HONDA CBR BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

 

 Contra Esterço

Ir para baixo 
+3
Sr.SmitH
Brrace
agaelema
7 participantes
AutorMensagem
agaelema

agaelema


Idade : 37
Mensagens : 594
Localização : Bauru
Moto : Honda CBR450 89
Inscrito : 05/08/2008

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyQua 19 Nov 2008, 12:58

Mais uma la do Fazer Online...

http://www.fazeronline.com/forum/index.php?showtopic=8390

Com as imagens da pra entender facilmente o que é esta técnica.

Mesmo com o pessoal tendo comentando bastante e tentado explicar eu ainda não havia conseguido entender a alma do negocio... Com os vídeos ficou muito mais simples, e hoje enquanto voltava para casa depois da aula testei de leve e realmente funciona, principalmente para desviar de obstaculos muito proximos.

Agora so treinar aos poucos para ir dominando a técnica!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.studiomusicplug.com
Brrace

Brrace


Idade : 50
Mensagens : 221
Localização : Niterói
Moto : Ducati 1198
Inscrito : 12/08/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptySeg 11 Jan 2010, 21:40

Ao meu ver o contra esterço é meio que automático, tente prestar atenção na sua pilotagem, provávelmente você já o faça.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/brrace
Sr.SmitH

Sr.SmitH


Idade : 37
Mensagens : 382
Localização : Piracicaba
Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX
Inscrito : 12/08/2008

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 07:20

Brrace,...

De fato o contra-esterço é bem automático.

Mas na verdade, se você dominar ele e querer fazer ele, e não deixar apenas que as leis da física o façam, verá que em caso de possíveis escorregões de traseira, você conseguirá acertar o curso novamente da moto.

Se estiver fazendo em pista o contra-esterço automático, deixando as leis da fisica agirem sobre você e sua moto, poderá escapar definitivamente numa saída de traseira.

Os pilotos que correm no WSBK e Moto GP, a todo momento usam intencionalmente o contra-esterço. Note que nas escapadas de curvas, a moto faz um tipo "drifiting" (escorregando rapidamente de lado), sem perder o curso em que seguia, apenas, com um pouco de perda de tração e foco de curva.

Quanto mais utiliza-se o contra-esterço (empurrando levemente o guidão para o lado contrário ao da curva),mais facilmente você inclina a moto para o lado da curva que está deitando a moto, e deste modo acaba colocando as forças da natureza como a gravidade e a força centrifuga em ação, fazendo na moto um ponto de equilibrio, onde, estes dois pontos utilizados de maneira correta podem ajudá-lo em curvas mais rápidas.

Grande abraço

Bye...

Sr.SmitH
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo Scarpinelli

Gustavo Scarpinelli


Idade : 36
Mensagens : 1362
Localização : Craco Island
Moto : Cbr600rr / Halrey-Davidson Fat Boy SE
Inscrito : 12/11/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 07:26

Uma vez estava assistindo uma corrida da moto Gp e o Rossi escapou numa curva, percebi tbm que ele tira o peso do banco da moto , tipo ficou somente sob as pedaleiras. Seria isso feito para baixar o centro de gravidade? Ja que a moto estava para perder o controle ou para firmar mais ela no chão? Achei muito louco pois estava chovendo nessa corrida e a moto começou a ``sambar´´ foi so ele tirar o peso a moto firmou e ele so pra variar ganhou a corrida hahaah


Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Sr.SmitH

Sr.SmitH


Idade : 37
Mensagens : 382
Localização : Piracicaba
Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX
Inscrito : 12/08/2008

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 07:42

Gustavo Scarpinelli escreveu:
Uma vez estava assistindo uma corrida da moto Gp e o Rossi escapou numa curva, percebi tbm que ele tira o peso do banco da moto , tipo ficou somente sob as pedaleiras. Seria isso feito para baixar o centro de gravidade? Ja que a moto estava para perder o controle ou para firmar mais ela no chão? Achei muito louco pois estava chovendo nessa corrida e a moto começou a ``sambar´´ foi so ele tirar o peso a moto firmou e ele so pra variar ganhou a corrida hahaah


Abraços

Gustavão, beleza??

Então, na verdade 02 fatores podem ter contríbuido para ele ter saído por um instante do banco da moto.

Primeiro cabe ressaltar que o contra-esterço é diferente de "escapadas de traseira". Vamos separar aqui.

