| Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR |
|
| pq vc paga pedágio | |
|
+15Bernardo DAMIÃO Breda evandro_adriano Rubmar Ciro Moura Iko Batman Dimas Eronleal jacare EdsonCBR oklahoma agaelema joão paulo 19 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: pq vc paga pedágio Qua 22 Out 2008, 20:31 | |
| Por que você paga pedágio?
O pedágio é inconstitucional. Quem diz não é nenhum procurador, promotor, advogado, rábula, aspone ou apedeuta do time de Requião. É Márcia dos Santos Silva, de 22 anos, estudante do 9º semestre de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ontem, pela manhã, ela deu entrevista à Bandnews Curitiba e contou que não paga pedágio e simplesmente ultrapassa as cancelas como se elas não existissem. Se abordada pela polícia, mostra a Constituuição e garante que o policial está cometendo crime ao defender interesses privados contra os direitos do cidadão. As cancelas, diz Márcia, são de plástico e não causam danos, como ela prova em gravações que devem desaguar no youtube. Márcia apresentou o trabalho em congresso sobre a inconstitucionalidade dos pedágios, o “Direito fundamental de ir e vir” nas estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a Rio Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e, na volta, faria o mesmo. Causando surpresa nos participantes, ela fundamentou seus atos durante a apresentação. Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos “Direitos e Garantias Fundamentais”, o artigo 5 diz o seguinte: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E no inciso XV do artigo: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”. A jovem acrescenta que “o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional. O que também quer dizer que o pedágiovai contra a constituição”. Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é que concessionárias de pedágios realizam contratos com o governo Estadual de investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio para ressarcir os gastos. No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é destinado às estradas. “No momento que abasteço meu carro, estou pagando o pedágio. Não é necessário eu pagar novamente. Só quero exercer meu direito, a estrada é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que já é meu também”, enfatiza. A Estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a passar nos pedágio sem precisar pagar. “Ou você pode passar atrás de algum carro que tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que barra os carros é de plástico, não quebra, e quando o carro passa por ali ela abre. Não tem perigo algum e não arranha o carro”, conta ela, que diz fazer isso sempre que viaja. Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem assistia ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma lei, se poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria destruindo o patrimônio alheio. As respostas foram claras Segundo Márcia, juridicamente não há lei que permita a utilização de pedágios em estradas brasileiras.Quanto a ser um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e a cancela estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até então, ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados. Márcia também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária, e um guarda disse queiria acompanhá-la para pagar o pedágio. “Eu perguntei ao policial se ele prestava algum serviço para a concessionária ou ao Estado. Afinal, um policial rodoviário trabalha para o Estado ou para o governo Federal e deve cuidar da segurança nas estradas. Já a empresa de pedágios, é privada, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra.”, acrescenta. Ela defende ainda que os preços são iguais para pessoas de baixa renda, que possuem carros menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e automóveis melhores, alegando que muita gente não possui condições para gastar tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um direito da sociedade. “Não há o que defender ou explicar. A constituição é clara quando diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as estradas do território nacional”, conclui. | |
| | | joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qua 22 Out 2008, 20:32 | |
| Advogada conquista direito de não pagar pedágio na Castelo Branco
Folha Online
A advogada Sandra Cavalcanti Petrin obteve na última quinta-feira mandado de segurança concedendo o direito de trafegar pela rodovia Castelo Branco, na região de Barueri/Osasco, sem pagar pedágio.
A sentença favorável à advogada foi dada, em primeira instância, pelo juiz Mário Sérgio Leite, da 2ª Vara Cível de Barueri.
A decisão do juiz foi baseada em uma lei estadual que proíbe a instalação de pedágios dentro de um raio de 35 km desde o marco zero da cidade de São Paulo.
A assessoria de imprensa da Viaoeste, concessionária que administra a rodovia, informou nesta segunda-feira que vai recorrer da decisão. | |
| | | agaelema
Idade : 37 Mensagens : 594 Localização : Bauru Moto : Honda CBR450 89 Inscrito : 05/08/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qua 22 Out 2008, 21:41 | |
| Se a moda pega...
