TIPOS DE FREIOEm motos antigas ou de baixa cilindrada, o freio utilizado é o sistema a tambor. Sua manutenção é mais barata, porém sofrem mais em condições adversas como chuva e quando têm manutenção ruim. Há o mito de que os freios a tambor são ineficazes, mas se bem regulados funcionam tão bem quanto o sistema a disco.
No caso de entrar água dentro do tambor as lonas podem acumular sujeira e
gerar ruídos durante a frenagem. Também há o risco de vitrificação da
lona, ou seja: a lona perde a aspereza necessária para entrar em atrito
com o cubo da roda, diminuindo o poder de frenagem. Para reverter essa
situação, basta lixar as lonas para que voltem a ficar ásperas. O
trabalho pode ser feito com uma lixa de ferro em casa ou na oficina.
Os freios a disco, utilizados em motos mais potentes, são compostos pelo
conjunto de pastilhas, pistão, fluido de freio e disco. Seu
funcionamento é hidráulico. Ou seja, ao acionar o manete ou o pedal, o
fluido de freio se move em direção à pastilha e empurra o pistão; esse,
por sua vez move a pastilha para entrar em contato com o disco. Motos
com freios a disco oferecem uma resposta mais rápida do que as equipadas
com o sistema a tambor, mas o motociclista também gasta mais em sua
manutenção. Por ficarem expostos, os discos estão sujeitos a avarias!!!
Bomba de combustívelO que pulsa dentro do tanque da grande maioria das motocicletas equipadas com injeção eletrônica é a bomba de combustível.
Fazendo uma analogia com o funcionamento do nosso coração, a bomba é o “órgão”responsável por enviar combustível pressurizado até o motor. Ela é
alimentada pela eletricidade proveniente da bateria da motocicleta, uma
tensão ligeiramente superior aos 12V.
Algo curioso, é que sendo elétrica e mergulhada no combustível a bomba não corre risco de incendiar, pois para cada motocicleta é estabelecido um valor de
pressão. O combustível por si só não é capaz de se misturar com o ar
para que seja formada a mistura, portanto a pressão de trabalho tem
função de facilitar a atomização do combustível através do bico injetor.
O coração do sistema de injeção é um atuador que pode ser acionado por
meio de um relé ou até pela própria ECU (Unidade de Controle Eletrônico)
O sistema onde a bomba é imersa no combustível é conhecido como sistema
“In Tank”. A pressão é regulada por meio de uma válvula de controle,
quando a pressão tende a exceder o valor máximo estabelecido a válvula
estabiliza a pressão permitindo o retorno do combustível ao
reservatório. Existem motocicletas onde a válvula está localizada na
própria bomba, e também, há casos onde ela fica fora do tanque,
instalada na linha de combustível próximo ao corpo de aceleração. O
retorno do combustível excedente se dá através de uma tubulação extra.
Ao ligarmos a chave de ignição da motocicleta, sem necessariamente dar a
partida, ouvimos um ruído proveniente da bomba. O som é provocado pelo
movimento do rotor interno do motor elétrico que a compõe. O
funcionamento breve tem a finalidade de gerar uma pressão inicial para
facilitar a partida. Durante o funcionamento do motor um grande volume
de combustível pode ser bombeado através das tubulações para atender
todas as solicitações impostas ao motor.
Espero ter ajudado!!
Abraço!!