| Como Deve Pilotar Uma Moto | |
|
+9will agaelema Ciro Moura naldim Makoto Machine joão paulo Galeski DAMIÃO 13 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
DAMIÃO
Idade : 53 Mensagens : 1474 Localização : Londrina - Parana Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 24/04/2008
| Assunto: Como Deve Pilotar Uma Moto Sex 16 Jan 2009, 01:18 | |
| PILOTAGEM "NUNCA PILOTE MAIS RÁPIDO DO QUE SEU ANJO DA GUARDA PODE VOAR"
FREADA Frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira grande, se pensar na traseira, esqueça! O resultado é pior! A moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro! SINALIZAR A FREADA Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente! FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA Esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! A moto sobre estas faixas de marcação de pista é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda! FAROL NO ESPELHO Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará. MANCHAS NO ASFALTO Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite, pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista, portanto cautela! CABECEIRA DE PONTES: Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica! BURACOS Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado! ESTERÇAR Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura? Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! Ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópio" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. O B S E R V A Ç Ã O Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que amoto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor! . | |
|
| |
Galeski
Idade : 40 Mensagens : 657 Localização : Curitiba Moto : CBR 600 RR 08/08 Inscrito : 08/08/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sex 16 Jan 2009, 08:57 | |
| Presidente, sobre freiar na curva, vc pode sim, mas só com o traseiro e suavemente, ele ajuda a diminuir a velocidade e consequentemente a "entrar" mais na curva, isso se usa quando vc entra muito forte na curva. Nunca usar o dianteiro, senão é chão em 100% dos casos. Sobre cabeçeira de ponte, experimente quando por passar por uma, dar um toque e manter pressionado (mas de leve, nada muito forte) o freio traseiro enquanto está passando, a moto parece que "senta" no chão e não dá aquele coice na coluna. Mais duas dicas uteis ai pra galera. Abraço | |
|
| |
Galeski
Idade : 40 Mensagens : 657 Localização : Curitiba Moto : CBR 600 RR 08/08 Inscrito : 08/08/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sex 16 Jan 2009, 08:58 | |
| Haaa, esqueci de comentar, essas dicas que eu falei são para motos de maiores cilindradas (SS) e que tenham freio a disco na traseira, motos menores que tem freio a tambor na traseira não pode fazer isso. Otimo topico presidente. Falows............ | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sex 16 Jan 2009, 09:08 | |
| é isso ai damião... já tinha lido isso aqui no forum mas é sempre bom...relembrar...
aaaaa só para lembrar saiu uma nota do chefe dos anjos que diz..velocidade maxima de acompanhamento de 120km/h tá..então mandem seus anjos acelerarem..kkk abraço. | |
|
| |
Machine
Idade : 40 Mensagens : 144 Localização : Assis-SP Moto : R1 2006 Inscrito : 26/11/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 17 Jan 2009, 03:09 | |
| Anjo da guarda rsrsrs, gostei da expressão. nesse sabadão o meu anjo me enviou algumas peças da alpinestars pra mim andar + rápidinhuuu...domingão ele disse q vai voar mais rápido heheh... | |
|
| |
DAMIÃO
Idade : 53 Mensagens : 1474 Localização : Londrina - Parana Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 24/04/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 17 Jan 2009, 14:47 | |
| Valeu Galeski pelas dicas Se alguem tiver mais algumas dicas, manda ai para NÓSSSSSSSSS | |
|
| |
Machine
Idade : 40 Mensagens : 144 Localização : Assis-SP Moto : R1 2006 Inscrito : 26/11/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Dom 18 Jan 2009, 02:10 | |
| Tenho umas dúvidas básicas, sem imagem fica meio complicado explicar, mas vou tentar: 1-Na curva é melhor ficar com a ponta do pé na pedaleira? a) com o pé meio levantado ou normal? b) e como pende o tronco do corpo? 2-Na curva precisa tirar um pouco o corpo do assento pra colocar de lado ou é só tombar pro lado com o corpo colado no assento? Desde já agradeço a atenção. | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Dom 18 Jan 2009, 11:24 | |
| e ai machine blz!então meu amigo vou começar a responder e creio que os resto dos membros do forum complementem a minha responsta ok. respondendo a sua pergunta sobre o pé na pedaleira na curva..eu normalmente já ando com a ponta do pé na pedaleira..não apoio o salto da bota na pedaleira..só quando vou freiar ou trocar marcha..
o corpo na curva vai depender de como vc pilota a moto ,qual moto é,velocidade...mas o basico e vc andar carenado..carenado é vc não sair fora da proteção da moto,ficar mais grudado nela..isso em uma tocada normal.
resposta da numero 2.. novamente vai do tipo de tocada..se vc está em uma rr,ss e tocando forte vai sim deslocar-se do banco e fazer o pendulo.mas isso com equipamento correto de proteção,pois já é uma tocada agressiva.e sabendo oque faz pois aqui posso te dar dicas de como fazer..mas vc tem que treinar isso..não sair de primeira e fazer é até perigoso..pois não é so se deslocar do banco..vai tb outras forças como contra guidon etc.
bom espero que tenho ajudado um pouco a responder suas duvidas..pois isso que falei foi bem resumido.l abraço | |
|
| |
Makoto
Idade : 34 Mensagens : 252 Localização : sao paulo Moto : Hornet 08 ABS Inscrito : 04/10/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Dom 18 Jan 2009, 16:11 | |
| tambem tenho uma duvida so que na troca de marchas, tentei passar a marcha sem usar a embreagem e marcha nao sobe, usei força e mesmo assim nao subiu, tirei a mao do acelerador e mesmo assim nao foi ... tem alguma outra coisa para fazer ? | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Seg 19 Jan 2009, 08:57 | |
| tem sim makoto oque vc deve fazer é apertar a embreagem ai ela sobe te garanto..hehehe..brincadeira..
isso de subir a marcha sem apertar a embreagem já foi discutido aqui no forum e cada um tem a sua opinião... é perigoso oque vc tá fazendo de forçar a subida pois quando ela tem que subir sem apertar a embreagem vc nem poe força, ela vai de uma vez..mas se vc quer mesmo passar sem apertar a embreagem tenta acelerar mais a moto ai vc da um toquinho para cima que vai;...se não for .. não tente pois pode empenar as marchas.. abraço.. | |
|
| |
naldim
Idade : 39 Mensagens : 1672 Localização : goiania Inscrito : 07/08/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Seg 19 Jan 2009, 09:26 | |
| otimo topico.... excelente para iniciantes e para os experientes que buscam melhorias... | |
|
| |
Ciro Moura
Idade : 41 Mensagens : 225 Localização : Belo Horizonte Moto : CBR 600RR 2004 Inscrito : 16/10/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Seg 19 Jan 2009, 14:49 | |
| - Makoto escreveu:
- tambem tenho uma duvida so que na troca de marchas, tentei passar a marcha sem usar a embreagem e marcha nao sobe, usei força e mesmo assim nao subiu, tirei a mao do acelerador e mesmo assim nao foi ... tem alguma outra coisa para fazer ?
Makoto...não é força, é jeito. Na boa, quando vc conseguir vai entrar mais macio do que com a embreagem, por isso nunca force. Tem gente que chama isso de passar a marcha no tempo. Ou seja, vc tá fora do tempo. Em carro também tem jeito, mas é mais dificil porque tem o ponto morto no meio do caminho de todas as marchas, aí se vc fizer fora do tempo da aquela raspada fudida. Como em moto é sequencial fica mais fácil, porque a marcha só entra se vc tiver no tempo certo. Acho que o que ta faltando pra vc é soltar um pouco o acelerador. Tenta assim... vai acelerando a moto, subindo o giro, já deixa o pé embaixo pronto pra subir, quando vc voltar um pouco o aceledor já joga a marcha pra cima. Essa volta do acelerador e a marcha pra cima tem que ser antes de entrar no freio motor. É complicado de explicar mas quando pega o jeito é fácil. | |
|
| |
agaelema
Idade : 37 Mensagens : 594 Localização : Bauru Moto : Honda CBR450 89 Inscrito : 05/08/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Seg 19 Jan 2009, 17:50 | |
| Não danifica a moto fazer isso!? | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Ter 20 Jan 2009, 08:48 | |
| - agaelema escreveu:
- Não danifica a moto fazer isso!?
danifica o motor não mas as marchas pois vc pode empenar uma..o melhor é apertar mesmo a embreagem...eu mesmo só fasso isso quando a mão já tá doendo ai vai no tempo mesmo..tanto para cima quanto para baixo....mas tem que ter as manhas.. abraço | |
|
| |
Makoto
Idade : 34 Mensagens : 252 Localização : sao paulo Moto : Hornet 08 ABS Inscrito : 04/10/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Ter 20 Jan 2009, 14:58 | |
| consegui passar sem usar a embregem !! eh mais facil do que parece, so que vou continuar a usar a embreagem mesmo... porem na esticada, quando voceis vao passar a marcha na embreagem, o giro ta la em cima (nao sei como eh com voceis) da um certo medo soltar a embreagem rapido, da uma senssaçao que a moto vai empinar....eh assim mesmo ?? por enquanto eu so estico a marcha em que eu estou... se eu vou mudar de marcha eu espero o giro descer ou solto a embreagem bemmmm de leve e isso compromete toda a esticada | |
|
| |
Machine
Idade : 40 Mensagens : 144 Localização : Assis-SP Moto : R1 2006 Inscrito : 26/11/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 24 Jan 2009, 01:15 | |
| blz João Paulo, valew ae. Entendi o que vc explicou, vou explicar como q ando e vc comenta(tenho uma cbr 600f3 faz 1 mês e meio e antes tinha de uma XL 250): Na cidade(principalmente a minha), só ando com o salto na pedaleira, pois a troca de marcha é bem maior e acho meio complicado fazer pêndulo.
Se fosse andar na pista, conserteza só iria andar com o pé na ponta da pedaleira, e tirar pra trocar marchar, frear e fazer curvas.
Já na estrada as vezes não ando com o pé na ponta da pedaleira por dois motivos: 1-MEDO DE BICHO ENTRAR NA FRENTE DO NADA! 2-O único equipamento q falta pra mim, é bota, e tava usando aquelas da timberland de track(até q deve proteger), mas só depois de andar de tênis q fui vê como a bota era um lixo, perdia toda a sensibilidade com a bota, a sola é muito grossa e meio q com cravo pffff...nunca usei bota pra moto, como to meio quebrado vou levar uma AGV, com a bota terei essa sensibilidade do tênis + a proteção né?
Sobre o pêndulo, eu to fazendo meio pêndulo, existe isso? Heheheh...eu sei q to fazendo a curva fechada em estrada, bemm mais de boa, mais só uso nessas circunstâncias. O contra guidon, não sei se faço involuntariamente ou nem faço nada heheh....
Quando to kurtindo a paisagem a 110km/h-120km/h nem fico carenado...depois disso ok! esses dias coloquei 210km/h e tinha um vento lateral muito chato, é melhor ir mais de boa com o vento assim né?
Abraço. | |
|
| |
agaelema
Idade : 37 Mensagens : 594 Localização : Bauru Moto : Honda CBR450 89 Inscrito : 05/08/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 24 Jan 2009, 14:05 | |
| Acho que vc levantou uma otima questão machine... Como devemos agir qdo aparece esse vento lateral!?