Logo tem cancela de aço pra segurar o pessoal | |
| | | oklahoma
Idade : 47 Mensagens : 1782 Localização : ssp Moto : a minha Inscrito : 01/08/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qua 22 Out 2008, 21:55 | |
| showwww!!!!!! imagina q eles estavam com ideia de cobrar pedagio pra moto no sistema anchieta imigrantes, graças a Deus acho q eles pararam com essa ideia,,pelo menos eu nao ouvi mais nada a respeito. | |
| | | EdsonCBR Admin
Idade : 46 Mensagens : 491 Localização : Rio Grande do Sul Moto : CBR600F Inscrito : 18/08/2007
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qua 22 Out 2008, 22:13 | |
| Só ela acredita que transpor pedágio não dá multa... | |
| | | jacare
Idade : 49 Mensagens : 278 Localização : sao paulo Inscrito : 09/09/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qui 23 Out 2008, 06:59 | |
| colegas vcs vao me criticar , mas pago pedagio com muito gosto , sou a favor de pedagio sim , desde que a rodovia mereca imaginem a rodovia dos bandeirantes , imigrantes , castelo branco sem pedagio ? onde andariamos com nossas cbr`s kkkkkkkkkkkk tudo bem que os valores sao um absurdo , no meu caso uso pouco as rodovias pedagiadas (somente para passeios)então se torna barato . o problema é para quem precisa transitar constantemente a trabalho por exemplo , agora pedagio para moto eu nao concordo pq ate eu tirar a luvas abrir o macacão abrir a carteira botar as luvas novamente fechar o macacão ja se formou um km de fila atras de mim hauhauhauhauauahuha conclusão : pedagio so é bom para quem usa pouco quer mudar de opniao ? peguem a rodovia belem-brasilia , ai sim vcs sentiram falta do pedagio ....andem nas rodovias do nordeste nao tem pedagio mas a pista é horrivel | |
| | | Eronleal
Idade : 42 Mensagens : 534 Localização : Campo Grande MS Moto : CBR Inscrito : 10/04/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qui 23 Out 2008, 11:22 | |
| Olha.. pedágio por pedágio, eu também sou favorável.. Mas há critérios né.. Poxa acho um absurdo voce precisar passar dentro do estado de SP, de viajem com familia e precisar desenbolsar quase o valor de uma passagem área só de pedágios... E outra, se é para colocar pedágios, acho que a união deveria padronizar a nivel nacional, administrando os contratos para evitar, por exemplo, que no estado de são paulo as rodovias sejam de ótima qualidade e no estado de mato grosso as rodovias sejam um LIXO... Vergonhoso.. como sempre serve mais para gerar lucro do que ajudar o cidadão! | |
| | | oklahoma
Idade : 47 Mensagens : 1782 Localização : ssp Moto : a minha Inscrito : 01/08/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qui 23 Out 2008, 11:33 | |
| verdade,,, uma vez fui pra ribeirao preto saindo de santos,, meu Deus do ceu,,, tem um pedagio a cada esquina tanto na ida qto na volta,um absurdo. em compensação fui pro sul ate floripa e nao tem nenhum pedagio e as estradas sao boas(tirando a ultima vez q eu fui q tava ruim, apareceu ate no fantastico, milhares de carros quebrados, mas ja concertaram) abraço | |
| | | Dimas
Idade : 48 Mensagens : 249 Localização : Curitiba/Pr Moto : Sem moto no momento Inscrito : 30/10/2007
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qui 23 Out 2008, 12:16 | |
| Amigos, também sou a favor do pedágio, mas com critério. Aqui no interior do Paraná, por exemplo, num trecho de 400km, tem 5 pedágios, e detalhe, 250Km é pista simples. Acho coerente pagar pedágio em pista dupla, e mesmo assim, o governo deveria acabar com a cobrança dos impostos que, na teoria, seriam para a conservação das estradas. Como está, pagamos duas vezes pelo mesmo serviço.... Abraços | |
| | | Batman
Idade : 41 Mensagens : 58 Localização : Bauru - SP Moto : Bandit 12 Inscrito : 29/08/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qui 23 Out 2008, 12:39 | |
| Na faculdade meus professores de Direito Tributário defendiam a tese de validação dos pedágios. | |
| | | Iko Moderador
Idade : 39 Mensagens : 2686 Localização : passo fundo/rs Moto : R1 , CBR 1000 RR Inscrito : 01/10/2008
| | | | Ciro Moura
Idade : 41 Mensagens : 225 Localização : Belo Horizonte Moto : CBR 600RR 2004 Inscrito : 16/10/2007
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 24 Out 2008, 15:35 | |
| Pois eh Ico Lokao, muitas vezes os contratos para cobrança de pedágios não muito bem feitos. Mas acho que todo mundo concorda que a idéia do pedágio é perfeita - paga quem usa! Agora questões como valor a ser cobrado, valor que é revertido em manutenção, etc....isso é outra coisa. O simples fato de não ser bem feito não significa que a idéia é ruim. Estou surpreso dos membros de SP estarem de acordo com o pedágio, porque se fosse pra opostar em alguem pra reclamar eu apostaria neles, que pagam varios pedágios e as vezes podem esquecer o que é andar em uma estrada ruim. Porque o resto de nós, que é obrigado a colocar a moto em estradas em pessímas condições...rezam todos os dias para que privatizem logo. | |
| | | Rubmar
Idade : 39 Mensagens : 634 Localização : Santos SP Moto : V-Strom 650 2011 e CBR 1000 F 1996 Inscrito : 03/05/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 24 Out 2008, 15:56 | |
| É uma faca de dois gumes: É lógico que sou contra o pedágio! A conservação das vias públicas é uma obrigação dos governos federal, estadual ou municipal, dependendo da rodovia, estrada ou rua em questão. Mas, infelizmente, isso é teoria, assim como também é obrigação dos governos oferecer serviços de qualidade em saúde e educação, o que não acontece. Como nossos punhos não vivem de teoria, temos que ser práticos e aceitar que o pagamento do pedágio é o que nos permite dar aquelas esticadas com mais segurança e conforto. Resumindo, pago pra andar bem, mas jamais perco minha capacidade de indignação com essa exploração. Tenho dito!!! | |
| | | jacare
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 24 Out 2008, 16:20 | |
| haha , se vcs estao preocupados com o q se gasta com pedagio escutem essa ..... eu chego a gastar mais de 75 reais por semana so de estacionamento e flanelinha , sabem né ? um real aqui outro ali estaciona aqui , estaciona ali , ate em shoping se paga estacionamento e nao tem nada em troca . alias nem pra trocar o pneu no estacionamento os seguranças ajudam , ja se furar um pneu nas rodovias pedagiadas em 5 minutos aparece uma viatura para te ajudar | |
| | | jacare
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 24 Out 2008, 16:22 | |
| e outra coisa , em rodovias pedagiadas nao deveria ter radar e velocidade max deveria ser maior kkkkkkkkkkkkkkkkkk | |
| | | Ciro Moura
Idade : 41 Mensagens : 225 Localização : Belo Horizonte Moto : CBR 600RR 2004 Inscrito : 16/10/2007
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Seg 27 Out 2008, 11:50 | |
| Rubmar, seu ponto com relação a teoria e prática é perfeito. Mas olha só...o que deveria ter era uma redução do IPVA em função da criação de pedagio. Aí vc não teria motivo nenhum de ficar indignado. Porque a obrigação é sim do governo, mas em função do pagamento de imposto. O pedagio nada mais é do que cobrar imposto apenas daqueles que fazem uso do bem. | |
| | | Dimas
Idade : 48 Mensagens : 249 Localização : Curitiba/Pr Moto : Sem moto no momento Inscrito : 30/10/2007
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Ter 28 Out 2008, 13:17 | |
| Concordo com o Ciro Moura. O pedágio nada mais é do que uma empresa privada, contratada pelo governo, para fazer o trabalho deste, que é cuidar das rodovias. O problema é que pagamos para o governo este serviço (através de impostos), e pagamos de novo quando usamos as rodovias pedagiadas. Em resumo, pagamos em dobro!!! | |
| | | evandro_adriano
Idade : 45 Mensagens : 9 Localização : Cascavel, Paraná Moto : shadow 750cc Inscrito : 27/10/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Ter 28 Out 2008, 21:24 | |
| outro detalhe a ser abordado é um cabine especifica para motocicletas, viajo constantemente e como o Dimas citou aqui no Paraná tem pedágio pra caral.....um pedágio a cada 60/70km, e toda vez que vc chega é um 'parto', pq tem que ficar em uma fila normal de veículos e quando é a sua vez de pagar, tem que descer da moto ou ficar em pé causando um desconforto e insegurança, fora o fato de descalçar luvas, abrir jaqueta, enfim um saco. | |
| | | oklahoma
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Ter 28 Out 2008, 21:49 | |
| - evandro_adriano escreveu:
- outro detalhe a ser abordado é um cabine especifica para motocicletas, viajo constantemente e como o Dimas citou aqui no Paraná tem pedágio pra caral.....um pedágio a cada 60/70km, e toda vez que vc chega é um 'parto', pq tem que ficar em uma fila normal de veículos e quando é a sua vez de pagar, tem que descer da moto ou ficar em pé causando um desconforto e insegurança, fora o fato de descalçar luvas, abrir jaqueta, enfim um saco.
aí moto paga pedagio é? aqui no sistema anchieta imigrantes não se paga, vc passa pelo cantinho do pedagio numa faixa exclusiva para motos e nao precisa parar, so tem q diminuir bastante a velocidade. Ainda bem q não paga, se fosse pegar os R$17,00 q eles cobram pra carro ia ser cruel!! abraços. | |
| | | evandro_adriano
Idade : 45 Mensagens : 9 Localização : Cascavel, Paraná Moto : shadow 750cc Inscrito : 27/10/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Ter 28 Out 2008, 22:25 | |
| - oklahoma escreveu:
- evandro_adriano escreveu:
- outro detalhe a ser abordado é um cabine especifica para motocicletas, viajo constantemente e como o Dimas citou aqui no Paraná tem pedágio pra caral.....um pedágio a cada 60/70km, e toda vez que vc chega é um 'parto', pq tem que ficar em uma fila normal de veículos e quando é a sua vez de pagar, tem que descer da moto ou ficar em pé causando um desconforto e insegurança, fora o fato de descalçar luvas, abrir jaqueta, enfim um saco.
