentava perceber qual o comportamento da Cat em curva. Se algumas opções permitem fazer a curva muito mais "certinha", outras apesar de serem notoriamente exageradas são muito divertidas de se fazerem. Uma das coisas que mais gosto de fazer é deitar a mota toda para o lado da curva enquanto eu faço o movimento contrário com o corpo, sendo esta a forma que permite deitar a mota mais em curva. É completamente desnecessária, mas que dá uma adrenalina sentir a bicha toda inclinada... lá isso dá! Ok, onde é que eu quero chegar com esta treta toda? Em curva temos várias forças a actuar e que provocam a maior ou menor inclinação da mota. É a posição do corpo do condutor que mais contribui para a esta equação, sendo o resultado explicado pela deslocação do centro de gravidade do conjunto. Seguidamente apresento-vos algumas formas de curvar explicadas segundo a posição do centro de gravidade: Esta é a forma "normal" de curvar. O condutor mantém-se alinhado com a mota, não havendo deslocação do centro de gravidade. Esta é a forma que eu mais gosto! O condutor desloca-se para o lado contrário à curva, fazendo com que o centro de gravidade se desloque para o lado oposto à curva. Este facto faz com que seja necessário deitar muito mais a mota para fazer a mesma curva. Neste acaso, ao deslocarmos o corpo para o lado da curva, estamos a desviar o centro de gravidade para o interior da curva, sendo por isso necessário deitar muito menos a mota. (39º contra 52º em posição normal). Mas nem todos gostam de sentir o corpo a roçar o asfalto... Agora, em vez de nos deslocarmos lateralmente o corpo, vamos nos deitar sobre o depósito. Ao fazermos isto, o cento de gravidade mantêm-se no centro da mota, mas desloca-se mais para baixo. Em termos de inclinação da mota, não há grandes diferenças, mas como o conjunto fica mais baixo, a força centrifuga é menor pelo que não sentiremos tanta força a puxar-nos para o lado contrário. Ao adoptarmos uma posição elevada, o centro de gravidade desloca-se para cima, pelo que o grau de inclinação será menor. A grande vantagem é que ao diminuirmos a inclinação estamos a provocar menos pressão sobre os pneus, diminuindo a possibilidade destes escorregarem, pelo que podemos fazer a curva mais rápidos. Para aqueles que se perguntam porque é que ainda não conseguiram curvar com o joelho a roçar o chão, aqui ficam 5 possíveis causas: Bye... Sr.SmitH | |
|
| |
Koski
Idade : 37 Mensagens : 1699 Localização : Mônaco Moto : Não temo ... Inscrito : 14/02/2009
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 13:11 | |
| Baita post Smith !!!
Alguem pode traduzir os 5 itens ai do final ?
Meu curso de ingles tabajara aqui ta osso !! kkkkkkkkkkkkk | |
|
| |
DUCATOSTE
Idade : 43 Mensagens : 358 Localização : interior de SP Moto : R6 Inscrito : 18/09/2009
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 13:41 | |
| Agora só me falta coragem para deitar a criança, rsrsrsrs. abraços. | |
|
| |
Sr.SmitH
Idade : 37 Mensagens : 382 Localização : Piracicaba Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX Inscrito : 12/08/2008
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 13:53 | |
| - DUCATOSTE escreveu:
- Agora só me falta coragem para deitar a criança, rsrsrsrs. abraços.
O MEDO é dentre todos o maior obstáculo que nós motociclistas podemos encontrar na tentativa de melhorar nossas habilidades, e ainda assim poucos o confrontam decisivamente. Pra piorar, pouco se fala do assunto em revistas e livros, e este assunto também é negligenciado nas escolas
de pilotagem mais difundidas. A Drª. Susan Jeffers, autora de “Sinta Medo e Faça Mesmo Assim”, afirma que todos os medos são alimentados pela sensação de que “não vou conseguir”. Se você tem medo de não conseguir lidar com algo, como entrar naquela curva 15km/h mais rápido do que de costume, seus “mecanismos de sobrevivência” lhe tornarão incapaz de ultrapassar essa barreira psicológica. Embora sua mente consciente queira girar o acelerador, sua mente inconsciente não permitirá que seu punho cumpra a tarefa. É uma situação frustrante para os condutores que querem melhorar suas habilidades com seriedade, mas que não têm consciência do que os está impedindo de progredir. Inicialmente, deve-se ressaltar que o medo é de fato uma variável positiva. Devemos, contudo, aprender a trabalhar em conjunto com o medo em vez de contra ele, para que tenha boa influência em nossa condução. O medo é por certo necessário à sobrevivência. Se não sentíssemos medo de nada (como o de cair), acabaríamos morrendo ao fazer coisas estupidamente perigosas. Por exemplo, se eu tentasse obter o mesmo tempo de volta de Valentino Rossi eventualmente acabaria caindo, uma vez que não possuo seus necessários conhecimentos de pilotagem, nem tampouco a força e os reflexos equivalentes para desafiá-lo. O medo pode aumentar o fluxo de adrenalina, o que causa aumento de força em situações de emergência. Você certamente já terá ouvido falar da história da senhora de idade que levantou um carro que prendia seu filho – ainda que ela tecnicamente não tivesse força suficiente para tanto. Mas o medo também pode ser o pior inimigo caso não se aprenda a controlá-lo. O excesso de medo tem o efeito de travar mesmo o mais experiente dos condutores.
Se quiser a apostila, eu tenho. Só passar o e-mail ai para dar uma lida
Bye...
Sr.SmitH | |
|
| |
DUCATOSTE
Idade : 43 Mensagens : 358 Localização : interior de SP Moto : R6 Inscrito : 18/09/2009
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 16:22 | |
| É vdd Sr. Smith, o medo as vezes faz a gente ter mais cuidado, porém, a cada dia melhorar a forma de pilotagem, na vdd é um eterno apredizado andar com nossos brinquedos. Ainda vou encarar uma curva com 52º de inclinação. abraços. | |
|
| |
Sr.SmitH
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 16:49 | |
| - DUCATOSTE escreveu:
- É vdd Sr. Smith, o medo as vezes faz a gente ter mais cuidado, porém, a cada dia melhorar a forma de pilotagem, na vdd é um eterno apredizado andar com nossos brinquedos. Ainda vou encarar uma curva com 52º de inclinação. abraços.
Com certeza amigo! Bye... Sr.SmitH | |
|
| |
cobra_rs
Idade : 50 Mensagens : 223 Localização : rio grande - rs Moto : CBR1000RR - 08 / CBR900RR - 96 Inscrito : 31/05/2009
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sex 13 Nov 2009, 20:21 | |
| nossa.....uma curva dessas e um sonho... hhhee | |
|
| |
C.Stoonah/RJ
Idade : 45 Mensagens : 12 Localização : Bauru/SP Moto : CBR 600F/98 Inscrito : 13/11/2009
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Sáb 14 Nov 2009, 21:57 | |
| Ótimo tópico SR.SMITH, se puder me descolar uma apostila dessa, seria ótimo; É bom aliar experiência da prática com técnica; abs; | |
|
| |
Sr.SmitH
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Seg 16 Nov 2009, 06:54 | |
| - C.Stoonah/RJ escreveu:
- Ótimo tópico SR.SMITH, se puder me descolar uma apostila dessa, seria ótimo; É bom aliar experiência da prática com técnica; abs;
Olá Amigo, Passa seu e-mail ai que já lhe envio o arsenal de manuais e apostilas! Bye... Sr.SmitH | |
|
| |
Anderson Santos
Idade : 49 Mensagens : 442 Localização : Belo Horizonte - MG Moto : BMW S1000RR Inscrito : 10/03/2012
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 11 Set 2012, 08:55 | |
| - Sr.SmitH escreveu:
- C.Stoonah/RJ escreveu:
- Ótimo tópico SR.SMITH, se puder me descolar uma apostila dessa, seria ótimo; É bom aliar experiência da prática com técnica; abs;
Olá Amigo,
Passa seu e-mail ai que já lhe envio o arsenal de manuais e apostilas!
Bye...
Sr.SmitH Sr. Smith tem como me enviar o material? andersonsantos16@hotmail.com abs | |
|
| |
[RoD]
Idade : 42 Mensagens : 153 Localização : Rondônia Moto : S1000rr Inscrito : 03/11/2011
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 11 Set 2012, 12:33 | |
| Sr.Smith.. se nao for muito encomado mande pra min tbm... achei bacana o post... quero ler mais sobre.... !! e-mail: rsalioni@hotmail.com
vlw | |
|
| |
dschenkel
Idade : 54 Mensagens : 925 Localização : Porto Alegre/RS Moto : CBR600RR/Daytona 675 na pista Inscrito : 11/11/2010
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 11 Set 2012, 12:57 | |
| Post de 2009!! | |
|
| |
Steinaugust
Idade : 42 Mensagens : 457 Localização : São Leo Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 16/04/2012
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 11 Set 2012, 20:11 | |
| - dschenkel escreveu:
- Post de 2009!!
hehehe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! | |
|
| |
Ghost Jr
Idade : 46 Mensagens : 106 Localização : Porto Alegre Inscrito : 01/06/2012
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 18 Jun 2013, 15:13 | |
| - Sr.SmitH escreveu:
- C.Stoonah/RJ escreveu:
Olá Amigo, Passa seu e-mail ai que já lhe envio o arsenal de manuais e apostilas! Bye... Sr.SmitH
Sr. Smith tem como me enviar o material? marcosoleirojr@yahoo.com.br abs | |
|
| |
fwrmigao
Idade : 104 Mensagens : 1002 Localização : MG Moto : MANCA RR Inscrito : 18/05/2013
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 18 Jun 2013, 20:55 | |
| wantuirfilho@yahoo.com.br | |
|
| |
Julio César C Simba
Idade : 64 Mensagens : 1 Localização : Rio de Janeiro Moto : Kawasaki R250 Inscrito : 15/04/2013
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Qua 19 Jun 2013, 08:25 | |
| Sr.Smith.. se não for incomodar, por favor, gostaria receber esse material quero ler mais sobre o assunto... !! meu e-mail: julio@psr-inc.com
Muito obrigado | |
|
| |
Steinaugust
Idade : 42 Mensagens : 457 Localização : São Leo Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 16/04/2012
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Qua 19 Jun 2013, 08:28 | |
| Gurizada....... Qual a parte de "o post é de 2009" que vcs não entenderam?????????? | |
|
| |
andrew.moj
Idade : 38 Mensagens : 561 Localização : SP Inscrito : 12/01/2012
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Qua 19 Jun 2013, 09:02 | |
| Hahuehauea
Tranca o tópico uai,
Ou não, deixa aberto pragente se divertir.... | |
|
| |
ziller
Idade : 43 Mensagens : 1628 Localização : Arcos-MG Moto : CBR 600RR Inscrito : 16/12/2012
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Qua 19 Jun 2013, 20:06 | |
| kkkkkkkkkkkkkk...............
tranca não! Deixa aberto pra se divertir é melhor...kkkkkkkk 2009, somente 4 anos! | |
|
| |
Edu 600rr
Idade : 47 Mensagens : 52 Localização : São Paulo/SP Moto : CBR 600rr Inscrito : 29/10/2011
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Qua 19 Jun 2013, 22:20 | |
| - Sr.SmitH escreveu:
- C.Stoonah/RJ escreveu:
Olá Amigo, Passa seu e-mail ai que já lhe envio o arsenal de manuais e apostilas! Bye... Sr.SmitH
Smith, por favor, envia o material: eduardomaximo1@hotmail.com abs parabéns pelo post... | |
|
| |
Edu 600rr
Idade : 47 Mensagens : 52 Localização : São Paulo/SP Moto : CBR 600rr Inscrito : 29/10/2011
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência Ter 23 Jul 2013, 10:42 | |
| - Edu 600rr escreveu:
- Sr.SmitH escreveu:
- C.Stoonah/RJ escreveu:
Smith, por favor, envia o material: eduardomaximo1@hotmail.com abs parabéns pelo post... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Curvar - as explicações da ciência | |
| |
|
| |
| Curvar - as explicações da ciência | |
|