| Fórum Honda CBR Brasil - 600RR, CBR 1000RR, CBR 600F, CBR 900RR, CBR 1100XX, CBR 1000F e CBR 450SR |
|
| Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? | |
|
+4Dawidson Fraga andrew.moj jhonnyz750 Ale.CBR600F 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Ale.CBR600F
Idade : 33 Mensagens : 986 Moto : CBR 600F Inscrito : 13/10/2012
| Assunto: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 21:07 | |
| Galera eu sei que em toda curva a gente usa contra-esterço, é automático, mas dá pra gente usar muito ou pouco certo?? Porque eu percebi que mesmo deitando nas curvas, o pneu da frente não chega nem perto da borda, enquanto o traseiro está próximo da borda. Isso seria pelo fato de eu usar pouco contra-esterço? Porque eu vi o pneu da frente de outro amigo meu, e está bem mais próximo da borda que o meu, mas a gente deita a mesma coisa nas curvas... Ou isso depende da moto? Valeu... | |
| | | jhonnyz750
Idade : 41 Mensagens : 3405 Localização : Curitiba-PR Moto : SRAD 750 Inscrito : 24/11/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 21:11 | |
| Boa pergunta Ale, tbm tenho essa duvida. Pelo que vejo se falar, quanto mais se inclina a moto mais se usa o contra esterço, as vezes eu fecho o pneu traseiro, mas o dianteiro fica faltando um pouco ainda. Ajuda nois ai pô kkkkkkkkkkkk | |
| | | Ale.CBR600F
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 21:15 | |
| Pois é kkkkkk, é que dá medo usar muito contra-esterço e escorregar de frente (já que com contra-esterço a frente deita mais?)... escorregar de traseira da pra controlar... agora de frente é chão... | |
| | | andrew.moj
Idade : 38 Mensagens : 561 Localização : SP Inscrito : 12/01/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 22:49 | |
| Contra esterço é só pra apontar pra curva, ou seja, mobilizar a moto para a posição de entrada
Enquanto na curva, voce vai usar o tronco, o dorso sei lá o nome, pra deitar mais ou menos, e se tiver que guinar ela pra fora pode usar o contra-esterço novamente pra subir
Se voce estiver aplicando alguma força no guidon no meio da curva fica mais ligado, vai adquirir um terreno logo logo! | |
| | | Dawidson Fraga
Idade : 42 Mensagens : 1367 Localização : Belo Horizonte Moto : KAWA ZX10-R Inscrito : 29/01/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 22:53 | |
| - andrew.moj escreveu:
- Contra esterço é só pra apontar pra curva, ou seja, mobilizar a moto para a posição de entrada
Enquanto na curva, voce vai usar o tronco, o dorso sei lá o nome, pra deitar mais ou menos, e se tiver que guinar ela pra fora pode usar o contra-esterço novamente pra subir
Se voce estiver aplicando alguma força no guidon no meio da curva fica mais ligado, vai adquirir um terreno logo logo! falou pouco mas falou bonito... basicamente é isso ! | |
| | | Ale R
Idade : 53 Mensagens : 1143 Localização : Atibaia Moto : Italianinha MarVada Inscrito : 26/06/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 23:16 | |
| - andrew.moj escreveu:
- Contra esterço é só pra apontar pra curva, ou seja, mobilizar a moto para a posição de entrada
Se voce estiver aplicando alguma força no guidon no meio da curva fica mais ligado, vai adquirir um terreno logo logo! E se for uma curva longa, do tipo ferradura? Não se usa o contra esterço no meio dessa curva? | |
| | | Ale.CBR600F
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 23:39 | |
| - andrew.moj escreveu:
Se voce estiver aplicando alguma força no guidon no meio da curva fica mais ligado, vai adquirir um terreno logo logo! Po valeu por essa dica, não forçar guidão dentro da curva, só na entrada! | |
| | | andrew.moj
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Dom 18 Ago 2013, 23:59 | |
| - Ale R escreveu:
- andrew.moj escreveu:
Se voce estiver aplicando alguma força no guidon no meio da curva fica mais ligado, vai adquirir um terreno logo logo! E se for uma curva longa, do tipo ferradura? Não se usa o contra esterço no meio dessa curva? Não entendi Ale, uma curva de raio curto ou longo? De raio curto vale o que falei, agora uma curva aberta e suave eu imagino que voce esteja mais carenado, sem se projetar muito ou pendular, aí é dosar o contra-esterço / corpo na curva, seria isso? | |
| | | Ale R
Idade : 53 Mensagens : 1143 Localização : Atibaia Moto : Italianinha MarVada Inscrito : 26/06/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 07:38 | |
| Curva de raio longo, curva de alta velocidade.