aí moto paga pedagio é? aqui no sistema anchieta imigrantes não se paga, vc passa pelo cantinho do pedagio numa faixa exclusiva para motos e nao precisa parar, so tem q diminuir bastante a velocidade. Ainda bem q não paga, se fosse pegar os R$17,00 q eles cobram pra carro ia ser cruel!! abraços. aqui cobram sim, geralmente 50% dos valores cobrados dos veículos, o valor não é o problema, o problema é a falta de estrutura para o recebimento ai vc resolve parar numa daquelas 'casinhas' de assitencia ao usuario e geralmente somos mal atendidos e sequer nos oferecem agua. | |
| | | oklahoma
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Qua 29 Out 2008, 11:50 | |
| - evandro_adriano escreveu:
- oklahoma escreveu:
- evandro_adriano escreveu:
aí moto paga pedagio é? aqui no sistema anchieta imigrantes não se paga, vc passa pelo cantinho do pedagio numa faixa exclusiva para motos e nao precisa parar, so tem q diminuir bastante a velocidade. Ainda bem q não paga, se fosse pegar os R$17,00 q eles cobram pra carro ia ser cruel!! abraços. aqui cobram sim, geralmente 50% dos valores cobrados dos veículos, o valor não é o problema, o problema é a falta de estrutura para o recebimento ai vc resolve parar numa daquelas 'casinhas' de assitencia ao usuario e geralmente somos mal atendidos e sequer nos oferecem agua. sacanagem isso... | |
| | | Breda
Idade : 42 Mensagens : 172 Localização : Sumaré - SP Moto : CBR 450 sr 94 - Bubaloo Inscrito : 27/09/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 05 Dez 2008, 14:20 | |
| é e pelo jeito logo vamos pagar segue a reportagem:
Uma notícia ruim para os motociclistas. A partir de 2009, os veículos de duas rodas deverão pagar pedágio nas rodovias estaduais paulistas privatizadas.
Alegando aumento de custos no atendimento a motociclistas acidentados, o governo do Estado de São Paulo vai revogar o decreto nº 9.812, de 1977, que isenta as motocicletas da cobrança de pedágio.
O início do faturamento está previsto para o próximo ano, após todo o processo de privatização das Rodovias Raposo Tavares, Marechal Rondon, Ayrton Senna, Carvalho Pinto e D. Pedro I.
Os preços das tarifas ainda não foram discutidos. No entanto, a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) espera que as motos paguem a metade do cobrado aos veículos de passeio.
De acordo com um estudo da Agência, a participação das motos na frota de veículos no Estado pulou de 9,4% em 1998 para 16,4% em 2007. Em fevereiro deste ano, já representava 17,2%.
Em matéria de acidentes nas rodovias paulistas, a média mensal aumentou de 132 para 470 no período entre 2000 e 2007. Até maio deste ano, a Artesp contabilizava 458 ocorrências mensais, quase 20% do total registrado.
fonte: http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/motos_devem_pagar_pedagio_em_2009-16505.html | |
| | | DAMIÃO
Idade : 53 Mensagens : 1474 Localização : Londrina - Parana Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 24/04/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 05 Dez 2008, 14:38 | |
| | |
| | | Rubmar
Idade : 39 Mensagens : 634 Localização : Santos SP Moto : V-Strom 650 2011 e CBR 1000 F 1996 Inscrito : 03/05/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 05 Dez 2008, 16:10 | |
| É preciso entender que nem todos os membros do fórum compartilham das mesmas tendências políticas. Nem todos simpatizam ou antipatizam por um ou mais partidos políticos. É preciso entender que este fórum é sobre motociclismo e este tópico é sobre pagamento de pedágio por motociclistas. É preciso achar o espaço adequado para se manifestar, em função do assunto a ser abordado. Sou filiado ao (e fundador do) PT, sempre votei em Lula, sou militante político desde que me entendo por gente e só estou usando este tópico para manifestar minha posição porque acredito que o direito de resposta quando a gente se sente ofendido é uma questão de justiça! | |
| | | Bernardo
Idade : 39 Mensagens : 210 Localização : Piracicaba - São Paulo Inscrito : 04/11/2008
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio Sex 05 Dez 2008, 16:27 | |
| e ainda o Lula tem 70% da escolha... isso que é foda | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: pq vc paga pedágio | |
| |
| | | | pq vc paga pedágio | |
|