Escapadas de traseira, é quando você por exemplo, em uma aceleração muito forte (normalmente em saídas de curvas), a moto dá um pequena escapada na traseira e brutalmente crava novamente no chão. Esta obra da natureza e da suspensão, faz com que passe ao piloto um choque tão forte que automaticamente ele é arremessado para cima do banco da moto, jogando-o para fora da mesma. Isso, é devido a grande força que atuou-se na suspensão, fazendo um efeito "chicote" joga a moto de lado e depois puxa(pneu craca no chão novamente), ou seja, a escapada já aconteceu mais por um segundo a tração é retomada em sentido muito forte fazendo com que a moto jogue o piloto para cima. Muitas vezes, os pilotos conseguem recuperar essa ação e ficar em cima da moto, muitas vezes, eles são arremessados igual a bolinha de tênis. Jorge Lorenzo, companheiro de equipe de Valentino Rossi, levou um tombo em 2009 desta forma e torceu até o tornozelo.

Contra Esterço - Já as escapadas de traseira, utilizando-se o contra-esterço, não temos o tal de "arremesso de piloto". Normalmente, eles conseguem ficar em cima da moto, equilibrando as forças da física que por um instante se "quebrou", assim podemos dizer. Então, a moto tem um escorregão de lado, (normalmente o piloto esperar o escorregão acontecer), o curso se mantém um pouco fora do normal mas nada muito impossível de recuperar. O escorregão faz como um "drifiting" a moto vai com o pneu de lado, sem tracionar naquele instante. Assim que o escorregão termina, o piloto acelera novamente e o curso é corrigido normalmente.

At.

Bye...

Sr.SmitH
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo Scarpinelli

Gustavo Scarpinelli


Idade : 36
Mensagens : 1362
Localização : Craco Island
Moto : Cbr600rr / Halrey-Davidson Fat Boy SE
Inscrito : 12/11/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 08:07

Bela explicação, agora ficou claro......só não quero testar isso comigo em cima da moto hahahahahh......mais da até gosto de ver o controle que os caras tem sobre a maquina.....acho que além da tecnica utilizada o cara tem que estar totalmente calmo pra conseguir aplicar isso senao o desespero acaba com tudo....muito bom de ver essas coisas
Ir para o topo Ir para baixo
joão paulo
Moderador
joão paulo


Idade : 41
Mensagens : 3294
Localização : Lua....
Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL
Inscrito : 31/12/2007

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 08:29

não pode esquecer da importâcia da força feita nas pedaleiras,isso tb ajuda muito nas curvas e direção da moto.

já domino isso a algum tempo e me ajuda muito em pilotagem mais race.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Sr.SmitH

Sr.SmitH


Idade : 37
Mensagens : 382
Localização : Piracicaba
Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX
Inscrito : 12/08/2008

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 08:43

Com certeza João Paulo (estava sumido em rapaz!!*rss)


Há de se comentar também uma parte já importante que envolve outros fatores na pilotagem.

Tenho percebido que, a parte mais fundamental de todas elas é o posicionamento de tronco e quadril.

Com elas em linha, você alivia a frente da moto e automaticamente transfere todo o peso para a pedaleira.

É um efeito “esse depende desse”, se é assim que podemos chamar.

Fugindo agora um pouco deste contexto, uma “ajustada” na suspensão pode trazer grandes benefícios. Esse final de semana eu acertei a minha moto para minha tocada no ‘S’ de JUMIRIM-SP. Logo a gente vai começar a postar as fotos para vocês. Claramente que demorei um pouco para adaptar-me nas curvas de baixa, mas logo peguei o jeito. O pior foi o combustível ficar acabando rápido (fala ai Gustavo..*rssss). Mas foi emocionante tocar a moto num ajuste que para mim ficou excelente. A moto está mais grudada no chão. Acho que consegui acertar ela para uma tocada muito boa para mim.



At.



Bye...



Sr,SmitH
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo Scarpinelli

Gustavo Scarpinelli


Idade : 36
Mensagens : 1362
Localização : Craco Island
Moto : Cbr600rr / Halrey-Davidson Fat Boy SE
Inscrito : 12/11/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 09:05

Po crtz Smith.....qto faz com 1litro 5km???? Poooooorra é um MAVERICK ou uma CBR??????????/


HAHAHAHAHH só risada
Ir para o topo Ir para baixo
Sr.SmitH

Sr.SmitH


Idade : 37
Mensagens : 382
Localização : Piracicaba
Moto : HONDA CBR 1000 RR XEROX
Inscrito : 12/08/2008

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 09:10

Deusolivre.....*rssss..

Olha....foi um tanque no sabadão para ajustar a suspensão....sábadão eu acelerava........, fazia as curvas perto de casa e voltava...ajustava novamente e saia.....foi o tanque no sábadão.....