Comigo ja aconteceu uma vez voltando de um encontro... Além da chuva tinha um pu...(pi) vento lateral e a moto sambava na pista de um lado pra outro. | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 24 Jan 2009, 19:02 | |
| olha..em relação a andar com a ponta do pé ..ou com o salto na pedaleria....é mais questão de goso..logico em uma tocada forte..vc vera que tem que andar com a ponta do pé....
andar carenado é em torno de 140,160 para cima..ai sim.... pendulo ..vai com calma que vc logo pega o modo ...logico se tiver como fazer um curso será muito bom...para aprender...
com a bota vc vai ter um desconforto .mas logo acostuma ..
mesmo que um bicho entre na frente da moto..lembre-se: ai na frente da sua moto tem 2 discos muito grande então é para ser usado ok.
vento lateral..isso pode te derrubar da moto..ou fazer vc entrar na frente de um carro....quando sentir que esta ventando lateral..tente andar de boa..e veja para onde o vento ta soprando..se ele estiver soprando e te empurrando para a esquerda fique um pouco mais para a direita da pista...ok... no mais estamos ai.. abraço | |
|
| |
DAMIÃO
Idade : 53 Mensagens : 1474 Localização : Londrina - Parana Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 24/04/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 24 Jan 2009, 21:10 | |
| | |
|
| |
will
Idade : 35 Mensagens : 145 Localização : Leopoldina/Vitória - MG/ES Inscrito : 18/01/2009
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Sáb 24 Jan 2009, 23:37 | |
| - DAMIÃO escreveu:
ESTERÇAR
Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura? Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! Ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópio" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas.
Seria isso Damião??Faço nem de brincadeira.... hehe | |
|
| |
DAMIÃO
Idade : 53 Mensagens : 1474 Localização : Londrina - Parana Moto : CBR 1000 RR Inscrito : 24/04/2008
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Dom 25 Jan 2009, 00:19 | |
| Que foto SHOW DE BOLA will Não é para vc fazer de brincadeira esta manopla, é para vc fazer serio mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só sei que é muito bommmmmmmmmmmmmmm ( DEVEMOS PILOTAR DENTRO DOS NOSSOS LIMETES, QUANDO PILOTAMOS FORA DOS NOSSOS LIMETES, AS CONSEGUENCIAS SÃO FATAIS )AQUELE ABRAÇO will | |
|
| |
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Dom 25 Jan 2009, 12:29 | |
| bela foto mesmo..mas isso já é um drift doque um contra guidon... abraço. | |
|
| |
will
Idade : 35 Mensagens : 145 Localização : Leopoldina/Vitória - MG/ES Inscrito : 18/01/2009
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Seg 26 Jan 2009, 10:01 | |
| E verdade, tá mais pra drift hehe mas é porque assim deu pra ter idédia doque o Damião falou!! ilustrando fica mais fácil... sobre a foto Damião, se não me engano foi você mesmo quem postou no tópico de "Fotos Inusitadas"... vai ver que é por isso que achou ela tão fera!! Abraço! | |
|
| |
Jeosafá
Idade : 28 Mensagens : 74 Localização : Birigui - SP Moto : Bicicleta Inscrito : 19/03/2009
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Ter 24 Mar 2009, 15:21 | |
| - Citação :
ESTERÇAR
Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura? Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! Ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópio" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas.
Uma pergunta: Um amigo me disse que estava a uns 60 km/h em uma curva (bem grande) e na curva ele lembrou de fazer o Contra-Esterço.. Depois que ele começou a curva, ele virou levemente para o lado ao-contrario da curva e ao invés de a moto virar mais ainda para dentro da curva( fazendo o Contra - Esterço ).....a moto virou bruscamente para o outro lado e quase que ele Bate a moto dele.... Porque que ele naum conseguiu fazer o contra esterço na curva? Ele fez do jeito certo? | |
|
| |
Jeosafá
Idade : 28 Mensagens : 74 Localização : Birigui - SP Moto : Bicicleta Inscrito : 19/03/2009
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto Ter 24 Mar 2009, 15:22 | |
| Eu consegui fazer o contra esterço na minha bicicleta em linha reta...é muito da hora | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como Deve Pilotar Uma Moto | |
| |
|
| |
| Como Deve Pilotar Uma Moto | |
|