Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 07:42
Vixi, falar q a FZ600 q rende 97 / 98cv, anda mais q uma Hornet q tem a mesma potência é meio estranho, voceis não acham que o que define qual anda mais é o piloto? Tenho um amigo que anda sempre comigo, e a FZ6 dele nunca anda junto, sempre fica para traz, então a Hornet anda mais???? Acho que cada um tem um limite diferente. Se uma pessoa com mais experiencia tem uma FZ6 e ta rodando por ai, acha um cara com uma Hornet que só anda de vez enquando, ou que não leva a moto ao extremo, quem será que vai ganhar? E vice versa. Essa é minha opnião, quem define qual anda mais é o piloto, ja que as duas tem a mesma potência!!!
marcosspinola
Idade : 45 Mensagens : 680 Localização : São Paulo - SP Moto : Sem moto...... Inscrito : 09/06/2009
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 11:24
Lip.... Eu só ando de vez em qdo com a minha e ando bem na boa. E sempre dou toco nas H6/NH6.... Eu estou falando nas retas. Nesses trechos, fica fácil engolir uma Hornet.
Não é de curtição nem Yamahismo. Se vc olhar aí do lado, vai ver que tb tenho uma Honda CBR 450 SR. Não sou fanático por marca nenhuma, eu gosto é de moto boa!
Eu concordo contigo que a FZ6 e Hornet são bem parecidas e se a FZ6 anda mais não é que anda 40km/h a mais que a Hornet. Mas que dá toco, dá...
Sobre potência: A RD 350, que tinha aprox. 50hp's dava um trabalhão desgraçado para as CBX750. Só de final as Galo levavam...
Potência não quer dizer mta coisa. Por exemplo: A Goldwing tem 118HP, 12kgfm de torque. A Hornet com 102HP e 6.4 kgfm de torque. Qual anda mais?!
A minha CBR 450 SR tem 46hp. Chassi muito bem equilibrado (tipo diamond), suspensão monochoque, pneus 130(tras)/90(diant)... E a Cagiva Mito 125 tem 34hp's. A Mito bate 170km/h, mesma velocidade da CBR.
Um conjunto equilibrado para performance traz mais benefícios do que mais potência.
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 12:55
Marcosspinola,
Concordo que em alguns casos a potencia não é tudo, eu quiz dizer, que nesse caso em específico, as motos são muito parecidas e que se o piloto não souber tocar a moto, a diferença será nitida, mas não por causa da moto e sim pelo piloto.
Eu falo pela experiência minha, a FZ6 do meu amigo não acompanha de jeito nenhum minha H6, a minha tem escapamento esportivo e o pinhão foi trocado por um dente a mais para dar um pouco mais de final (não fui eu que troquei, já comprei assim), a do meu amigo só tem escapamento esportivo, talvez seja por isso, que a minha anda na frente então, porque com minha H6 o máximo que eu peguei foi 240 Km/h (no velocímetro), meu amigo falou que o máximo que ele pegou foi 242 KM/h, é praticamente a mesma velocidade, claro que temos que analisar o tempo gasto entre uma e outra para chegar nessa velocidade, o que não foi medido, porque não estavamos juntos. Esse amigo fala a mesma coisa, que já andou na frente de Hornet, será que a troca do pinhão resulta nessa diferença?
Abrçs...
marcosspinola
Idade : 45 Mensagens : 680 Localização : São Paulo - SP Moto : Sem moto...... Inscrito : 09/06/2009
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 13:40
Lip, legal discutir em alto nível como vc tá fazendo! Sem xiitismo, nota 10!!!
Cara... COM CERTEZA a troca do pinhão faz diferença (filtro de ar, vela, escape...). Justamente por esse detalhe que vc falou: as motos são mto parecidas em termos de performance.
Quem anda mto em circuito prefere trocar por um pinhão menor, pra dar mais diferença nas retomadas, pois circuito não importa tanto velocidade máxima.
Mudar o pinhão faz o velocímetro "mentir" a velocidade. Qdo vc coloca pinhão menor, ele marca a menos. Pinhão maior, ele marca a mais.
A minha FZ6 é totalmente Standard. Não mudei nada no projeto original. Vc já deu um role na FZ6 do seu amigo? Já sentiu como ela endiabra acima dos 8 mil RPM?! A FZ6, pra sair forte, vc tem de sair acima de 5 mil RPM. Ela tem um "buraco" dos 3.5 mil aos 4.5 mil RPM.
