HONDA CBR BRASIL
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 Óleo para motor

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MensagemAssunto: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQua 06 Abr 2011, 13:36

Atenção galera, ao longo de 3 anos em que tive uma CB 450 e tenho essa CBR aí do lado venho me perguntando qual é o óleo mais usado pela comunidade CBRzeira.
Eu costumava usar Motul 3000 API SG e rodava até 2.500km na minha CB 450 DX, hoje optei por usar o óleo Repsol que tem API SJ e é próprio para motores refrigerados a ar.
Dizem que óleo sintético é ruim pra embreagem, alguém discorda?
Esse tópico é justamente pra gente trocar uma idéia sobre óleo para motor.
Abração galera!
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ernanialves

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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQua 06 Abr 2011, 23:23

Eu uso Motul 3000.
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marcosspinola




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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 07 Abr 2011, 01:41

Motul 3000, bom óleo. API SAE J 20 - 50w

Yamalube - API JASO SL 20-50w

Pra nossa temperatura, ambos estão bons.

A viscosidade do Yamalube é maior. Se isso é bom, não sei responder.


Eu uso o Yamalube.


Abs!
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 07 Abr 2011, 15:01

uma vez coloquei o castrol e tive q tirar a embreagem sentiu e sentiu feio,,, voltei a colocar o mobil preto a moto ficou normal novamente Óleo para motor 618489
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 07 Abr 2011, 18:19

A viscosidade do Motul é menor, o óleo flui melhor no interior do motor, ainda mais na linha 450 da Honda, que tem muitos orifícios de lubrificação. Acho essencial um bom óleo pra nossos motores, mas ouvi dizer que o mobil não é um bom óleo por ter facilidade em formar borras no motor. E quanto à óleos sintéticos, ainda tenho minhas dúvidas.

Abs
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 15:49

Classificação dos óleos lubrificantes
Os óleos lubrificantes são classificados por três normas: SAE, API e ASTM.



SAE: Society of Automotive Engineers (Associação dos Engenheiros Automotivos)- define a classificação do lubrificante conforme a necessidade, normalmente está relacionada a viscosidade do óleo.

API: American Petroleum Institute (Instituto Americano de Petróleo)- desenvolve a linguagem para o consumidor em termos de serviços dos óleos lubrificantes.

ASTM: American Society for Testing of Materials (Associação Americana para Prova de Materiais)- Define os métodos de ensaios e limites de desempenho do lubrificante.



Nos EUA, a SAE, API e ASTM constituem o grupo trino responsável por especificações aceitas pelas indústrias. Solicitações para novas classificações ou revisões das já existentes são enviadas pelo Comitê Técnico de Lubrificantes e Combustíveis do SAE, que estabelece um grupo-tarefa para estudar a proposta.

Se o grupo-tarefa concorda que uma nova categoria seja necessária, faz-se uma solicitação oficial a ASTM para desenvolver ou selecionar as técnicas de ensaio necessárias. A tarefa do API é a de desenvolver a linguagem usada para comunicar ao usuário a nova categoria.



:: Classificação quanto a viscosidade

Quando um fluido muda do estado de repouso para o de movimento, ocorre uma resistência ao fluir, devido ao atrito interno do mesmo. A viscosidade é uma medida desse atrito interno. Para se medir a viscosidade do lubrificante existem diversas técnicas.

Sua classificação se dá pela norma SAE seguido por números com dois algarismos (para lubrificantes de motores a explosão). Quanto maior for esse número, maior será a viscosidade do óleo. Em termos mais vulgar, digamos "mais grosso". Assim temos: SAE 5, SAE 10, SAE 20, SAE 30, SAE 40, etc. Esses lubrificantes também são chamados de monograu ou monoviscoso, pois, independente da temperatura, sempre terá seu valor ao indicado.

Temos também os óleos multigrau ou multiviscosos. Esses óleos possuem dois números, sendo o primeiro acompanhado pela letra W (winner) que significa inverno em inglês, lembrando baixas temperaturas. Sendo assim, sua viscosidade pode variar de acordo com a temperatura, atendendo melhor o motor. Ex: SAE 20W 40, SAE 20W 50, etc.



:: Classificação quanto ao serviço

A norma API classifica o óleo lubrificante quanto ao serviço prestado por eles (motores que atendem). Sua classificação se dá sempre pela sigla API seguida da letra S (service) e outra que vai de A até L atualmente. Quanto mais avançado for a segundo letra, melhor é o lubrificante em termos de serviço, ou seja, atendem a todos os motores fabricados até hoje. Ex: API SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SI, SJ e SL.

Os óleos SA não possuem aditivação e atendem apenas aos motores muito antigos, fabricados antes da década de 50. Os óleos SL são indicados a todos os motores fabricados até hoje. Lembre-se, quanto maior o avanço da segunda letra, mais caro é o óleo.

Se você tem um carro da década de 80 por exemplo, não necessita utilizar óleos SJ ou SL. Logicamente não trarão problemas, mas seria como se quisesse colocar uma tachinha com uma marreta. Veja abaixo algumas das classificações:

SF: De 1980 a 1989;
SG: De 1989 a 1994;
SH: De 1994 a 1996;
SI: De 1996 a 1998;
SJ: De 1998 a 2000;
SL: De 2000 aos dias atuais.

Muitos dos óleos recomendados para motores até 1996 já não estão mais a venda, sendo necessário substituir pela categoria superior.

