Assunto: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Sáb 09 Nov 2013, 20:49
Galera assistindo um vídeo do Durval Careca, ele disse que se o SAG (Suspension Adjustments Gap) usado de maneira errada, pode gastar o pneu de maneira errada. Ou seja se vc tem um determinado peso, ex: 80 kg e a moto vem original de fabrica para uma pessoa de 70 kg, o pneu vai gastar errado??? Será que é isso mesmo? Pq se for a maioria que compra moto e não faz os devidos ajustes, o pneu irá durar bem menos que o pneu pode render. Alguém sabe se isso procede? Fiquei curioso agora Olha ai o vídeo ele fala a partir de 2:25m
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Sáb 09 Nov 2013, 21:12
Claro, ,mexi no ajuste da suspa traseira pra deixar mais confortável pra garupa e agora ficou uma merda .Toda hora liga o controle de tração e decola a frente a toa. Mas parece um Landau de macia.
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 10 Nov 2013, 12:56
Rapaz eu estou penando com isso! Troquei os retentores e o óleo das bengalas dianteiras e o mecânico desregulou tudo, tanto a pré-carga quanto o retorno. Toda hora to tentando fazer o ajuste mas não ta ficando como antes. Hora a moto fica mais dura e difícil de curvar hora fica macia demais e perigosa deitando fácil ao ponto de eu quase levar alguns chão bestas.
Se alguém tiver um TUTORIAl de ajuste seria uma boa postar pra galera, que como eu, ta apanhando nesse quesito!
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 10 Nov 2013, 13:12
Achei esse aqui, dá uma olhada aew vê se ajuda: http://blogduasrodas.motonline.com.br/2008/01/31/tabela-para-a-regulagem-do-sag-da-suspensao-de-sua-moto/
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 10 Nov 2013, 14:06
jhonnyz750 escreveu:
Achei esse aqui, dá uma olhada aew vê se ajuda: http://blogduasrodas.motonline.com.br/2008/01/31/tabela-para-a-regulagem-do-sag-da-suspensao-de-sua-moto/
Valeu jhonny, vou dar uma lida com calma!
dschenkel
Idade : 54 Mensagens : 925 Localização : Porto Alegre/RS Moto : CBR600RR/Daytona 675 na pista Inscrito : 11/11/2010
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 10 Nov 2013, 15:50
bendrath escreveu:
Rapaz eu estou penando com isso! Troquei os retentores e o óleo das bengalas dianteiras e o mecânico desregulou tudo, tanto a pré-carga quanto o retorno. Toda hora to tentando fazer o ajuste mas não ta ficando como antes. Hora a moto fica mais dura e difícil de curvar hora fica macia demais e perigosa deitando fácil ao ponto de eu quase levar alguns chão bestas.
Se alguém tiver um TUTORIAl de ajuste seria uma boa postar pra galera, que como eu, ta apanhando nesse quesito!
Abraço
Vei! Coloca as regulagens dos amortecedores na regulagem do manual (original de fabrica). Eh um otimo ponto de inicio. Depois vc vai ajustando cfme tua tocada. O ajuste de mola faz pelo SAG ou coloca no meio, que seria para piloto+equips =75kg. Abre toda mola e depois fecha tudo, conta o numero de voltas e encontra a posicao central. Assim vc tem um bom ponto inicial para comecar a ajustar.
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 10 Nov 2013, 17:37
dschenkel escreveu:
bendrath escreveu:
Rapaz eu estou penando com isso! Troquei os retentores e o óleo das bengalas dianteiras e o mecânico desregulou tudo, tanto a pré-carga quanto o retorno. Toda hora to tentando fazer o ajuste mas não ta ficando como antes. Hora a moto fica mais dura e difícil de curvar hora fica macia demais e perigosa deitando fácil ao ponto de eu quase levar alguns chão bestas.
Se alguém tiver um TUTORIAl de ajuste seria uma boa postar pra galera, que como eu, ta apanhando nesse quesito!
Abraço
Vei! Coloca as regulagens dos amortecedores na regulagem do manual (original de fabrica). Eh um otimo ponto de inicio. Depois vc vai ajustando cfme tua tocada. O ajuste de mola faz pelo SAG ou coloca no meio, que seria para piloto+equips =75kg. Abre toda mola e depois fecha tudo, conta o numero de voltas e encontra a posicao central. Assim vc tem um bom ponto inicial para comecar a ajustar.
É o que eu to fazendo dschenkel! Peguei o manual e voltei tudo ao ponto zero como a moto saiu da CC. Mas nele só tem referência sobre a pré-carga, não fala nada da posição de retorno, então a pré-carga ajustei como original de fábrica e estou tentando ajustar o retorno. São duas voltas e dei uma completa, ou seja, seria o meio-termo, mas não ficou legal..é tentativa e erro... O post do jhonny foi muito bom pra tentar entender o quanto é complexa essa questão, mas muito técnico, não entendi bulhufas! rsrsrsrs
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Qui 14 Nov 2013, 01:59
bendrath escreveu:
dschenkel escreveu:
bendrath escreveu:
Rapaz eu estou penando com isso! Troquei os retentores e o óleo das bengalas dianteiras e o mecânico desregulou tudo, tanto a pré-carga quanto o retorno. Toda hora to tentando fazer o ajuste mas não ta ficando como antes. Hora a moto fica mais dura e difícil de curvar hora fica macia demais e perigosa deitando fácil ao ponto de eu quase levar alguns chão bestas.
