Primeira Moto flex no Brasil A AME Amazonas terá a primeira moto brasileira equipada com o sistema Multifuel da Delphi Automotive Systems, que permitirá ao motociclista escolher entre álcool e gasolina
Depois de conquistar o mercado de automóveis, o sistema bicombustível chega finalmente às motocicletas. A AME Amazonas Motocicletas Especiais anunciou que produzirá á partir de janeiro 2009 primeira Moto Flex no Brasil; será uma modelo Custom AME C1 de 300cc, e também um quadriciclo com mesmo motor.
A tecnologia de injeção eletrônica Multifuel desenvolvida pela Delphi Automotive Systems do Brasil. O sistema, apresentado pela multinacional na Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), em abril de 2007, vai permitir ao motociclista optar entre álcool e gasolina em qualquer proporção, mas a princípio não terá reservatório de gasolina, por este motivo será recomendado o abastecimento com 10% de gasolina; para evitar dificuldade de partida pela manhã.
A nova motocicleta, AME C1, além de permitir escolher entre os dois combustíveis ou ambos, e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia ao bolso do motociclista de 25% - considerando o preço de venda médio dos combustíveis para o Estado de São Paulo, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Segundo a AME, integrante da GHF Trading, o produto deve impulsionar o mercado de bicombustíveis em duas rodas, assim como aconteceu com a venda de automóveis flexíveis - que já superou em 2008 a marca de cinco milhões de veículos fabricados com essa tecnologia.
Para Stefano Dehó, diretor de Marketing da AME, a tecnologia usada no projeto oferecerá uma maior economia ao motociclista, já que a motocicleta poderá utilizar um combustível brasileiro auto-sustentável.
Sistema Multifuel O projeto da Delphi do sistema Multifuel para motocicletas começou há três anos com o desenvolvimento do sistema bicombustível no Centro Tecnológico de Piracicaba (SP).
O novo sistema para motocicletas já estará adequado aos níveis de emissão do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), lei de emissões de gases que entrará em vigor em janeiro de 2009, que equivale às normas da EURO III, já em vigor na Europa. "Com a utilização do álcool esses índices de emissão podem ser ainda menores", explica o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein.
Além dos sistemas de gerenciamento de motor e bombas de combustível Multifuel, a Delphi fornecerá chicotes elétricos, conectores e sensores de temperatura para esta nova motocicleta, seguindo a filosofia da Delphi em prover soluções completas, agora também para o mercado de duas rodas na América do Sul.
Como funciona À época do lançamento do sistema Multifuel em 2007, o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein, afirmou não haver grandes diferenças entre o sistema bicombustível para carros e motos. Para que a motocicleta possa utilizar os dois combustíveis em qualquer proporção a taxa de compressão do motor tem de ser adequada.
É preciso instalar uma bomba de combustível especial para trabalhar também com álcool. Além disso, são usados sensores inteligentes de ar e combustível, que em conjunto com o sensor de oxigênio "aprendem" qual a mistura de gasolina/álcool que está no tanque. Tudo isso é controlado por um Módulo Eletrônico de Controle da injeção (ECM) - software de calibração para controle da mistura de combustível - que envia as informações a bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas peças, como o tanque e pistões, entre outras, também devem receber um tratamento especial para resistir à corrosão causada pelo álcool. A moto AME C1 250cc, será substituída pela 300cc flex. que custará por volta dos R$15.000,00.
A empresa espera passar de 100 motos fabricadas (modelo AME C1 250cc) para 300 unidades do modelo 300cc Flex por mês.
VIVA A ECONOMIA!!!