Essa classificação somente é válida para os motores a álcool e a gasolina. Motores diesel são classificados pela sigla API + C + A a F.
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 15:50

Só informação sobre óleo! ;)
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 16:00

Cara sempre usei motul 5100 (sintético) e nunca tive problemas com embreagem.
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 16:25

cara num existe, oleo nenhum melhor q motul!! respol num chega nem perto!
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 16:46

O que nao pode é usar oleo pra carro na moto
Nos carros a embreagem é seca entao o óleo tem aditivos que melhoram a lubrificacao diminuindo o atrito, na moto nao pode ter esse aditivo senao a embreagem patina.
E tanto faz se é mineral ou sintético, nenhum deles serve pra moto.
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 16:48

Motul é um excelente óleo mesmo, mas acho que nos dias atuais o Yamalube supera qualquer um.
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 21 Jul 2011, 17:02

eu uso motul com um pouco b12
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyTer 09 Ago 2011, 14:32

Acabei colocando Mobil 20W50 API SM na minha YBR, é óleo pra carro mas acredito que não tenha muito problema pra essa moto.

http://netshoppirapozinho.tray.com.br/oferta/mobil-super-api-sm-20w-50/id:1878
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQua 10 Ago 2011, 18:31

Anderson, óleo de moto é diferente de óleo de moto, os detergentes e antiespumantes são diferentes, os motores de moto trabalham em giros muito mais altos que os de carros.



Seria aconselhável trocar o óleo por um específico para motos.
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQua 10 Ago 2011, 18:34

ernanialves escreveu:
Anderson, óleo de moto é diferente de óleo de moto, os detergentes e antiespumantes são diferentes, os motores de moto trabalham em giros muito mais altos que os de carros.



Seria aconselhável trocar o óleo por um específico para motos.





O Ernani hoje não esta legal !Óleo para motor 85529
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQua 10 Ago 2011, 18:36

verdade... rs...



corrigindo



óleo de moto é diferente de óleo de carro...





e olha que eu li e reli pra clicar em enviar...
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQua 10 Ago 2011, 21:14

Entendi, fiquei com peso na consciência agora, vou trocar o mais breve possível!
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 11 Ago 2011, 01:05

pelo que pesquisei na internet.. teria que ter um problema serio sobre VISCOSIDADE mas nao encontrei.. mas encontrei algo que talvez de uma clareada sobre o assunto.



há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.
Pela Viscosidade - classificação de serviço SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos)"

"Os óleos que tem a letra "W" (0W a 25W) de winter, em inglês, que significa "inverno", são ideais para baixas temperaturas. Quando apresentar apenas números (20 a 60), a sua viscosidade é ideal para temperaturas mais elevadas. O lubrificante que apresenta a letra "W" entre dois números (ex.: 20W50), é um óleo multiviscoso que apresenta viscosidade adequada às variações de temperatura, ou seja, é fino no momento da partida do motor e se comporta como um óleo de alta viscosidade em altas temperaturas de operação.




a discução na net é equilibrada. talvez só traria alguma mudança significativa caso usar o oleo diferente a vida util toda do motor. caso contrario nao vai traze difereça. agora a cbr450 esquenta muito. entao talvez mudando o oleo até melhore isso! Smile
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 11 Ago 2011, 08:10

Verdade, um grande problema da CBR nos dias atuais é a refrigeração, a moto esquenta bem!
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 11 Ago 2011, 09:20

o nome já diz:

Óleo para motocicletas

Óleo para automóveis

Óleo para patrola

Óleo de rince

Óleo de mamona

Óleo de peróba



pra que né?
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 11 Ago 2011, 11:34

O que ja ouvi falar é que oleos para carro tem diversos aditivos para diminuir o atrito, o que a principio parece ótimo, mas temos que lembrar que a embreagem da moto trabalha banhada no óleo do motor, entao se diminuir muito o atrito ela vai patinar.
Tem gente tambem que diz que esses aditivos podem reagir com o material dos discos de embreagem diminuindo muito a sua vida.

Mas o mais importante é que existem muitos óleos bons para motos, nao faz sentido usar um que foi feito para carro.
É o mesmo que usar no carro um óleo feito pra motor de caminhão.
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 11 Ago 2011, 11:41

Concordo mariopin.

Como só coloco Yamalube na moto (só agora que cometi essa burrice de colocar óleo de carro) Acho que 1 vez só não vai influenciar muito, troquei também pq tava passando 100km já e não tinha muitas opções nem tempo de comprar o yamalube (Cheguei na concessionária 17:50h pra comprar o óleo e eles não me venderam pq tinha fechado o caixa, sendo que o horário deles é 18:00h). Mas fora isso tudo bem, a gente aprende, vale a experiência e conscientização pra ninguém fazer isso que fiz!

Pra isso o tópico!
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 11 Ago 2011, 15:29

Uma vez com certeza não vai estragar o motor...
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptyQui 23 Fev 2012, 21:39

boa noite galera, gosto muito de seguir o manual de todas as motos e usar sempre o recomendado pelo mesmo, mas tendo em vista que nossas cbr 450 sr ja tem uma certa idade talvez mudar o oleo não seja má idea. até hoje so tenho usado o mobil. ao ler este topico vi que vcs tem falado muito tanto do yamalube quanto do motul 3000. não sou muito de andar rapido e costumo andar mais dentro de cidade, qual desses oleos vcs recomendam? ou continuo usando o mobil com bardahl b12?
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MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Óleo para motor EmptySex 24 Fev 2012, 07:12

Atualmente Yamalube possui a melhor especificação de serviço (API SL), excelente óleo.
Já para as CBR's como são motos mais antigas o Motul 3000 (API SG) cai muito bem, você sente a diferença na embreagem e nas trocas de marcha.
Qualquer um dos dois pode usar sem medo, mas por favor não use Mobil, é um óleo que só vende por causa da Honda e causa borra no motor com o tempo.
Evite óleos semissintéticos e sintéticos também, pois são ruins para a embreagem.
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