Se alguém tiver um TUTORIAl de ajuste seria uma boa postar pra galera, que como eu, ta apanhando nesse quesito!
Abraço
Vei! Coloca as regulagens dos amortecedores na regulagem do manual (original de fabrica). Eh um otimo ponto de inicio. Depois vc vai ajustando cfme tua tocada. O ajuste de mola faz pelo SAG ou coloca no meio, que seria para piloto+equips =75kg. Abre toda mola e depois fecha tudo, conta o numero de voltas e encontra a posicao central. Assim vc tem um bom ponto inicial para comecar a ajustar.
É o que eu to fazendo dschenkel! Peguei o manual e voltei tudo ao ponto zero como a moto saiu da CC. Mas nele só tem referência sobre a pré-carga, não fala nada da posição de retorno, então a pré-carga ajustei como original de fábrica e estou tentando ajustar o retorno. São duas voltas e dei uma completa, ou seja, seria o meio-termo, mas não ficou legal..é tentativa e erro... O post do jhonny foi muito bom pra tentar entender o quanto é complexa essa questão, mas muito técnico, não entendi bulhufas! rsrsrsrs
Esses vídeos do Dave são excelentes aulas de regulagem de suspensão. O segundo é somente a primeira parte de uma série sobre ajuste da bike. https://www.youtube.com/watch?v=mK3flKxf41U https://www.youtube.com/watch?v=u0iQ2kEZsaMD
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Sáb 23 Nov 2013, 20:39
bendrath escreveu:
dschenkel escreveu:
bendrath escreveu:
Rapaz eu estou penando com isso! Troquei os retentores e o óleo das bengalas dianteiras e o mecânico desregulou tudo, tanto a pré-carga quanto o retorno. Toda hora to tentando fazer o ajuste mas não ta ficando como antes. Hora a moto fica mais dura e difícil de curvar hora fica macia demais e perigosa deitando fácil ao ponto de eu quase levar alguns chão bestas.
Se alguém tiver um TUTORIAl de ajuste seria uma boa postar pra galera, que como eu, ta apanhando nesse quesito!
Abraço
Vei! Coloca as regulagens dos amortecedores na regulagem do manual (original de fabrica). Eh um otimo ponto de inicio. Depois vc vai ajustando cfme tua tocada. O ajuste de mola faz pelo SAG ou coloca no meio, que seria para piloto+equips =75kg. Abre toda mola e depois fecha tudo, conta o numero de voltas e encontra a posicao central. Assim vc tem um bom ponto inicial para comecar a ajustar.
É o que eu to fazendo dschenkel! Peguei o manual e voltei tudo ao ponto zero como a moto saiu da CC. Mas nele só tem referência sobre a pré-carga, não fala nada da posição de retorno, então a pré-carga ajustei como original de fábrica e estou tentando ajustar o retorno. São duas voltas e dei uma completa, ou seja, seria o meio-termo, mas não ficou legal..é tentativa e erro... O post do jhonny foi muito bom pra tentar entender o quanto é complexa essa questão, mas muito técnico, não entendi bulhufas! rsrsrsrs
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 24 Nov 2013, 10:39
Fala jhnonnyz750! Blz?
Consegui sim, mas foi tudo baseado no "zoiômetro e no achismo", nada técnico! rsrsrs Joguei a configuração original de fábrica e fui mexendo e testando. A melhor configuração, a que está agora, foi aumentar a pré-carga dianteira em um nível e o retorno em 60%, e na traseira a pré-carga na posição 5 ( a 929 tem 9 posições) e o retorno também em 60%.
Não ta 100%, mas ta bem melhor, acho que o que está contribuindo também é o meu pneu traseiro que ta chegando no fim da vida útil dele hehehe
Assunto: Re: SAG da suspa de sua moto regulado errado gasta pneu errado? Dom 24 Nov 2013, 19:54
bendrath escreveu:
Fala jhnonnyz750! Blz?
Consegui sim, mas foi tudo baseado no "zoiômetro e no achismo", nada técnico! rsrsrs Joguei a configuração original de fábrica e fui mexendo e testando. A melhor configuração, a que está agora, foi aumentar a pré-carga dianteira em um nível e o retorno em 60%, e na traseira a pré-carga na posição 5 ( a 929 tem 9 posições) e o retorno também em 60%.
Não ta 100%, mas ta bem melhor, acho que o que está contribuindo também é o meu pneu traseiro que ta chegando no fim da vida útil dele hehehe
Abraço
Blz manolo. Legal man, aos poucos vai pegando as manhas, o esquema é anotar os parâmetros e andar pra ver como ficou e ir ajustando conforme for melhorando. Vou começar a mexer na minha pra ver, mas quero esperar pra quando eu for trocar os sapatos dela. Abrass.