Até onde eu sei e aplico, eu faço o contra-esterço para a moto deitar mais e por consequência fazer a curva com menos esforço possível, e com mais segurança, pois tem curvas que mesmo vc usando o tronco e se colocando fora da moto, a moto insiste em fazer a curva aberta. E quando percebo isso, aumento o contra-esterço.
Só fico receoso de usar o Contra-Esterço em curvas de descida, aí é froids. | |
| | | Ale.CBR600F
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 12:19 | |
| agora já me confundi tudo de novo kkkkkkkk | |
| | | ziller
Idade : 43 Mensagens : 1628 Localização : Arcos-MG Moto : CBR 600RR Inscrito : 16/12/2012
| | | | Dawidson Fraga
Idade : 42 Mensagens : 1367 Localização : Belo Horizonte Moto : KAWA ZX10-R Inscrito : 29/01/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 13:34 | |
| o contra esterço é para endireitar a moto na entrada de curva, você contra esterça, e entra, mas não precisa ficar contra esterçando a curva inteira, mas caso precise, somente caso seja necessário, pode contra esterçar dentro da curva para novamente endireitar ela e manter tangencia.
mas é claro que isso não é uma receita de bolo, cada caso é um caso, e não é a toa que temos que fazer curso, estudar, ver vídeo, ler, etc... para clarear em relação às curvas.
concordo plenamente com tudo que o andrew.moj disse. | |
| | | andrew.moj
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 14:47 | |
| - Dawidson Fraga escreveu:
- o contra esterço é para endireitar a moto na entrada de curva, você contra esterça, e entra, mas não precisa ficar contra esterçando a curva inteira, mas caso precise, somente caso seja necessário, pode contra esterçar dentro da curva para novamente endireitar ela e manter tangencia.
mas é claro que isso não é uma receita de bolo, cada caso é um caso, e não é a toa que temos que fazer curso, estudar, ver vídeo, ler, etc... para clarear em relação às curvas.
concordo plenamente com tudo que o andrew.moj disse. Isso aí... No contra esterço voce vai estar desestabilizando a moto, saindo da posição de equilíbrio dela e dando a face curva do pneu pra dentro da curva! O Corpo da moto logo após esse momento tende a estabilizar de novo, e ela novamente alinha as rodas traseiras e dianteiras (imagina-se que agora já stamos dentro da curva, fazendo-a) Aplicando qualquer força novamente no guidón, o processo é o mesmo, mas isso tem de ser evitado enquanto voce estiver fazendo a curva! Estando no limite da inclinação, tem que ser um gatinho, bem pianinho mesmo nos movimentos, aceleração, etc etc... Correções podem ser aplicadas, desacelerações suaves, leves toques no freio, etc etc... Mas como eu não sou pró, deixo pra fazer tudo isso ANTES de entrar na curva, e depois, qualquer correção eu faço usando o corpo e SÒ ele. Voce tem que usar muito a parte posterior, e deixar os braços relaxados... isso inclusive pode te salvar num sambalelê! | |
| | | Ale R
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 15:14 | |
| Aff... agora baguncei tudo, kkkkkkkkkk
Tá... até concordo que na entrada da curva CURTA vc faz o CE e termina mirando onde se quer chegar.
Mas, numa curva longa (do tipo ferradura), mesmo deitado, a moto tende a fazer a tangência, podendo me levar para o acostamento. Nesse momento (no meio de uma curva LONGA), EU, preciso continuar a fazer o CE, senão a moto tangencia demais e vou para o acostamento.
Muitas e muitas vezes, por não conhecer a estrada, eu entro na curva sem fazer o CE e sou obrigado a fazê-lo, pois a curva não termina e sem ele não tem acordo.
Sou iniciante também, e já errei curva pra caramba, mas aprendi que não se deve mexer nos freios, pois a moto tende a levantar numa curva e desacelerações, ou são bem suaves ou já é numa situação de pânico mesmo, onde vc alicata o freio e já vai parando por ter alguma coisa na tua frente.
Nossa que zona que eu fiz nas explicações né. | |
| | | Dawidson Fraga
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 15:22 | |
| - Ale R escreveu:
- Aff... agora baguncei tudo, kkkkkkkkkk
Tá... até concordo que na entrada da curva CURTA vc faz o CE e termina mirando onde se quer chegar.
Mas, numa curva longa (do tipo ferradura), mesmo deitado, a moto tende a fazer a tangência, podendo me levar para o acostamento. Nesse momento (no meio de uma curva LONGA), EU, preciso continuar a fazer o CE, senão a moto tangencia demais e vou para o acostamento.
Muitas e muitas vezes, por não conhecer a estrada, eu entro na curva sem fazer o CE e sou obrigado a fazê-lo, pois a curva não termina e sem ele não tem acordo.
Sou iniciante também, e já errei curva pra caramba, mas aprendi que não se deve mexer nos freios, pois a moto tende a levantar numa curva e desacelerações, ou são bem suaves ou já é numa situação de pânico mesmo, onde vc alicata o freio e já vai parando por ter alguma coisa na tua frente.
Nossa que zona que eu fiz nas explicações né. o tema é complexo mesmo velho. mas me lembro do video do keith code, curva a gente tem que entrar nela certo, com velocidade adequada, inclinação, tangencia, e etc... porque ficar trabalhando dentro de curva é chão, isso é em corrida e com os profissionais | |
| | | Dawidson Fraga
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 15:24 | |
| sei tbem que se algo der errado na curva,a unica coisa que pode salvar é o contra esterço. | |
| | | ziller
Idade : 43 Mensagens : 1628 Localização : Arcos-MG Moto : CBR 600RR Inscrito : 16/12/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 16:02 | |
| tá, tudo bem! tá clariando de novo. Mas e aquela sensação de: a moto não vai fazer a curva? Eu fico querendo inclinar, mas meu corpo fica duro e não vai e eu não sei se to inclinando, se eu to quase reto... sei lá!
Me dêem umas dicas aí galera... Eu to numa moto que dizem que é a melhor pra curvas e to perdendo até pra CG... kkkkkkkkkkk! | |
| | | andrew.moj
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 16:22 | |
| - ziller escreveu:
- tá, tudo bem! tá clariando de novo. Mas e aquela sensação de: a moto não vai fazer a curva? Eu fico querendo inclinar, mas meu corpo fica duro e não vai e eu não sei se to inclinando, se eu to quase reto... sei lá!
Me dêem umas dicas aí galera... Eu to numa moto que dizem que é a melhor pra curvas e to perdendo até pra CG... kkkkkkkkkkk! Aí o papo é outro! Voce tem que treinar, treinar e treinar! Pedir pra alguem te filmar, tirar fotos etc... Tem que ter consciencia da tua posicao emcima da motoca, No curso que eu fiz sabado, tava todo travado também, no começo tava apanhando pra fazer as curvas pra direita. Depois de uns toques dos instrutores e do pessoal eu comecei me afastar do tanque, ir brincando mesmo na posição, tronco, perna, cabeça.. Aí fui aprimorando! Mas já vi meus pontos fracos e vou trabalhar nos próximos rolês pra endireitar a postura! Olha só algumas fotos, meu brother quebrou um galhão ficando na arquibancada.... https://www.dropbox.com/sh/5bdrp6cypxr95zf/_oQiCkQCBb#/ | |
| | | LLS
Idade : 50 Mensagens : 140 Localização : Rio de Janeiro Moto : CBR 1000RR HRC Inscrito : 18/07/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 19:52 | |
| E verdade Andrew, concordo com o que coloca. Principalmente a questão de curso. E muito importante um curso, nao para andar forte ou se tornar piloto, mas para corrigir posicionamento, postura, tempo etc. Sera capaz de entrar em curva a esquerda, por exemplo, tão leve e pendulando que poderá tirar a mão esquerda e manter o traçado... Aconselho muito q galera fazer esses cursos... Sairão de lá com uma outra visão.... | |
| | | Ale.CBR600F
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 20:02 | |
| Po andrew muito show as fotos, manda bem em uma roda hein! ;) | |
| | | ziller
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 20:15 | |
| - andrew.moj escreveu:
- ziller escreveu:
- tá, tudo bem! tá clariando de novo. Mas e aquela sensação de: a moto não vai fazer a curva? Eu fico querendo inclinar, mas meu corpo fica duro e não vai e eu não sei se to inclinando, se eu to quase reto... sei lá!
Me dêem umas dicas aí galera... Eu to numa moto que dizem que é a melhor pra curvas e to perdendo até pra CG... kkkkkkkkkkk! Aí o papo é outro!
