| CBR 900 Temperatura | |
|
+9sgtluna Erich Johnson nato900. ratelest lexus21 joão paulo souza OSSO Daniel RR 13 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Daniel RR
Idade : 45 Mensagens : 18 Localização : Presidente Prudente - SP Moto : CBR 900 RR Fireblade Inscrito : 25/04/2010
| Assunto: CBR 900 Temperatura Dom 25 Abr 2010, 10:41 | |
| Olá galera, saudações a todos... eu sou novo aqui no forum, eu sempre li os posts e me registrei para trocar umas idéias. Recentemente comprei uma CBR 900 RR Fireblade 98/99 ( moto muito boa, kilometragem 29.000 rodada ). A dúvida é o seguinte... eu percebo que a moto trabalha em uma temperatura muito alta, na rodovia fica a 85º mas na cidade chega a 105º e liga a ventuinha... isso pode trazer algum dano ao motor?? nao deveria ligar antes??... pois 105º é quente de mais rsrss. | |
|
| |
OSSO
Idade : 42 Mensagens : 890 Localização : RIO DE JANEIRO Moto : CBR1000RR FIRE BLADE 2006 COM 5200KMS RODADOS Inscrito : 25/12/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Dom 25 Abr 2010, 11:49 | |
| KARA BEM VINDO!!! NÃO SOU PHD NO ASSUNTO, MAS ACHO Q ISSO É NORMAL. A MOTO NA ESTRADA VC ANDA EM VELOCIDADE ALTA E O AR AJUDA A RESFRIAR O MOTOR. JÁ NA CIDADE A VELOCIADE É MENOR E A TEMPERATURA AUMENTA UM POUCO. MAS ACHO Q TUDO DENTRO DA NORMALIDADE. | |
|
| |
Daniel RR
Idade : 45 Mensagens : 18 Localização : Presidente Prudente - SP Moto : CBR 900 RR Fireblade Inscrito : 25/04/2010
| Assunto: CBR Temperatura Dom 25 Abr 2010, 12:25 | |
| Concerteza Osso, nas estrada por estar em maior velocidade o vento ajuda a resfriar a moto... mas na verdade eu me referi ao arquecimento quando está rodando na cidade... o fato de parar muito e a moto aquecer 6, 7, 8 vezes a 105º, ou seja, aquecer muitas vezes seguidas uma da outra. Eu até pensei em colocar uma chave manual entre o termostato e a ventuinha... porque sempre que fosse aquecer muitas vezes seguidas, eu poderia ligar manualmente a ventuinha pra manter mais baixo a temperatura.. rsss... sei lá se é loucura isso. abrç. | |
|
| |
OSSO
Idade : 42 Mensagens : 890 Localização : RIO DE JANEIRO Moto : CBR1000RR FIRE BLADE 2006 COM 5200KMS RODADOS Inscrito : 25/12/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Dom 25 Abr 2010, 12:31 | |
| RSRSRSRS... RELAXA!!! ISSO É NORMAL... A MINHA TBM É ASSIM! NA ESTRADA A TEMP É BAIXA E NA CIDADE E TRANSITO ESQUENTA MSM, AS VEZES ATÉ ACIMA DE 110ºC. TEMOS Q LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, Q ESSAS MOTOS SÃO PROJETADAS PARA ANDAR EM ALTA VELOCIDADE, E NÃO DE ROLÉZINHO...
