Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Sáb 07 Mar 2009, 14:03
essa vai ser bem idiota, mas funciona: quem quiser treinar o pêndulo e o contra esterço, e estiver com medo de fazê-lo com a motoca(medo de cair e danificar a máquina), faça de bicicleta numa curva bem fechada e com pouco movimento. parece loucura mas foi assim que eu aprendi. dá certo. é claro que não dá pra raspar o cotovelo por causa da baixa velocidade, nem virar muito a dianteira, mas dá pra treinar e tirar um bom proveito!!!
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Sáb 07 Mar 2009, 16:05
Da pra treinar tbm numa mureta onde vc possa sentar confortavelmente... Pelo menos vc treina o movimento e como segurar o corpo com a perna (junto ao tanque).
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Sáb 07 Mar 2009, 18:32
primeramente, você deve estar consciente que provavelmente irá cair. eu fiz numa put* descida, entrei na curva nuns 55/60 e freiei o trazeiro. entrei na curva deitando a bicicleta. qdo estava deitado o suficiente pra akela velocidade, deitei a bike + 1 poko e virei o guidon pra fora da curva; não virei muito, mas o suficiente pra fazer a curva mais rapidinho. qdo a curva tava acabando levantei ela e o tracado foi praticamente por conta da bicicleta, já que o guidon tava pra fora da curva. a bicicleta me levou onde eu queria. fiz umas 4 vezes, caí uma.
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Sáb 07 Mar 2009, 18:44
Dahora isso heuheeuheh aqui na minha rua é uma baita descida. Inclusive, duas crianças bateram num carro no fim dela. Bike sem freio, uma delas está na UTI... acho que vou testar isso daqui um tempo rsrs
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Sáb 07 Mar 2009, 18:52
so vo faze o curso de pilotagem quando pega uma ss, por enquanto vo pegando pratica na naked.... so que pra mim ir pegando confiança pra tenta um pendulo, eu to posicionando o tronco somente ( cebeça no retrovisor, braço direito flexionado se a curva for para a direita claro e olhando pro final da curva)... o quadril eu nao mexo.... uma pergunta pros mais experientes: meu caminho ta certo ?? hehehe
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Sáb 07 Mar 2009, 19:23
Makoto escreveu:
so vo faze o curso de pilotagem quando pega uma ss, por enquanto vo pegando pratica na naked.... so que pra mim ir pegando confiança pra tenta um pendulo, eu to posicionando o tronco somente ( cebeça no retrovisor, braço direito flexionado se a curva for para a direita claro e olhando pro final da curva)... o quadril eu nao mexo.... uma pergunta pros mais experientes: meu caminho ta certo ?? hehehe
É por ai meu amigo.
Mas tem um pequena sutileza, não fique olhando para o final da curva, o foco tem que estar na tangente para ter uma melhor percepção caso ela abra ou feche.
O deslocamento do quadril é fundamental e deve ocorrer concomitamentente com a freada e reduzida para a entrada da curva.
A freiada deve ser basicamente com o freio dianteiro para evitar que o traseiro trave a roda e vc tenha alguma alteração da rota. O mesmo cuidado na redução de marchas.
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Qua 25 Mar 2009, 00:24
é isso aí, na hora que você vira o guidon pro lado oposto ao da curva a moto deita pro lado da curva, é só ir com cuidado pra não fazer movimentos bruscos, mas dá pra sentir isso até em retas
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Qua 25 Mar 2009, 15:25
Quanto mais treino, mais prefeição.
No começo eu tinha medo de fazer, mas hj eu acho necessário. Usei numa curva que eu entrei muito forte e não iria conseguir fazer, só virei o guidão e começei a rezar, e consegui sair da curva na boa.
Desde então sempre vou treinando em todas as situações, tanto em alta velocidade quanto em baixa.
O treino leva a perfeição, então vc sempre tem que estar fazendo pra que na hora do aperto, vc saiba como fazer.
Assunto: Re: a arte do pendulo e contra esterço Qui 26 Jul 2012, 12:50
faça um teste.. andando devagar a uns 40km/h numa reta sem carros próximos a você, vire suavemente o guidom para um lado.. você irá perceber que a moto vai deitar pro lado oposto.. se você virar o guidom pra direita ela tende a deitar pra esquerda.. simples.. ai com o tempo e confiança você vai fazendo isso nas curvas.. mas lembre que não deve virar de uma vez e não virar muito, se não você pode perder a aderência da roda da frente, ai já viu..