No domingo...dia official de irmos lá....santa gertudres........rapidinho foi o tanque........subia lá também e segunda a 8 a 10 rpms....o negócio queria sair do chão...*rssss

Mardita moto para gastar!!!!

*Tive febre depois a tarde manow....estava suado no macacão e tomamos aquela brisa gelada da chuva..fiquei ruim a tarde....heheheeee

Abraços

Bye...

Sr.SmitH
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo Scarpinelli

Gustavo Scarpinelli


Idade : 36
Mensagens : 1362
Localização : Craco Island
Moto : Cbr600rr / Halrey-Davidson Fat Boy SE
Inscrito : 12/11/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 09:22

Vixe que merda hein......tbm mano suamo que nem uns animal debaixo daquele sol...derrepente começo mo ventania....ai mata qlq um hahahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
Koski

Koski


Idade : 37
Mensagens : 1699
Localização : Mônaco
Moto : Não temo ...
Inscrito : 14/02/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 10:52

Foda eh a catinga no gorila depois kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo Scarpinelli

Gustavo Scarpinelli


Idade : 36
Mensagens : 1362
Localização : Craco Island
Moto : Cbr600rr / Halrey-Davidson Fat Boy SE
Inscrito : 12/11/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 11:56

Koski,

Isso mata, eu nao uso gorila mais a jaqueta vo fala uma coisa hein.....cherinho de lavanda hahahahahahahha
Ir para o topo Ir para baixo
Koski

Koski


Idade : 37
Mensagens : 1699
Localização : Mônaco
Moto : Não temo ...
Inscrito : 14/02/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 13:56

Gustavo Scarpinelli escreveu:
Koski,

Isso mata, eu nao uso gorila mais a jaqueta vo fala uma coisa hein.....cherinho de lavanda hahahahahahahha

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cherinho de lavanda eh pra acaba !!!! heaiuaehiuaeheaiuheaiueahiuea
Ir para o topo Ir para baixo
Brrace

Brrace


Idade : 50
Mensagens : 221
Localização : Niterói
Moto : Ducati 1198
Inscrito : 12/08/2009

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyTer 12 Jan 2010, 16:05

Sr.SmitH escreveu:
Brrace,...

De fato o contra-esterço é bem automático.

Mas na verdade, se você dominar ele e querer fazer ele, e não deixar apenas que as leis da física o façam, verá que em caso de possíveis escorregões de traseira, você conseguirá acertar o curso novamente da moto.

Se estiver fazendo em pista o contra-esterço automático, deixando as leis da fisica agirem sobre você e sua moto, poderá escapar definitivamente numa saída de traseira.

Os pilotos que correm no WSBK e Moto GP, a todo momento usam intencionalmente o contra-esterço. Note que nas escapadas de curvas, a moto faz um tipo "drifiting" (escorregando rapidamente de lado), sem perder o curso em que seguia, apenas, com um pouco de perda de tração e foco de curva.

Quanto mais utiliza-se o contra-esterço (empurrando levemente o guidão para o lado contrário ao da curva),mais facilmente você inclina a moto para o lado da curva que está deitando a moto, e deste modo acaba colocando as forças da natureza como a gravidade e a força centrifuga em ação, fazendo na moto um ponto de equilibrio, onde, estes dois pontos utilizados de maneira correta podem ajudá-lo em curvas mais rápidas.

Grande abraço

Bye...

Sr.SmitH

Com certeza, você está coberto de razão.
O contra esterço, para mim é meio que automático, já escapei muito de traseira(a moto heim) e de frente também, de traseira é meio que automático, a traseira sai para o lado e você contra esterçar para compensar, é como a alguns(muitos) anos atrás, quando era moleque e curta acelerar de carro e fazer m... na rua, quando o carro saia de traseira, girava a direção para compensar com a dianteira.
Sendo que de moto na pilotagem mais racing(pista) você utiliza mais para deitar a moto e também para compensar escapadas de traseira.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/brrace
rcunha

rcunha


Idade : 49
Mensagens : 65
Localização : Brasília - DF
Moto : CBR600 RR Tricolor 8k
Inscrito : 03/03/2010

Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço EmptyQua 17 Mar 2010, 23:55

Fala galera. li com atençao e tal.. Achei muito técnicas as explicações do Sr Smith.

MAs o link do video no começo do post ta quebrado. Alguem pode mostrar um videozinho mostrando isso que falaram?

Valeu Galera!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Contra Esterço Empty
MensagemAssunto: Re: Contra Esterço   Contra Esterço Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Contra Esterço
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HONDA CBR BRASIL :: SEGURANÇA EM DUAS RODAS :: PILOTAGEM-
Ir para: