HONDA CBR BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [dicas] Pendulo

Ir para baixo 
+9
Rockman55
Smolder
EDU77
Iko
betume
Makoto
Galeski
joão paulo
naldim
13 participantes
AutorMensagem
naldim

naldim


Idade : 38
Mensagens : 1672
Localização : goiania
Inscrito : 07/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySeg 26 Jan 2009, 16:29

achei essa materia em um forum gringo...
se for do interesse de alguem..
[dicas] Pendulo Sport_rider_lean_angle_600rrforumco
Ir para o topo Ir para baixo
joão paulo
Moderador
joão paulo


Idade : 41
Mensagens : 3294
Localização : Lua....
Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL
Inscrito : 31/12/2007

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySeg 26 Jan 2009, 19:08

boa.... da para ver corretamente a forma e o cg da moto..
Ir para o topo Ir para baixo
Galeski

Galeski


Idade : 40
Mensagens : 657
Localização : Curitiba
Moto : CBR 600 RR 08/08
Inscrito : 08/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyTer 27 Jan 2009, 08:51

Naldin, veja as fotos do Valentino fazendo o pendulo:

[dicas] Pendulo P498536765-4

Essa foto é um pouco forçada, pois é um pendulo total:

[dicas] Pendulo 2007_ValentinoRossi_2

Essa é a ultima foto, de costas:

[dicas] Pendulo Valentino%20Rossi%202_0
Ir para o topo Ir para baixo
Makoto




Idade : 34
Mensagens : 252
Localização : sao paulo
Moto : Hornet 08 ABS
Inscrito : 04/10/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySeg 02 Fev 2009, 15:33

as 5 fotos estao corretas ?? pelo que eu entendi so fala as vantagens e desvantagens mas nao fala se eh o mais seguro
Ir para o topo Ir para baixo
Galeski

Galeski


Idade : 40
Mensagens : 657
Localização : Curitiba
Moto : CBR 600 RR 08/08
Inscrito : 08/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQua 04 Fev 2009, 14:18

Então Makoto, comparando o Contra Esterço com o Pendulo, o pendulo é mais seguro, pois quando vc se desloca para fora da moto, o centro de gravidade dela fica mais ao centro, ou seja, o contato com do pneu com o chão fica maior se vc ficar em cima da moto pra fazer a curva.

O contra esterço é somente pra te ajudar a fazer a curva, porem numa curva bem fechada, vc tem que daitar muito a moto pra terminar a curva, ao contrario do pendulo, que vc não precisa deitar tanto para fazer a curva?

Vc me entendeu ?
Ir para o topo Ir para baixo
betume

betume


Idade : 41
Mensagens : 1037
Localização : salvador
Moto : 600 rr
Inscrito : 27/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQua 04 Fev 2009, 15:39

Galeski,

não entendi direito...
O pendulo é sair do banco e deitar fora da moto...

E o contra esterço ??
Ir para o topo Ir para baixo
Galeski

Galeski


Idade : 40
Mensagens : 657
Localização : Curitiba
Moto : CBR 600 RR 08/08
Inscrito : 08/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQua 04 Fev 2009, 16:42

Isso mesmo Betume, o pendulo é vc sair da moto, dae o centro de gravidade da moto se desloca para onde vc for, por isso que vc não precisa deitar tanto o moto pra fazer a curva.

O Contra esterço é o seguinte, se vc estiver chegando numa curva a esquerda, vc vai virar o guidom para o direita, automaticamente a moto deita para o lado esquedo, dae vc faz a curva tranquilo.

Tente fazer isso quando for no autodromo denovo, funciona, mas eu tenho um pouco de receio, usei uma vez só e não curti muito, prefiro o pendulo, que tmb é mais seguro.
Ir para o topo Ir para baixo
Iko
Moderador
Iko


Idade : 39
Mensagens : 2686
Localização : passo fundo/rs
Moto : R1 , CBR 1000 RR
Inscrito : 01/10/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQua 04 Fev 2009, 16:58

Galeski escreveu:
Isso mesmo Betume, o pendulo é vc sair da moto, dae o centro de gravidade da moto se desloca para onde vc for, por isso que vc não precisa deitar tanto o moto pra fazer a curva.

O Contra esterço é o seguinte, se vc estiver chegando numa curva a esquerda, vc vai virar o guidom para o direita, automaticamente a moto deita para o lado esquedo, dae vc faz a curva tranquilo.

Tente fazer isso quando for no autodromo denovo, funciona, mas eu tenho um pouco de receio, usei uma vez só e não curti muito, prefiro o pendulo, que tmb é mais seguro.


pois eh Galeski.... não so muito fã do contra-esterço.... o correto é sair o mais possível da moto... como vc falou... assim temos muito mais pneu no chão e a moto não inclina tanto... logo.. a velocidade na curva é bem maior!!!

sobre isso questionei o tinho no curso... falei assim pra ele " tinho... eu to andando na borda do pneu e os cara tão m passando a milão na curva... como isso??? " ae ele m explico... quanto mais deitar... menos velocidade... quanto mais sair da moto... mais velocidade.... ai foi questão de dar umas voltas para "reaprender" a fazer curva.. e foi só alegria... depois disso tava andando na cola dos mais Expert´s... hehehe

isso ae.. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.imoveisdopovo.com.br
Makoto




Idade : 34
Mensagens : 252
Localização : sao paulo
Moto : Hornet 08 ABS
Inscrito : 04/10/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQua 04 Fev 2009, 19:11

isso ai do contra-esterço ja testei ... se fazer uma forcinha de nada no guidao ao contrario da curva a moto ja deita absurdo ehehhe

como eu ando em uma rodovia cheio de curvas sinuosas (e eh praticamente sem limite, nao tem radar) os caras grudam na minha traseira nas curvas, entao eu gostaria de saber se eh aconselhavel fazer o curso antes de tentar fazer o pendulo... so vou fazer o curso la no motoschool no final deste ano entao vo ter que me virar por enquanto
Ir para o topo Ir para baixo
Galeski

Galeski


Idade : 40
Mensagens : 657
Localização : Curitiba
Moto : CBR 600 RR 08/08
Inscrito : 08/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQui 05 Fev 2009, 09:48

Cara, vc pode tentar sim, mas antes veja com quem ja fez o curso, pra te mostrar como se faz e manda ver sem medo.

O pendulo tem todo um movimento, tanto quando vc se desloca, onde vc coloca o pé quando esta foda da moto, posição dos braços e direção da sua cabeça e olhar.

Parece dificil né, mas é bem facil, soh veja com quem ha fez o curso pra te mostrar.
Ir para o topo Ir para baixo
EDU77

EDU77


Idade : 47
Mensagens : 463
Localização : Sydney-Australia
Moto : CBR600RR '03 (vendida!)
Inscrito : 08/02/2009

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyDom 08 Fev 2009, 21:40

As duas tecnicas sao muito boas (contra esterco e pendulo) e, na minha opiniao, funcionam ainda melhor se usadas em conjunto. Quem ja andou em autodromo sabe q realmente nao tem como andar rapido sem uma ou outra.
Eu ja tinha visto aquelas imagens do comeco e inclusive discuti a respeito com uns pilotos que eu conheco e nenhum deles concorda com a 5ª. A 4ª parece ser a mais certa na opiniao da maioria...
Ir para o topo Ir para baixo
Smolder

Smolder


Idade : 39
Mensagens : 781
Localização : São Paulo
Moto : CBR 1000RR HRC, GSX-R 750 SRAD, F800 GS e XTZ 250 LANDER
Inscrito : 16/04/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyTer 10 Fev 2009, 09:56

eu fazia a posição 1... hj eu faço a 4... tive um ganho fora do comum

onde eu apanhava ou não raspava a pedaleira.. comecei a raspar com facilidade..

comecei a fazer a posição racing no meu 4 track day.. no quinto.. estava andando absurdamente forte... de perder a traseria lindo a 230 !

na posição racing.. vc ganha muita confiança e passa a entrar bem mais fortes nas curvas.. pelo menos comigo foi assim..

Abs,
Smolder
Ir para o topo Ir para baixo
Rockman55

Rockman55


Mensagens : 99
Localização : sp
Inscrito : 28/12/2007

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyTer 10 Fev 2009, 12:23

pessoal,
só queria acrescentar pra não esquecerem do cotovelo!!!!!!
é muito importante e faz um diferença , pois vc tbem transmite o peso do úmero e adjacentes ...
acho que faltou na materia grinda ...

abrasççoooosssssss
Ir para o topo Ir para baixo
EDU77

EDU77


Idade : 47
Mensagens : 463
Localização : Sydney-Australia
Moto : CBR600RR '03 (vendida!)
Inscrito : 08/02/2009

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptyQua 11 Fev 2009, 07:58

Galera eu lembrei desse video aqui:

Eu sei que ta em ingles e nem todo mundo aqui vai entender tudo. Mas acho q so de assistir ja da pra dar uma boa ideia doq ele ta tentando passar. Com certeza me ajudou mto... Eu era um dos q sempre tirava a bunda toda do banco e me pendurava do lado da moto achando q era o jeito certo. Depois de assistir esse video e tentar durante um trackday todo eu baixei meu tempo em mais de 2 segundos... fora que dai em diante eu so nao raspo o joelho na reta mesmo! hahahahaha
Brincadeiras a parte, tem bastante coisa legal ai sobre como se posicionar na moto em curva e frenagem. Infelizmente eu nao manjo nada de computador, senao ate faria uma versao com legenda pra galera.
Ir para o topo Ir para baixo
Lukinha PANETTRON

Lukinha PANETTRON


Idade : 44
Mensagens : 458
Localização : Jundiaí SP
Moto : CBR 1000RR 2007 preta
Inscrito : 28/09/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySex 20 Fev 2009, 06:22

esse video é muito bom mesmo, nem precisa entender o q ele fala, varias dicar importantes como apontar o quadril pra onde vc quer ir e colocar o cabeção onde estaria o retrovisor
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legiaoperdidamc.com
agaelema

agaelema


Idade : 37
Mensagens : 594
Localização : Bauru
Moto : Honda CBR450 89
Inscrito : 05/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySex 20 Fev 2009, 10:10

Edu, se você tiver tempo disponível para escrever a tradução do que o instrutor fala eu me disponho a montar a legenda e disponibilizar o vídeo para o pessoal!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.studiomusicplug.com
oklahoma

oklahoma


Idade : 47
Mensagens : 1782
Localização : ssp
Moto : a minha
Inscrito : 01/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySex 20 Fev 2009, 16:35

nossa agaelema... isso seria muuuuuuuito bom pra todos aqui!!
bela iniciativa!!

abraçoOoOk
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo

Hugo


Idade : 33
Mensagens : 824
Localização : Orindiuva
Moto : Ainda nao tenho (rsrs)
Inscrito : 04/01/2009

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySex 20 Fev 2009, 16:57

Galera, pra um cara novato nas SS carenadas e tudo mais, é fróid ele sair pra pista e conseguir fazer as curvas?
fazer o pêndulo por exemplo?
como fica?

abraçoooOooOK
Ir para o topo Ir para baixo
Lukinha PANETTRON

Lukinha PANETTRON


Idade : 44
Mensagens : 458
Localização : Jundiaí SP
Moto : CBR 1000RR 2007 preta
Inscrito : 28/09/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySáb 21 Fev 2009, 00:30

fazer pendulo é facil, dificil é fazer da maneira certa

se vc passar uma tarde no famoso S de Morungaba, vc vai ver neguinho fazendo de tudo, pendulo, relogio cuco, big ben.....
tem de tudo, gente q fez os melhores cursos e gente q acabou de sair do velotrol tirando a bunda do banco
nem sempre ralar o joelho no chao é coisa de quem anda bem de moto
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legiaoperdidamc.com
naldim

naldim


Idade : 38
Mensagens : 1672
Localização : goiania
Inscrito : 07/08/2008

[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo EmptySáb 21 Fev 2009, 02:51

ANIMAL o video..
eu diria que vale um topico novo!

serio.. otima dica
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[dicas] Pendulo Empty
MensagemAssunto: Re: [dicas] Pendulo   [dicas] Pendulo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[dicas] Pendulo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pendulo
» a arte do pendulo e contra esterço
» Relato Definitivo sobre "Pêndulo"...
» Pêndulo num curva "hanging-off"
» Dicas de Segurança

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HONDA CBR BRASIL :: SEGURANÇA EM DUAS RODAS :: PILOTAGEM-
Ir para: