| Como medir o nível do óleo da CBR 1000F | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
MAURANDRADE
Idade : 65 Mensagens : 80 Localização : Rio de Janeiro Moto : CBR 1000F Inscrito : 07/08/2013
| Assunto: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Qua 29 Jan 2014, 20:51 | |
| Prezados,
Depois de muito pesquisar e sem sucesso, gostaria de saber se para ter a medida do nível do óleo corretamente, tenho que colocar a moto no descanso central ou não.
Trata-se de uma CBR 1000F 1993.
Obrigado. | |
|
| |
Luiz Carlos
Idade : 65 Mensagens : 424 Localização : Capital/SP Moto : CBR 1000F ano 90 Inscrito : 19/01/2008
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Qui 30 Jan 2014, 17:55 | |
| Exatamente..... P/ uma medição correta, a CBR 1000F tem de estar apoiada sobre o cavalete central e este sobre piso plano.
OBs: Eu, particularmente, costumo medir o nível do óleo com o motor frio, embora as montadoras sugiram o contrário. | |
|
| |
MAURANDRADE
Idade : 65 Mensagens : 80 Localização : Rio de Janeiro Moto : CBR 1000F Inscrito : 07/08/2013
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 31 Jan 2014, 13:51 | |
| Obrigado por responder.
A minha dúvida é que algumas pessoas dizem que tem que ser no cavalete central, outras dizem que tem que ser com a moto reta normalmente. Oque me deixa confuso é que motos com o cavalete central hoje é coisa rara e todas medem o óleo normalmente, porque a CBR 1000F seria diferente?
Já medi das 2 maneiras, quando está no cavalete nem suja a vareta, e da outra forma o óleo estava dentro do nível. | |
|
| |
Luiz Carlos
Idade : 65 Mensagens : 424 Localização : Capital/SP Moto : CBR 1000F ano 90 Inscrito : 19/01/2008
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 31 Jan 2014, 14:59 | |
| Embora o manual diz p/ pôr no cavalete central, se vc deixá-la perpendicular ao solo também dá p/ medir. Eu faço isso sempre, com a minha Tornado 250cc que não conta com cavalete central. P/ isso eu uso calços de madeira na ponta do pezinho até ela ficar na perpendicular. Faço isso na CBR também, visto que ela é meio "enjoadinha" p/ pôr no cavalete, mas nunca imaginei que pudesse dar diferença na medição. Vou tirar essa dúvida amanhã mesmo. Depois eu posto o resultado. | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 31 Jan 2014, 15:14 | |
| Dá diferença e muita, a última moto que eu tive com cavalete central foi uma CB 450 e era fácil colocar, mas uma CBR 1000F no cavalete com 54 aninhos já fica um pouco mais difícil né !!!! kkkkkkkkkkkkkkk | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 31 Jan 2014, 16:09 | |
| Luiz Carlos, aproveitando a oportunidade, eu vou trocar pela primeira vez o óleo e o filtro da minha MILA, você sabe me dizer se a nossa moto pode usar óleo semi sintético? eu estou pensando em colocar o Motul 5100. O filtro eu já consegui um K&N 303, dizem que é o melhor mas estou em dúvida a respeito de um bom óleo. Obrigado. | |
|
| |
Luiz Carlos
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 31 Jan 2014, 19:49 | |
| Não resisti à curiosidade e já fui logo medir o nível do óleo da minha CBR. rsrs
De fato, notei uma diferença sim, mas no meu caso até que ela foi pequena.
Primeiro medi c/ a moto na perpendicular e o nível ficou cerca de 1mm acima do máximo. Depois medi com ela no cavalete e o nível ficou cerca de 2 mm abaixo do máximo.
É importante dizer que ela está c/ exatamente 3,8 litros de óleo no cárter. Digo isso porque troquei o óleo na semana passada e ainda nem andei com ela. Outra coisa que eu observei é que entre as marcas "mínima e máxima" da vareta cabem + ou - 200 ml de óleo.
Quanto ao óleo, não sei te dizer nada a respeito dos semi sintéticos e sintéticos p/ essa moto. Só sei que uma vez coloquei MOTUL 3000 na minha e senti a embreagem patinar um pouco quando eu despejava potência em médias rotações. Depois disso só usei Mobil 20w50 JASO MA (Mobil "preto", como é mais conhecido)
Filtro de óleo também, até hoje só usei o FRAN que é o mesmo usado nas "sete galos" nacionais.
Se vc usar o MOBIL 5100, não deixe de postar seus comentários à respeito do comportamento da moto. De repente pode ser útil p/ todos nós, proprietários de CBR 1000F.
Abs | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 31 Jan 2014, 20:55 | |
| Bom,,sobre o óleo eu digo ,,time que tá ganhando não se mexe! tenho minha 929 que saiu de fabrica com mobil 20w50 e até hoje é mobil ,,já outra moto mais nova que tenho que saiu com motul 5w40 ,,é é esse para sempre!!! tenho medo de mexer em óleo e dar fumaça!! | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Seg 03 Fev 2014, 09:31 | |
| kkkkkkkkkkkkk, pode fumaçar mesmo.
Eu sempre usei o MotUl 3000 na minha Comet GTR, e fiquei muito satisfeito com o resultado, mas a uns 5 meses eu troquei a Comet por essa CBR e vou trocar o óleo e filtro, segundo relatos aqui no fórum o melhor filtro para nossas motos é o K&N (KN-303), como eu consegui comprar um por R$ 50,00 achei que valia a pena experimentar.
O meu medo de colocar o motul 5100 é de dar algum problema, já que o ex dono sempre usou o mobil. | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Seg 03 Fev 2014, 10:10 | |
| Eu não arriscaria no óleo!!!O filtro tudo bem pois uso tb o da marca K&N! Abraço!! | |
|
| |
Luiz Carlos
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Seg 03 Fev 2014, 14:05 | |
| Eu já tenho mais medo de trocar o filtro que o óleo. rsrs
E vou dizer o porquê:
Ultima troca da CBR, tentei colocar um filtro que o mecânico tinha lá na oficina dele (não lembro a marca) que dizia na embalagem que era indicado p/ todas as motos HONDA acima de 400cc.
Aparentemente o filtro era igual ao FRAN (modelo original) que eu tinha na CBR. Mesmo "corpo", mesma rosca e mesma boca. Só que eu fiquei meio cismado e pedi p/ o mecânico não danificar o meu FRAN no momento da retirada. Ele, c/ bastante cuidado retirou o filtro velho na mão, sem causar avarias. Colocamos o filtro novo e na hora da dar a partida, a luz vermelha não apagava nem com reza brava. Foi aí que a "pulguinha" começou a morder as orelhas. rsrs
Resolvemos então retirar o filtro novo, mas ele já não saia mais na mão......só na chave de fenda. (jeitinho brasileiro) rsrs
Esgotamos o filtro velho e o recolocamos no seu devido lugar e foi só dar duas partidas (sem ignição) que a luzinha vermelha apagou.....ufa !!!
Mecânico amigo meu disse: Ainda bem que a sua moto tem luz de óleo. Se fosse outra ia andar uns 10 quarteirões e ia parar com o motor travado. kkkkkkkkkkkkk
Outra experiência:
Anos atrás, tinha uma XT 225, mas o motor já tava meio que fumaçando um pouco. Como era moto de trampo, nem liguei.....usava ela só nos "corres" do dia a dia. Logo na primeira troca de óleo que eu fiz, um outro mecânico disse que o filtro de óleo dela era igual ao da Fazer 250cc e era mesmo pq eu ví. Só que no mesmo dia, na marginal Tietê, o motor parou e ela voltou em cima da carroceria de uma Montana desse mecânico que é meu amigo. Ele fez o teste de pressão de óleo por um parafusinho (bujão) que fica no cabeçote e nada.......o óleo não subia. Quando tiramos a tampa de válvula já deu p/ ver que faltou lubrificação do eixo comando e ele travou, mas não fundiu........só ficou azulado e empenou a válvula de escape. Sorte minha que foi só isso.
Resumindo, eu peguei foi trauma de trocar filtro de óleo das minhas motos por modelos diferentes do recomendado pelo fabricante. rsrs
Abraços a todos. | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Seg 03 Fev 2014, 15:57 | |
| Você não deu sorte com os filtros mesmo.
Mas o K&N é um filtro muito bom, inclusive o de ar será minha próxima aquisição, muita gente que usa recomenda e dizem que o rendimento da moto fica excelente. | |
|
| |
Luiz Carlos
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Seg 03 Fev 2014, 18:58 | |
| De fato, até hoje eu só ouvi falar bem dos filtros K&N, mas o fato curioso é que meu filho tem uma Comet 250cc que tava "amarrando" em alta. Era filtro de ar sujo que o ex-dono nunca havia trocado. Foi pesquisar o preço do filtro original, um absurdo. Acabou comprando o K&N esportivo/lavável, (mais barato que o original) mas segundo ele a moto continuou uma merda em alta. Tirou o K&N, vendeu e deixou a Comet sem filtro. Só com uma telinha fininha, daquelas que a gente usa em ar condicionado e a moto ficou bala. Na minha CBR eu substitui o papel do filtro original por uma placa de espuma de 10mm. Aproveitei só a "gaiola" do filtro original. Senti que o desempenho dela também melhorou, mas porque o filtro velho já tava preto/parcialmente obstruido pela sujeira. Dias atrás, retirei o filtro de espuma p/ ver como ele estava e pude constatar que a espuma segura até fumaça de caminhão, pois a espuma de cor azul clara começou a ficar preta na parte da entrada do ar.......sinal de que está filtrando bem. Do lado da saída do ar, continua azul clara. Agora, p/ se livrar das impurezas é só lavá-la com querosene, água e sabão neutro, embebê-la no óleo hidráulico, espremer e pôr ela na gaiola de novo. Pronto, tá limpinha.....filtro novo. rsrs
À propósito MAURANDRADE, vc que já teve uma Comet, nunca teve esse problema, dela amarrar em alta ? | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Ter 04 Fev 2014, 10:02 | |
| Minha Comet GTR 250 era um filé andava bem em alta e baixa, 2008 carburada que eu mesmo cuidava dela. Coloquei um filtro lavável Moldspuma que a moto melhorou muito o desempenho, eu mesmo instalei: Velas Irídium, retrovisor com led, xenon, slider, manete esportiva, adesivo TNT, ponteira esportiva e sei mais oque. A 5 meses atrás eu dei ela mais 7000 na minha Mila. Olha ela aí !!! | |
|
| |
Luiz Carlos
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Ter 04 Fev 2014, 13:39 | |
| Legal, eu já andei na Comet do meu filho (essa já é a segunda dele) e também gostei muito, masssssssssssssss CBR 1000F é CBR 1000F e ponto. Pena vc não ter ficado com as duas. | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Ter 04 Fev 2014, 14:49 | |
| Sinceramente, eu gostava muito da moto mas em 3 anos que fiquei com ela não andei nem 500Kms, para quem usa essa moto diariamente vai ter muita dor de cabeça, ainda mais agora que todas as CC saíram da capital do RJ. Quem tem Kasinsk aqui no RJ ta passando sufoco. | |
|
| |
Luiz Carlos
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Ter 04 Fev 2014, 15:00 | |
| Pois é......meu filho usa a Comet p/ o trabalho, mas ela nunca deu problema. Isso pq ele anda quase 100 km/dia (em média). P/ fins de semana ele conta c/ uma Suzuki GSXR 750W que anda que nem o capeta. rsrs
Até hoje ele só trocou óleo, pneu e relação da Comet. Faz 25 km/l na cidade e é bem macia p/ andar. Mas, o ponto forte dessa moto é que ela não é visada p/ roubos, pelo menos aqui em SP e isso deixa ele mais tranquilo. | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Ter 04 Fev 2014, 15:53 | |
| Tem um relato no www.cometonline.com.br em que o dono de uma Comet GTR 250, foi abordado por alguns ladrões em um carro e foi retirado da moto e colocado no carro com 4 ladões em quanto um deles montou na cometinha e saiu andando.
Segunda a vítima, ele disse para o bando que se tratava de uma motinha de 250 cilindradas, aí o bandido disse: "Cala a boca seu FDP tá querendo me enrolar é? " depois de muita insistência o ladrão disse para o que estava na moto: "O mané, da uma esticada aí na motoca e vê qual é" o malandro deu uma esticada e a moto não apresentou o desempenho esperado !!! kkkkkkk Aí os caras abandonaram a moto e o dono na estrada, deram uma porrada no cara e disseram: "isso é pra você aprender a andar numa moto decente" kkkkkkkkkkkk
Pode procurar lá que vai achar!!! | |
|
| |
Luiz Carlos
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Ter 04 Fev 2014, 22:13 | |
| A GTR é estilosa mesmo, assim como a Ninjinha. De longe parece até uma speed.
A do meu filho não é GTR.....é aquela pelada, sem carenagem. Dá p/ notar tranquilamente que é uma Comet e deve ser por isso que os ladrões passam até longe dela, tadinha. Melhor assim, né ? rsrs | |
|
| |
Gamander
Idade : 62 Mensagens : 16 Localização : Florianópolis Moto : CBR1000F Inscrito : 31/03/2012
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Sex 07 Fev 2014, 15:59 | |
| Olá amigo Mauro! Olha só, a moto pode estar quente ou fria, desde que parada pelo menos uns 5minutos. Deve estar parada horizontalmente, não no cavalete pois desta forma ela fica inclinada para frente e não é correto. No pé lateral também não. Somente parada apoiada pelos pneus você consegue medir corretamente. Esta informação está na página 28 do manual da moto. Abraço amigo. | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Qua 12 Fev 2014, 16:36 | |
| Obrigado pela ajuda, eu sempre medi o nível assim mesmo, mas me disseram que nessa moto teria que ser no cavalete central, eu achei que ela fica enclinada para frente e também dá muita diferença no nível. | |
|
| |
Véio Mussa
Idade : 70 Mensagens : 596 Localização : Rio Grande do Sul Moto : CBR 1000 F Inscrito : 27/11/2007
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Qui 06 Mar 2014, 12:32 | |
| Maurandrade... O nível do óleo deve ser medido sempre a com a moto no cavalete central... É isso que consta do manual (pelo menos no manual original da minha) e aparentemente o Gamander se enganou...
Mas se ainda resta alguma dúvida, na próxima troca de óleo você poderá verificar que ao se colocar a quantidade de óleo recomendada, (com a moto no cavalete central) o nível vai ficar exatamente na marca superior da vareta...OK
Abraço | |
|
| |
MAURANDRADE
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Qua 12 Mar 2014, 10:48 | |
| Obrigado pela dica, eu notei que no cavalete central a vareta nem suja, mas com a moto na posição normal o óleo fica no nível. Mas de qualquer maneira eu vou trocar o óleo esse fim de semana a tirar a prova definitiva. vou medir com as duas posições e posto o resultado aqui. | |
|
| |
i9solution
Idade : 48 Mensagens : 106 Localização : são bernardo do campo Inscrito : 27/10/2014
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F Dom 05 Jul 2015, 20:13 | |
| PESSOAL... Tenho kit com suporte GIVI Baú e duas maletas laterais 1000,00 (Importado da Italia) Só instalar. Whattsap 11 9 6679 0187 | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como medir o nível do óleo da CBR 1000F | |
| |
|
| |
| Como medir o nível do óleo da CBR 1000F | |
|