| Temperatura Motor | |
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+22Edurj Alex Madalosso Calandrini renato2845 marcilio pablo Leo Brandão dirf Jessé Comitre Alenkar ximenes j_cesar Ale.CBR600F weliton rod. juniorgrillo dschenkel Oliverman joão paulo cícero Dawidson Fraga MarceloCBR600rr merichsen 26 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Jessé Comitre
Idade : 43 Mensagens : 712 Localização : Espanha Moto : CBR600RR Inscrito : 21/08/2011
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joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sáb 01 Dez 2012, 10:49 | |
| então, mas como falei,,uma vez a minha queimou o fusível da ventoinha,então ela passou do 104° e quando chegou em 114° ela desligou, levei para CC e o mecânico me falou que isso ela faz para não fuder o motor,ela desliga! e essa chegando a 130,nossa,,tem que até olhar o óleo para ver se não tem agua,queimou a junta!!! | |
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merichsen
Idade : 43 Mensagens : 627 Localização : Santa Catarina Moto : S1000RR Inscrito : 09/07/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sáb 01 Dez 2012, 12:20 | |
| Ta em celcius mesmo! Acabei de voltar da oficina, foi tracado todo o liquido de arrefecimento do sistema! E agora ta perfeito nao passou de 107 andando bastante e pegando bastante transito! | |
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dirf
Idade : 37 Mensagens : 4113 Localização : Goiânia - Goiás Moto : SRAD 750 Inscrito : 17/12/2011
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sáb 01 Dez 2012, 20:50 | |
| belezaaa heim, ainda bem que foi a tempo! | |
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Leo Brandão
Idade : 49 Mensagens : 31 Localização : Manaus-AM Moto : CBR 600 RR Special Edition Inscrito : 23/08/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Dom 02 Dez 2012, 22:06 | |
| mano serio a minha tbm quando da 104 ela liga a ventoina e chega no maximo a 106 quando o calor ta de rachar mas nunca passou disso a 80 km fica em torno de 77 a 80, blz que ja resolveu o problema da sua agora manda verificar o termoestato pq ate em carro quando ele superaquece o carro morre o motor pra nao lascar a junta e em moto tbm e a mesma coisa. | |
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marcilio pablo
Idade : 37 Mensagens : 72 Localização : Gravatá/Pernambuco Moto : CBR 600RR 2008 Inscrito : 05/10/2011
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 07 Dez 2012, 12:58 | |
| Tbm axo q deve ter alguma coisa errada, a minha o maximo que xegou foi a 103. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 07 Dez 2012, 13:13 | |
| Ds blz, o sistema de veiculos e motos estão preparados para suportar temperatura até 136graus estando com aditivo a base de monoetileno glicol a 50%+50% agua.Isso daria em torno de 750gramas-1kgfcm2 (+-1 BAR).Na tampa marca a pressão suportável até abrir para não estourar radiador ou mangueiras, sobre a junta de cabeçote corre o risco de queimar se acaso não tiver água para transportar a temperatura até o radiador, mas tendo água suficiente no sistema a junta suporta temperaturas normais em torno de 200/300/400 graus que ocorre externamente no cabeçote com a combustão interna do motor que é em torno de 600/700 graus. - dschenkel escreveu:
- A medicao deve estar errada.
Com 130 graus iria botar agua pra fora. Melhor levar na CC pra ver o medidor de temperatura. | |
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Calandrini
Idade : 42 Mensagens : 116 Localização : Rio de Janeiro Inscrito : 09/12/2011
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 14 Dez 2012, 20:19 | |
| Renato, cacetada. huahuahuaauh Voces sao muito nerds. | |
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Alex Madalosso
Idade : 42 Mensagens : 495 Localização : Rio Grande do Sul TCHÊ Moto : Ex cbr 600rr / atual cb 300 Inscrito : 22/07/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Ter 18 Dez 2012, 09:01 | |
| - renato2845 escreveu:
- Ds blz, o sistema de veiculos e motos estão preparados para suportar temperatura até 136graus estando com aditivo a base de monoetileno glicol a 50%+50% agua.Isso daria em torno de 750gramas-1kgfcm2 (+-1 BAR).Na tampa marca a pressão suportável até abrir para não estourar radiador ou mangueiras, sobre a junta de cabeçote corre o risco de queimar se acaso não tiver água para transportar a temperatura até o radiador, mas tendo água suficiente no sistema a junta suporta temperaturas normais em torno de 200/300/400 graus que ocorre externamente no cabeçote com a combustão interna do motor que é em torno de 600/700 graus.
- dschenkel escreveu:
- A medicao deve estar errada.
Com 130 graus iria botar agua pra fora. Melhor levar na CC pra ver o medidor de temperatura. Quem sabe , sabe !!!!! valeu Renato muito boa explicação..... abraço | |
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Edurj
Idade : 42 Mensagens : 396 Localização : Rio de Janeiro Inscrito : 29/01/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Qui 20 Dez 2012, 20:42 | |
| Renato na verdade e a identidade secreta dele ....o cara e o macgyver. Parabéns Renato tu sempre ajuda muito abcs. | |
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dschenkel
Idade : 54 Mensagens : 925 Localização : Porto Alegre/RS Moto : CBR600RR/Daytona 675 na pista Inscrito : 11/11/2010
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 06:46 | |
| - renato2845 escreveu:
- Ds blz, o sistema de veiculos e motos estão preparados para suportar temperatura até 136graus estando com aditivo a base de monoetileno glicol a 50%+50% agua.Isso daria em torno de 750gramas-1kgfcm2 (+-1 BAR).Na tampa marca a pressão suportável até abrir para não estourar radiador ou mangueiras, sobre a junta de cabeçote corre o risco de queimar se acaso não tiver água para transportar a temperatura até o radiador, mas tendo água suficiente no sistema a junta suporta temperaturas normais em torno de 200/300/400 graus que ocorre externamente no cabeçote com a combustão interna do motor que é em torno de 600/700 graus.
Interessante! boa resposta,... Soh nao entendi como agua, a 136 graus e 1 atm, se mantem liquida e como, ainda consegue "transportar temperatura" nessa condição. Pela sua consideracao, ate 136 graus o sistema de refrigeracao nao liberada fluido nenhum p/ o meio? Podemos dizer que, ate essa temperatura do liquido, o motor poderia trabalhar normalmente? Pergunto pq tenho uma visao diferente disso e quero entender onde estou errado. Acho boa essa discussao, apesar de caminhar p/ um lado bem tecnico. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 07:38 | |
| Ds exatamente isso como descreveu,com aditivo de monietileno glicol não existe evaporação fácil, ele aumenta o ponto de ebulição em 10 graus e somados com a pressurização do sistema pode suportar 136 graus sem danos ao motor.Pra usar como exemplo um FORMULA 1 na hora da largada chega a 150 graus, lembrando que eles não tem ventoinhas pra resfriar quando parados.Só para acrescentar eu faço os testes de estanqueidade da válvula tampa de reservatório dagua nos caminhões e com temperatura normal de trabalho em torno de 90 graus a pressão é de 500 gramas , sendo que a tampa suporte 750/850 gramas.Nos carros o valor da tampa é em torno de 900 gramas - 1kgfcm2.Lembrando que devemos trocar tampa+válvula termostática periodicamente (2-3 anos) como o aditivo tambem. - dschenkel escreveu:
- renato2845 escreveu:
- Ds blz, o sistema de veiculos e motos estão preparados para suportar temperatura até 136graus estando com aditivo a base de monoetileno glicol a 50%+50% agua.Isso daria em torno de 750gramas-1kgfcm2 (+-1 BAR).Na tampa marca a pressão suportável até abrir para não estourar radiador ou mangueiras, sobre a junta de cabeçote corre o risco de queimar se acaso não tiver água para transportar a temperatura até o radiador, mas tendo água suficiente no sistema a junta suporta temperaturas normais em torno de 200/300/400 graus que ocorre externamente no cabeçote com a combustão interna do motor que é em torno de 600/700 graus.
Interessante! boa resposta,... Soh nao entendi como agua, a 136 graus e 1 atm, se mantem liquida e como, ainda consegue "transportar temperatura" nessa condição. Pela sua consideracao, ate 136 graus o sistema de refrigeracao nao liberada fluido nenhum p/ o meio? Podemos dizer que, ate essa temperatura do liquido, o motor poderia trabalhar normalmente? Pergunto pq tenho uma visao diferente disso e quero entender onde estou errado. Acho boa essa discussao, apesar de caminhar p/ um lado bem tecnico. | |
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dschenkel
Idade : 54 Mensagens : 925 Localização : Porto Alegre/RS Moto : CBR600RR/Daytona 675 na pista Inscrito : 11/11/2010
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 09:32 | |
| Desculpe-me pela ignorancia e insistencia, mas ainda nao entendi se o liquido estando a 136 graus vai haver liberacao de fluido ou nao? Eu nao discuto que o motor suporte os 136 graus por um periodo curto de tempo, soh queria saber se pode trabalhar efetivamente nessa temperatura ou proximo dela, uma vez que, segundo sua colocação, nao haveria perda de liquido. | |
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lu793d
Idade : 39 Mensagens : 61 Localização : Itabirito - MG Moto : Cb 1000R - 2013 - Tricolor Inscrito : 31/05/2011
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 10:06 | |
| Fala dschenkel blz? É o seguinte, o aditivo para o radiador em nossa região terá 2 propriedades: Aumentar a temperatura de ebulição e também lubrificar o sistema de arrefecimento do motor ( Anti-Oxidação). Como dito anteriormente, o aditivo pressurizado, irá somente passar do estado liquido para o estado gasoso em torno de 136º C, ou seja, abaixo disso ele está em forma liquida. Para que haja a liberação de fluido,deve se ter uma das seguintes condiçoes: - A pressão do sistema deverá estar acima da permitida, fazendo com que a válvula de alivio abra e drene o excesso de pressão para fora. Isso normalmente acontece devido a uma temperatura muito elevada ou falha nas vedações do motor que permitem a passagem do sistema de compressão para o sistema de arrefecimento. - Excesso de aditivo, onde após o aquecimento, o mesmo irá se expandir e não haverá espaço suficiente para sua expansão, fazendo a pressão do sistema aumentar consideravelmentee abrindo a válvula de alivio e drenando o excesso para fora. Dai a importância de mantermos sempre o nivel de aditivo correto. A falta traz problemas mas o excesso também traz. O grande problema do motor ficar trabalhando em temperaturas elevadas (vamos considerar acima de 110º C e abaixo de 136ºC eliminando assim uma possível abertura da válvula de alivio do sistema de arrefecimento) é referente ao sistema de vedação e lubrificação do motor. Esta alta temperatura causa danos nas vedações do motor, tanto no sistema de lubrificação quanto no sistema de arrefecimento. Já no sistema de lubrificação do motor, fará com que o óleo perca a viscosidade correta, fazendo com que este perca a correta função de lubrificação do motor podendo ocasionar até uma quebra catastrófica do mesmo. Espero ter ajudado. Abraços. E feliz natal a todos do fórum. - dschenkel escreveu:
- Desculpe-me pela ignorancia e insistencia, mas ainda nao entendi se o liquido estando a 136 graus vai haver liberacao de fluido ou nao?
Eu nao discuto que o motor suporte os 136 graus por um periodo curto de tempo, soh queria saber se pode trabalhar efetivamente nessa temperatura ou proximo dela, uma vez que, segundo sua colocação, nao haveria perda de liquido. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 10:16 | |
| Isso mesmo Lu , obrigado pelo auxilio. - lu793d escreveu:
- Fala dschenkel
blz? É o seguinte, o aditivo para o radiador em nossa região terá 2 propriedades: Aumentar a temperatura de ebulição e também lubrificar o sistema de arrefecimento do motor ( Anti-Oxidação). Como dito anteriormente, o aditivo pressurizado, irá somente passar do estado liquido para o estado gasoso em torno de 136º C, ou seja, abaixo disso ele está em forma liquida. Para que haja a liberação de fluido,deve se ter uma das seguintes condiçoes:
- A pressão do sistema deverá estar acima da permitida, fazendo com que a válvula de alivio abra e drene o excesso de pressão para fora. Isso normalmente acontece devido a uma temperatura muito elevada ou falha nas vedações do motor que permitem a passagem do sistema de compressão para o sistema de arrefecimento.
- Excesso de aditivo, onde após o aquecimento, o mesmo irá se expandir e não haverá espaço suficiente para sua expansão, fazendo a pressão do sistema aumentar consideravelmentee abrindo a válvula de alivio e drenando o excesso para fora. Dai a importância de mantermos sempre o nivel de aditivo correto. A falta traz problemas mas o excesso também traz.
O grande problema do motor ficar trabalhando em temperaturas elevadas (vamos considerar acima de 110º C e abaixo de 136ºC eliminando assim uma possível abertura da válvula de alivio do sistema de arrefecimento) é referente ao sistema de vedação e lubrificação do motor. Esta alta temperatura causa danos nas vedações do motor, tanto no sistema de lubrificação quanto no sistema de arrefecimento. Já no sistema de lubrificação do motor, fará com que o óleo perca a viscosidade correta, fazendo com que este perca a correta função de lubrificação do motor podendo ocasionar até uma quebra catastrófica do mesmo.
Espero ter ajudado.
Abraços. E feliz natal a todos do fórum.
- dschenkel escreveu:
- Desculpe-me pela ignorancia e insistencia, mas ainda nao entendi se o liquido estando a 136 graus vai haver liberacao de fluido ou nao?
Eu nao discuto que o motor suporte os 136 graus por um periodo curto de tempo, soh queria saber se pode trabalhar efetivamente nessa temperatura ou proximo dela, uma vez que, segundo sua colocação, nao haveria perda de liquido. | |
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dschenkel
Idade : 54 Mensagens : 925 Localização : Porto Alegre/RS Moto : CBR600RR/Daytona 675 na pista Inscrito : 11/11/2010
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 18:48 | |
| Bom... Agradeço a todas essas colocações teóricas sobre o assunto em questão. Mas como ainda nao obtive resposta objetiva sobre a minha duvida, resolvo postar a minha idéia sobre o assunto:
Essa mistura de AGUA+ETILENOGLICOL (50/50) que eh utlizado nas esportivas entra em troca de fase por volta de 106 graus e 1 atm. Pois bem, qdo o liquido passa dos 110~115 graus, inicia um processo de mudança de fase nas partes onde ha maior troca de calor (cabeçote). Esse efeito gera pequena bolhas no liquido que, somadas à dilatação do etilenoglicol aumentam a pressao no sistema consideravelmente. Um efeito dessa condição do fluído, eh a cavitação na bomba d'agua, causando reduçao no fluxo de refrigeração e uma diminuição da retirada de calor do motor. A pressao do fluido cresce rapidamente e isso dificulta a formação de vapor, conduzindo o sistema novamente ao ponto de equilibrio e o processo de troca se restabelece. Todo esse processo tem uma "inercia" que depende da temperatura ambiente, da eficiencia da ventoinha, etc... Nos picos de reação do sistema pode ocorrer excesso de pressão e por consequencia liberação de vapor ou condensado no ladrão do radiador. Portanto: PODE HAVER LIBERAÇÃO DE LIQUIDO (AGUA, NAO ETILENOGLICOL) QDO O MOTOR PASSAR DE 115 GRAUS. Mesmo estando com nivel correto de fluido no sistema e tudo funcionando perfeito. No caso do amigo que abriu esse topico, provavelmente a falta de líquido impedia o aumento de pressao necessário p/ reequilibrar o sistema. Sugiro que ele, alem de recompor o líquido, deveria investigar se não ha um pequeno vazamento nas partes altas do radiador. | |
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joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Temperatura Motor Sex 21 Dez 2012, 19:04 | |
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fonsecag2
Idade : 38 Mensagens : 66 Localização : rio de janeiro Moto : cbr 1000rr Inscrito : 02/11/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Dom 17 Mar 2013, 11:48 | |
| a minha nao passa de 104, jah liga as ventoinhas, se liga nessa temperatura ae e leva logo pra v | |
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thales2013
Idade : 42 Mensagens : 28 Localização : rio de janeiro Moto : cbr 600 rr Inscrito : 04/01/2013
| Assunto: Leo, boa noite, linda sua moto. Dom 17 Mar 2013, 20:02 | |
| linda sua moto, essa carenagem é grafitada né? comprou no ebay, linda tá de parabéns. Grato. - Leo Brandão escreveu:
- mano serio a minha tbm quando da 104 ela liga a ventoina e chega no maximo a 106 quando o calor ta de rachar mas nunca passou disso a 80 km fica em torno de 77 a 80, blz que ja resolveu o problema da sua agora manda verificar o termoestato pq ate em carro quando ele superaquece o carro morre o motor pra nao lascar a junta e em moto tbm e a mesma coisa.
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serginhoarnoud
Idade : 32 Mensagens : 18 Localização : Porto Alegre Moto : CBR 600RR tricolor Inscrito : 15/03/2013
| Assunto: Re: Temperatura Motor Seg 18 Mar 2013, 10:14 | |
| Eu tava com medo, pois peguei a moto ontem e, quando fiquei "parado" num engarrafamento (na beira de Ipanema, pra quem conhece Porto Alegre), ela chegou a 103ºC e eu parei, com medo de estragar alguma coisa. Isso aconteceu umas 2 vezes. Outra coisa que eu notei é que acima dos 100º ela não liga. Isso é normal ? Eu poderia ter continuado no engarrafamento com ela nos 103º ou é melhor parar mesmo ? | |
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merichsen
Idade : 43 Mensagens : 627 Localização : Santa Catarina Moto : S1000RR Inscrito : 09/07/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Seg 18 Mar 2013, 11:24 | |
| Serginho,
Pelo que sei aos 102, 103 deve ligar a ventoinha e o normal ela pode ir ate os 106, 107 sem problema. Nao precisa parar nao, so fica de olho se quando andar ela baixa a temperatura.
Abços | |
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serginhoarnoud
Idade : 32 Mensagens : 18 Localização : Porto Alegre Moto : CBR 600RR tricolor Inscrito : 15/03/2013
| Assunto: Re: Temperatura Motor Seg 18 Mar 2013, 12:40 | |
| Merichsen Nao percebi a ventoinha, mas é que foi bem rapido e eu ja desliguei ela. O que eu notei é que qualquer esticadinha, mesmo em 1ª, ela ja baixa bastante a temperatura (era de noite, devia ta uns 20ºC). Mas valeu, agora posso ficar mais tranquilo nos roles hehe | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Temperatura Motor Seg 18 Mar 2013, 13:15 | |
| Pode chegar a 126 graus sem problemas, desde que tenha agua/monoetileno glicol no sistema. - serginhoarnoud escreveu:
- Merichsen
Nao percebi a ventoinha, mas é que foi bem rapido e eu ja desliguei ela. O que eu notei é que qualquer esticadinha, mesmo em 1ª, ela ja baixa bastante a temperatura (era de noite, devia ta uns 20ºC). Mas valeu, agora posso ficar mais tranquilo nos roles hehe | |
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| Assunto: Re: Temperatura Motor | |
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| Temperatura Motor | |
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