Prezados, estava procurando alguma informação a respeito de regulagem de carburadores, e encontrei no site SUZUKIONLINE um tutorial muito bem elaborado feito pelo Sr.Carlos Mello.
Gostei tanto da matéria que resolvi postar aqui para ajudar nossos companheiros, que estão querendo encarar essa empreitada.
PROCEDIMENTOS PARA ALINHAR, EQUALIZAR, REGULAR CARBURADORES
Mensagem por Carlos Mello em Sex 12 Mar 2010, 00:38 Site Suzukionline
A matéria original encontra-se aqui: http://www.suzukionline.org/t7759-procedimentos-para-alinhar-equalizar-regular-carburadores
Procedimento para alinhar os carburadores (4)
Após a montagem dos carburadores e estarem ligados uns aos outros devemos alinhar os mesmos observando o seguinte:
Um dos carburadores é o MESTRE (geralmente o 3º da esquerda pra direita) os demais são ESCRAVOS, o que quer dizer:
O 3º carburador é o único que não tem ajuste de equalização portanto este é o MESTRE, os demais possuem, portanto estes são os ESCRAVOS, que devem ser ajustados conforme o MESTRE.
-Desregule o parafuso de ajuste da rotação (borboleta) folgando todo.
-Através da borboleta verifique contra luz se há alguma abertura, observando sempre que o carburador de referencia é o MESTRE.
-Caso os ESCRAVOS estejam desregulados regule conforme o MESTRE, girando os parafusos de equalização do carburador referido.
-Após regular procure como referencia o 2º orifício na saída dos carburadores (Venturi), alinhando a borboleta ao 2º orifício citado do carburador MESTRE e se as demais borboletas ao 2º orifício dos carburadores ESCRAVOS estão no mesmo alinhamento ao do MESTRE.
-Acione as borboletas movendo a mola de aceleração, verificando se as aberturas das borboletas estão iguais, ajuste se necessário.
-Se estiverem todos alinhados, passe para o procedimento do pré-ajuste da marcha lenta (AR)
Procedimento do pré-ajuste da marcha lenta (AR)
-Ajuste os parafusos de marcha lenta (AR) girando no sentido horário (fechando) até o final sem forçar, observando a posição da fenda do parafuso.
-Observe na saída dos carburadores (Venturi) se todas as pontas dos parafusos de ar estão do mesmo tamanho (iguais), caso não esteja solte-o e verifique o porquê.
-Ajuste os parafusos de marcha lenta (AR) após estar todo fechado, girando no sentido anti-horário dando duas (2) voltas, observando depois na saída dos carburadores (Venturi) se todos estão do mesmo tamanho, (iguais).
-Estando tudo normal instale os carburadores.
Procedimento para preparar para equalização
-Carburadores instalados, feche a mangueira que sai de um dos carburadores (geralmente esta no 4º carburador) que liga na chave de combustível e no PAIR.
-Alimente os carburadores com combustível através de uma mangueira e um vasilhame.
-Carburadores alimentados, puxe o afogador e dê partida no motor, procurando ajustar no afogador 1500 a 2000 RPM.
-Ajuste no parafuso de rotação (borboleta) no sentido horário, até equalizar ou superar a rotação do afogador.
-Normalize o afogador, e ajuste pelo parafuso de rotação (borboleta) deixando entre 1500 a 1700 RPM
-Mantenha a maquina ligada durante uns 5 minutos prá chegar à temperatura normal de funcionamento do motor.
-desligue o motor
-Desconecte a mangueira e os conectores que estão fechando as tomadas de medição de vácuo de cada carburador.
-Conecte as mangueiras de cada vacuômetro nas tomadas de medição de cada carburador.
-Feche as mangueiras de medição ligadas, estrangulando ou fechando as válvulas do equalizador.
-Parta o motor normalmente sem afogador e sem acelerar.
-Alinhe as mangueiras de medição desestrangulando ou abrindo as válvulas lentamente.
Procedimento para equalizar os carburadores (4)
OBSERVAÇÃO: lembre se que, os carburadores ESCRAVOS são os que têm regulagens e que devem ser regulados conforme o referencial, o MESTRE.
Ajuste os ESCRAVOS para os valores do vácuo do MESTRE
Ajuste a rotação (borboleta) só depois de ajustar a equalização dos carburadores ESCRAVO
-Após ajustado as equalizações venha aumentar a rotação, diminua a rotação pelo parafuso de ajuste de rotação (borboleta) para o valor de referencia (1500 ou 1700 RPM)
-Após ajustado as equalizações venha diminuir a rotação, aumente a rotação pelo parafuso de ajuste de rotação (borboleta) para o valor de referencia (1500 ou 1700 RPM)
-Ajuste até os valores de vácuo nos quatro (4) carburadores estar iguais.
-Carburadores equalizados vá ao parafuso de rotação (borboletas) e ajuste a rotação mínima dado pelo fabricante (1100 a 1200 RPM).
Procedimento para ajuste da marcha lenta
SE O MOTOR ESTIVER TRABALHANDO OSCILANDO:
-Com a chave de fenda especial ajuste o parafuso de ar (marcha lenta) em cada carburador da seguinte forma:
-Gire ½ (meia) volta o parafuso de ar (marcha lenta) no sentido horário (fechando) observando o funcionamento do motor, caso tender a piorar a oscilação retorne para a posição inicial.
-Gire ½ (meia) volta o parafuso de ar (marcha lenta) no sentido anti-horário (abrindo) observando o funcionamento do motor, caso tender a oscilar retorne para a posição inicial, caso tender a acelerar mantenha na posição, observando a oscilação, caso mantenha, volte o ajuste para a posição inicial.
-Repita os ajustes acima descritos em todos os carburadores até normalizar a oscilação.
-Caso a rotação sofra alteração reajuste o parafuso de rotação (borboleta) para rotação nominal (1100 a 1200 RPM)
-Reveja a equalização verificando a indicação no vacuômetro, que não deve ter alterado nada ou bem pouco, reajuste se necessário.
SE O MOTOR NÃO ESTIVER TRABALHANDO OSCILANDO OU AO TERMINO DOS AJUSTES ACIMA:
-Com o motor em 1100 ou 1200 RPM ajuste cada carburador pelo ajuste de ar (marcha lenta) usando a chave de fenda especial da seguinte forma: (ajuste fino)
-Gire o parafuso de ajuste de ar no sentido horário (fechando) até sentir o motor oscilar, retorne no sentido anti-horário até parar a oscilação.
-Proceda este ajuste em cada carburador, pois neste caso não existe MESTRE nem ESCRAVO.
-Reveja a equalização verificando a indicação no vacuômetro, que não deve ter alterado nada ou bem pouco, reajuste se necessário.
-Desligue o motor e parta novamente sem acelerar.
-Desligue o motor.
OBSERVAÇÂO:
Veja que nenhum momento se usou o acelerador e sim os parafusos de ajuste.
Procedimento de teste funcional de aceleração
-Desconecte as mangueiras de cada vacuômetro das tomadas de medição de cada carburador
-Conectar a mangueira e os conectores que fecham as tomadas de medição de vácuo de cada carburador.
-Feche a mangueira que sai de um dos carburadores (geralmente esta no 4º carburador) que liga na chave de combustível e no PAIR.
-Ligue o motor
-Acelere o motor verificando a resposta de aceleração e desaceleração, tem que ser a mesma.
-Acelere até 3000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Acelere até 5000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Acelere até 7000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Nos 3 itens acima de aceleração, a retomada e a conservação do patamar de rotação de cada estagio não deve haver falhas, com isto testamos retomada e aceleração em média.
-Acelere até 10000 RPM segure por uns instante e largue, repita por 3 vezes, deverá elevar a aceleração sem falhas com o motor funcionando cheio mantendo no instante que manter seguro, com isto testamos o estagio de alta.
GRANDE ABRAÇO A TODOS