Voce tem que treinar, treinar e treinar! Pedir pra alguem te filmar, tirar fotos etc...
Tem que ter consciencia da tua posicao emcima da motoca,
No curso que eu fiz sabado, tava todo travado também, no começo tava apanhando pra fazer as curvas pra direita. Depois de uns toques dos instrutores e do pessoal eu comecei me afastar do tanque, ir brincando mesmo na posição, tronco, perna, cabeça.. Aí fui aprimorando!
Mas já vi meus pontos fracos e vou trabalhar nos próximos rolês pra endireitar a postura!
Olha só algumas fotos, meu brother quebrou um galhão ficando na arquibancada....
https://www.dropbox.com/sh/5bdrp6cypxr95zf/_oQiCkQCBb#/ Mandou bem! O meu problema é que a única pista daqui é longe, o Mega Space! E pra treinar seria mais seguro se fosse em pista, porque em estrada depende muito de fatores externos. E cursos seriam fundamentais , porem são bem fraquinhos os que eu fiquei sabendo. Acho que vou ter que criar mais coragem. Não quero ser nenhum piloto, mas queria saber entrar numa curva sem receio de cair. Principalmente com minha esposa na garupa, o que me dificulta mais ainda. | |
| | | Vaso
Idade : 44 Mensagens : 183 Localização : SP Inscrito : 30/07/2013
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 20:19 | |
| kkkk agora eu ri, vem pra samonte bom despacho que tem o max de bh que ta dando curso pra gente todo sabado e quem nao rastava a saboneteira ja arrebentou ela todakkk - ziller escreveu:
Me dêem umas dicas aí galera... Eu to numa moto que dizem que é a melhor pra curvas e to perdendo até pra CG... kkkkkkkkkkk! | |
| | | andrew.moj
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 20:23 | |
| Vixi, garupatroa é outro esquema! Hehehe
Assim, pra falar a real, a parte teórica do curso eu aproveitei muito pouco. Eu sou apaixonado pelas duas rodas, e desde que eu adquiri a minha SS eu me mato de estudar! De verdade, leio, assisto vídeo, entro em tópicos de 3 fóruns diferentes, e mais um gringo!
Não existe mistério, voce tem que aliar o teorico ao pratico, ir pra rua, testar uma coisa, depois outra e ir forçando seus limites pra ir rompendo os seus próprios instintos de medo...
Eu fiz o curso pra ver qual é que é a pista, e andar na bateria dos roda presa com mais segurança. To planejando ano que vem ter uma moto só de pista, pois é outro esquema. É um laboratório pra voce ir se conhecendo, junto com a moto, sem areia, caminhao e buraco na pista!
Fora que voce ficar no mesmo circuito e encarar as mesmas curvas (vendo o final delas) não tem preço, voce evolui demais!
Quem nunca foi num role de moto babando pra pegar um trecho de curvas e aprimorar os Skills? Pois é, imagina um dia inteiro assim! É top demais... | |
| | | ziller
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 20:42 | |
| - Vaso escreveu:
kkkk agora eu ri, vem pra samonte bom despacho que tem o max de bh que ta dando curso pra gente todo sabado e quem nao rastava a saboneteira ja arrebentou ela todakkk
- ziller escreveu:
Me dêem umas dicas aí galera... Eu to numa moto que dizem que é a melhor pra curvas e to perdendo até pra CG... kkkkkkkkkkk! o problema Fwrmigão, é que quando agente casa, começa uma nova família e coisas que antes não tínhamos medo ou digamos, respeito, gente passa a ter. Respeito meus limites e principalmente minha nova família, que hoje são apenas eu e minha esposa. Mas logo, logo se quiser Deus, irá nos presentiar com um filho, mas meu intuito não é raspar saboneteira, que eu nem tenho ainda...kkk... meu intuito é aprender a sair de situações de risco e me divertir.
Última edição por ziller em Seg 19 Ago 2013, 20:43, editado 1 vez(es) | |
| | | LLS
Idade : 50 Mensagens : 140 Localização : Rio de Janeiro Moto : CBR 1000RR HRC Inscrito : 18/07/2012
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? Seg 19 Ago 2013, 20:43 | |
| Outubro estou querendo ir no de Mogi Gacu, pela Moto School. Esse e muito legal... Essa semana tem TD em Interlagos deles tb... Dois amigos aqui do Rio irão... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? | |
| |
| | | | Contra-esterço, da pra usar muito ou pouco?? | |
|