ABÇS | |
|
| |
souza
Idade : 46 Mensagens : 86 Localização : Concordia Moto : CBR954RR 2003 Inscrito : 16/06/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 26 Abr 2010, 09:55 | |
| FICA TRANQUILO MESMO DANIEL...TENHO UMA CBR900 98 E É EXATAMENTE ESSA A TEMPERATURA QUE MARCA EM VOLTINHAS NA CIDADE, PELO QUE O MANUAL SE REFERE A TEMPERATURA INICIA-SE EM 34º E NÃO PODE ULTRAPASSAR OS 122º, SE ISSO ACONTECER DESLIGUE A MOTO E ESPERA O MOTOR RESFRIAR POR SI SÓ, OU PEGUE UMA BR E DE UMA ESTICADA QUE O VENTO VAI TE AUXILIAR NO RESFRIAMENTO...BLZ ABÇS | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 26 Abr 2010, 11:01 | |
| Mas vou dar a minha opinião de mexanico,hehehe.. Acho que 85° na estrada é muito pois a minha fica na casa dos 78,79° na cidade sim,fica a 104 °e liga a ventuinha... o que pode ser!!! olhe o fluido no radiador pois ele pode estar baixo,não confie no reservatório. Uma vez minha moto estava esquentando muito e ligando varias vezes a ventuinha ai fui olhar o reservatório e estava no nivel blz,,,mas mesmo assim desconfiei e fui olhar pelo radiador,,,conclusão ...tive que por 1l para completar o radiador.. fique de olho!!! abraço | |
|
| |
lexus21
Idade : 41 Mensagens : 1082 Localização : Brasilia DF Moto : TENHO OLEO MOTUL BARATO! Inscrito : 21/07/2008
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 26 Abr 2010, 11:18 | |
| a minha 954 fica na media de 83 na estrada e dentro chega a 103 por ai mas dispara com 100 a ventoinha!! | |
|
| |
Daniel RR
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 26 Abr 2010, 14:48 | |
| Normalmente seria isso mesmo na estrada, ela tem essa variação de 79º a 85º... depende um pouco do dia também, aqui aonde eu moro é muito quente. Mas eu vou olhar esse lance do fluido do radiador sim, vai que tá baixo igual o joao paulo falou. Aqui nem mecanico bom de moto tem... o unico jeito é mandar na autorizada (que só tem uma). Só que o serviço deles não é muito bom também. Logo quando peguei a moto eu fiz uma revisão de 30 mil kilometros que a honda indica.. bem carinha a revisão rss.. mas eles checam todos esses fluidos, parte elética, alinhamento, balanceamento e várias outras coisas listadas, teve algumas coisas que eu quis trocar pra manter a moto em dia. Mas quando a moto saiu de lá, o farol estava falhando, os piscas não ligavam... e detalhe, isso tudo funcionava antes de entrar na revisao, vai que eles deixaram sem o fluido do radiador... do jeito que sao relaxados rsrss. Valeu pela ajuda pessoal. | |
|
| |
ratelest
Idade : 62 Mensagens : 270 Localização : Rio de Janeiro Moto : Turuna 125/83 CB400II CB450CUSTOM CBR450/90 CBR 900/93 Inscrito : 08/01/2010
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Qui 29 Abr 2010, 10:42 | |
| Pow Galera !!! A minha Burrinha dispõe de termometro digital onde eu defino o SET da temperatura maxima , para ligar a ventuinha. O termostato atua em torno dos 95ºC , pra nos do RJ o asfalto esquenta muito e com o calor do motor fica insuportável. Verifique o estado do fluido de arrefecimento e a existencia de bora no interior do reservatorio, pois poderá indicar que todo o sistema necessita de limpeza e não apenas substituição do fluido. Verifique o estado do radiador , se há residuos depositados entre as aletas ou se estas estão amassadas impedindo a livre circulação do ar , faça limpeza e desamasse as aletas. A minha velha burrinha dificilmente exige o funcionamento do ventilador, mesmo rodando na cidade em dias quentes. Outro item é a bomba de circulação de agua ( ou fluido ), avalie seu desempenho , com o motor em marcha lenta na minha quase não circula agua , apresentando melhor desempenho na medida que aumenta a rotação. Falow. Valew. | |
|
| |
nato900.
Idade : 43 Mensagens : 47 Localização : Carapicuíba Inscrito : 10/02/2011
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Qui 10 Fev 2011, 21:04 | |
| eu tenho uma 900rr 93 kit98 minha paixão gostaria de saber c vcs pode me ajudar ela teve algumas vezes que aqueceu de mais chegou a ferver verifiquei o radiador e so tinha agua misturei aditivo sera que fiz certo ou requer ou outro tipo de fluido vi vcs falarem muito disso é um outro componente ou a mesma coisa valew.......
| |
|
| |
nato900.
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Qui 10 Fev 2011, 21:23 | |
| uma duvida existe algum cabo de embreagem que de certo no da 900rr se adapte certinho. | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Sex 11 Fev 2011, 14:57 | |
| - nato900. escreveu:
- eu tenho uma 900rr 93 kit98 minha paixão gostaria de saber c vcs pode me ajudar ela teve algumas vezes que aqueceu de mais chegou a ferver verifiquei o radiador e so tinha agua misturei aditivo sera que fiz certo ou requer ou outro tipo de fluido vi vcs falarem muito disso é um outro componente ou a mesma coisa valew.......
Vc fez certo! completou com fluido mas fique de olho,se continuar aquecendo poder ter ido para o saco a junta do motor!! Outra coisa!!!Olhe o óleo da moto,a cor dele se está ok,,,se estiver na cor de café com leite é pq a água(fluido) do radiador já está passando para o motor! Abraço | |
|
| |
nato900.
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Sáb 12 Fev 2011, 23:23 | |
| | |
|
| |
Erich Johnson
Idade : 47 Mensagens : 55 Localização : Manaus - AM Moto : CBR 900RR Fireblade Inscrito : 23/07/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 14 Fev 2011, 01:32 | |
| qto ao cabo de embreagem, o unico que sei q da certo é o da nova CB 300 (twister melhorada) abraço | |
|
| |
sgtluna
Idade : 54 Mensagens : 103 Localização : Juiz de Fora-MG Moto : CBR 954 RR 2002 Inscrito : 04/10/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Qui 31 Mar 2011, 23:06 | |
| quanto a temperatura, a 954 é a mesma coisa, estrada 82° e na cidade chega a no máximo 103° (transito parado) caindo para cerca de 96° quando a ventuinha esfria o radiador, por isso é muito importante que tenha pelo menos 50% de aditivo no radiador, senão ferve e já era. | |
|
| |
Erich Johnson
Idade : 47 Mensagens : 55 Localização : Manaus - AM Moto : CBR 900RR Fireblade Inscrito : 23/07/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 04 Abr 2011, 15:07 | |
| Parceiro, sobre a temperatura da moto. tenho este manual completo que fala tudo sobre a 900RR ano 98, cortei só a parte que fala sobre temperatura e colei aqui. Ela trabalha de 80ºC a 95ºC conforme mostra a imagem. Veja o nível de fluido do radiador, lembrando que toda moto sai de fábrica com aditivo retardante de ebulição, isso ajuda muito, aconselho vc a usa-lo. Segue a imagem do manaual: manual temperatura cbr 900rr por Erich Johnson, no Flickr obs: tenho o manual completo com esquema eletrico, mecânico, hidraulico e de peças. A quem precisar é só entrar em contato. Abraço amigo, espero ter ajudado. | |
|
| |
sgtluna
Idade : 54 Mensagens : 103 Localização : Juiz de Fora-MG Moto : CBR 954 RR 2002 Inscrito : 04/10/2009
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 04 Abr 2011, 18:03 | |
| Essa tabela está informando a temperatura de abertura da válvula termostática e não a faixa de temperatura que o motor pode trabalhar. No manual do proprietário informa que se a temperatura chegar a 122° você deve desligar o motor e levar para a oficina. É claro que sabendo que normalmente minha moto trabalha de 82° a 103° , se ela chegar a 105° eu já vou desligar o motor. | |
|
| |
Carlo Cremonini
Idade : 48 Mensagens : 7 Localização : Sta. Cruz do Rio Pardo Moto : 900RR Inscrito : 13/09/2011
| Assunto: Normal..... Ter 13 Set 2011, 16:03 | |
| - Daniel RR escreveu:
- Olá galera, saudações a todos... eu sou novo aqui no forum, eu sempre li os posts e me registrei para trocar umas idéias. Recentemente comprei uma CBR 900 RR Fireblade 98/99 ( moto muito boa, kilometragem 29.000 rodada ). A dúvida é o seguinte... eu percebo que a moto trabalha em uma temperatura muito alta, na rodovia fica a 85º mas na cidade chega a 105º e liga a ventuinha... isso pode trazer algum dano ao motor?? nao deveria ligar antes??... pois 105º é quente de mais rsrss.
Fique tranquilo.... Tenho uma 98/98 preta e desde de 0km ela anda quente mesmo.. e olha q 1x ao ano eu troco o liquido do arrefecimento.... coloco o da MOTUL diz ser o melhor....... A minha tb anda quente, perguntei a um mecânico da Honda ele diz ser normal !!! É braza pura mesmo..... kkkkkk abs..... | |
|
| |
Milton Jones
Idade : 47 Mensagens : 171 Localização : São Paulo - Brasil Moto : CBR 954 RR Fireblade Inscrito : 10/06/2010
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Ter 27 Set 2011, 18:29 | |
| Fique tranquilo, temperatura normal, tenho uma 954 e trabalha desta mesma forma. Na honda vende o liquido proprio para ser colocado no radiex. a minha foi trocada na Honda na ultima revisão. segundo mecanico, nao se deve colocar agua normal para nao criar calcificação e corroção interna. espero ter ajudado. att, Milton Velocidade, aprecie com moderação - Carlo Cremonini escreveu:
- Daniel RR escreveu:
- Olá galera, saudações a todos... eu sou novo aqui no forum, eu sempre li os posts e me registrei para trocar umas idéias. Recentemente comprei uma CBR 900 RR Fireblade 98/99 ( moto muito boa, kilometragem 29.000 rodada ). A dúvida é o seguinte... eu percebo que a moto trabalha em uma temperatura muito alta, na rodovia fica a 85º mas na cidade chega a 105º e liga a ventuinha... isso pode trazer algum dano ao motor?? nao deveria ligar antes??... pois 105º é quente de mais rsrss.
Fique tranquilo....
Tenho uma 98/98 preta e desde de 0km ela anda quente mesmo.. e olha q 1x ao ano eu troco o liquido do arrefecimento.... coloco o da MOTUL diz ser o melhor.......
A minha tb anda quente, perguntei a um mecânico da Honda ele diz ser normal !!!
É braza pura mesmo..... kkkkkk
abs..... | |
|
| |
Papyom
Idade : 46 Mensagens : 51 Localização : Camaçari, BA Moto : CBR 600 RR Inscrito : 28/07/2011
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Seg 06 Fev 2012, 13:39 | |
| Fala pessoal, preciso de ajuda urgente!!!
Já li, pesquisei e compreendo sobre o aquecimento "normal" da CBR 900. A minha devido ao ano (1997) não dispõe de marcador digital de temperatura e sim de um termometro sem escala. Em baixa no centro da cidade aquece, a ventoinha dispara, tudo aparentemente normal. Ontem fui dar um rolé em continuos 140 km, a ventoinha dispara (acho q não é normal) o ponteiro do termometro ultrapassou da linha vermelha, e não baixava de jeito nenhum. Fiz o motor recentemente por isso não passei dos 140km gastei a maior grana e não sei o que fazer, preciso da experiencias de vc´s sobre o assunto.
O mecânico que é uma cara da minha confiança acha que é o termometro ou alguma peça interna dele não esta funcionando perfeitamente, eu acho que não! pode isso ocorrer?
Abraços | |
|
| |
sgtluna
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Ter 07 Fev 2012, 07:58 | |
| Bom dia Papyom
Não deve ser problema no termômetro, senão a ventoinha não dispararia, dê uma olhada no termostato, se ele estiver com problema (não abrir até determinada temperatura) a moto superaquece, verifique também o nível do líquido de arrefecimento. Sua moto está usando o líquido correto? (motul, honda, paraflu, etc). | |
|
| |
Papyom
Idade : 46 Mensagens : 51 Localização : Camaçari, BA Moto : CBR 600 RR Inscrito : 28/07/2011
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Ter 07 Fev 2012, 08:06 | |
| - sgtluna escreveu:
- Bom dia Papyom
Não deve ser problema no termômetro, senão a ventoinha não dispararia, dê uma olhada no termostato, se ele estiver com problema (não abrir até determinada temperatura) a moto superaquece, verifique também o nível do líquido de arrefecimento. Sua moto está usando o líquido correto? (motul, honda, paraflu, etc). Bom dia Sgtluna! A válvula termostática esta boa, colocamos uma para acionar com uma temperatura menor que 100°, até porque a ventoinha dispara sim, sobre o fluído correto não sei lhe informar o qual foi colcado, mas foi colocado fuido de arrefeicimento sim. Uma coisa que me intriga bastante são muitas aletas do radiador amassadas devido desgaste natural de utilização mesmo, será que influencia tanto assim? Obrigado! | |
|
| |
CBRRichard
Idade : 47 Mensagens : 493 Localização : Belgica Moto : CBR900RR SC 33 Inscrito : 19/07/2011
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Ter 07 Fev 2012, 10:47 | |
| - Papyom escreveu:
- sgtluna escreveu:
- Bom dia Papyom
Não deve ser problema no termômetro, senão a ventoinha não dispararia, dê uma olhada no termostato, se ele estiver com problema (não abrir até determinada temperatura) a moto superaquece, verifique também o nível do líquido de arrefecimento. Sua moto está usando o líquido correto? (motul, honda, paraflu, etc).
Bom dia Sgtluna!
A válvula termostática esta boa, colocamos uma para acionar com uma temperatura menor que 100°, até porque a ventoinha dispara sim, sobre o fluído correto não sei lhe informar o qual foi colcado, mas foi colocado fuido de arrefeicimento sim. Uma coisa que me intriga bastante são muitas aletas do radiador amassadas devido desgaste natural de utilização mesmo, será que influencia tanto assim?
Obrigado! Ola Papyom, Primeiro que as aletas do radiador tem tudo a ver com o aquecimento pois o ar tem que passar entr as aleta para que haja o resfriamento do fluido que esta fluindo dentro do radiador... outro fator importante eh que como voce mora na bahia e ai voceis estao no Verao... Vai ser dificil voce ter uma eficiencia na refrigeracao contando com os fatores.... 1 motor feito recentemente ( pecas mais justas = mais atriro = maior temperatura) 2 aletas do radiador fora do padrao de uso. ( Impede a passagem livre de ar para troca de calor eficiente) 3 temperatura ambiente elevada. ( se num dia de 32 graus de temperatura ambiente o asfalto emana de 50 a 60% mais calor que recebe pois manten o calor acumulado em si) entao a temperatura proxima ao motor durante a rodagem chega a +/- 50 graus. Meu conselho... Usar um oleo sentetico, trocar ou reparar o radiador, checar a valvula termostatica (com uma caneca de agua fervente faz-se um teste) e se certificar do tipo de liquido de arrefecimento esta sendo usado no sistema. Alem disso converse com o seu mecanico de confianca e peca orientacao dele para caso voce venha a ter um problema, voce tera um base forte pra contra argumentar com ele pois uma vez que voce faz tudo que ele te orienta nao tem como ele fugir a responsabilidade no caso algum problema ocorra! Um abraco. Richard | |
|
| |
Papyom
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Ter 07 Fev 2012, 10:58 | |
| - CBRRichard escreveu:
Ola Papyom,
Primeiro que as aletas do radiador tem tudo a ver com o aquecimento pois o ar tem que passar entr as aleta para que haja o resfriamento do fluido que esta fluindo dentro do radiador... outro fator importante eh que como voce mora na bahia e ai voceis estao no Verao... Vai ser dificil voce ter uma eficiencia na refrigeracao contando com os fatores....
1 motor feito recentemente ( pecas mais justas = mais atriro = maior temperatura)
2 aletas do radiador fora do padrao de uso. ( Impede a passagem livre de ar para troca de calor eficiente)
3 temperatura ambiente elevada. ( se num dia de 32 graus de temperatura ambiente o asfalto emana de 50 a 60% mais calor que recebe pois manten o calor acumulado em si) entao a temperatura proxima ao motor durante a rodagem chega a +/- 50 graus.
Meu conselho...
Usar um oleo sentetico, trocar ou reparar o radiador, checar a valvula termostatica (com uma caneca de agua fervente faz-se um teste) e se certificar do tipo de liquido de arrefecimento esta sendo usado no sistema. Alem disso converse com o seu mecanico de confianca e peca orientacao dele para caso voce venha a ter um problema, voce tera um base forte pra contra argumentar com ele pois uma vez que voce faz tudo que ele te orienta nao tem como ele fugir a responsabilidade no caso algum problema ocorra!
Um abraco.
Richard Valeu Richard! Vou proceder dessa forma então, checar lubrificantes e todas as peças e bombas envolvidas, mas sei que algo não está funcionando como deveria. Após a resolução informo aqui no forum. Grande Abraço! Papyom | |
|
| |
CBRRichard
Idade : 47 Mensagens : 493 Localização : Belgica Moto : CBR900RR SC 33 Inscrito : 19/07/2011
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura Ter 07 Fev 2012, 11:05 | |
| Beleza Papyom
Mantem a gente informado no caso e se depois de alguma manutencao teve melhora, assim todo mundo aprende...
Se cuida
Abracao!
Richard | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: CBR 900 Temperatura | |
| |
|
| |
| CBR 900 Temperatura | |
|