Não sou mto dado às corridinhas, como eu disse, eu ando de boa. Mas gosto de dar umas esticadas, qdo a situação permite.
E as minhas experiências me mostraram o seguinte: As Hornet pulam na frente, mas qdo vc tá esticando a primeira e joga a segunda, passa dos 10 mil RPM, a FZ6 dá um salto de umas duas motos a frente das Hornet. Fiz esse "teste" mais de uma vez.
De qq forma, eu digo e mantenho: A Hornet é uma puta moto e só não considerei ter uma por conta de segurança. O seguro, pra mim, ficava em R$9 mil. Aí não vira né?!
Uma curiosidade minha Lip: Esticando em primeira, a H6 vai até qto? A minha FZ6 vai até 102km/h.
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 14:42
Obrigado Marcosspinola, com certeza, legal discutir sem afrontas, a opnião de todos devem ser respeitada, e descutida sem ironias, como estamos fazendo .
Pra falar a vdd, eu não gosto muito de retas, prefiro as curvas, gosto muito de andar em Morungaba, e sei q p/ mim esse pinhão esta me atrasando, exatamente pelo o que vc mencionou, as retomadas! Com certeza quando tiver q trocar será por um original ou um dente a menos.
Já andei na dele sim, mas nada de acelerar forte com ela, portanto não senti a diferença, até porque, quando andei com ela eu nem tinha a H6, tinha uma CB500, então não iria conseguir ver essa diferença.
Realmente o ponto fraco da Hornet é o seguro, fica impossível pagar o valor pedido pelas asseguradoras, é uma moto muito visada para roubo, porem como tudo tem um lado positivo e negativo, o comércio da Hornet é excelente em relação à FZ6.
Quanto a sua dúvida, acabou se tornando uma duvida minha também...rsrsrs, nunca marquei isso, não gosto mt de esticar a primeira, alem de forçar demais o motor, a frente fica bem leve e sai do chão, e como não empino nem bicicleta, prefiro esticar à partir da segunda, mas com certeza vou fazer esse teste e depois posto aqui.
Abrçs
marcosspinola
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 16:26
Com certeza, curvas são a melhor parte!!! Nem discuto isso, hehehehe! O lance da reta é apenas para servir de medição das máquinas em si.
Na próxima vez que vc for dar um role com seu amigo, pede pra andar na moto dele. A FZ6 não tem esse lance da frente ficar muito leve. Até fica, até da uma tremida na frente, mas é muuuito fraquinha. Nunca pilotei a NH6, mas dizem que tem um headshake forte.
Talvez na sua moto isso não fique tãão forte, por conta do pinhão menor. Mas, qdo vc for fazer o teste, CUIDADO! Parece que a H6 treme forte...
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 17:33
marcosspinola escreveu:
Uma curiosidade minha Lip: Esticando em primeira, a H6 vai até qto? A minha FZ6 vai até 102km/h.
Abs!
desculpe se meter na conversa marcos, mas só pra responder sua pergunta a minha já estiquei a primeira até o fim e foi até 110, quando apertei a embreagem e passei a segunda a frente subiu, então folguei o acelerador pra descer... tomei um susto pois estava apenas uma semana com a h6 e um amigo havia me perguntado se ela colocava 100 de segunda então falei acho que dá de primeira e fui tirar a prova!!! abc e me desculpe aí novamente!!!
marcosspinola
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Seg 04 Abr 2011, 21:01
Paulinho, sua opinião/informação é super bem vinda cara!
É justamente aquilo que eu havia dito, Paulinho... A H6 salta na frente, mas depois a FZ6 busca.
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Ter 05 Abr 2011, 18:47
Não é o pneu que fez isso...
Coloca mais de 200km/h na sua H6 que vc vai descobrir o que é um shimmy !!!
Acontece geralmente quando a roda dianteira levanta e quando vai voltar pro asfalto não está totalmente alinhada fazendo com que você perca o controle da moto como no vídeo. Um amortecedor de direção resolve esse problema !!!
Se um dia eu comprar uma H6 primeira coisa que vou fazer será providenciar um amortecedor de direção...
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Qua 06 Abr 2011, 08:58
ManiN77 escreveu:
oxii... eh item de serie eh..?? colocou mais de 200 km/h ganhou um shimmy de groja??
entao me passaram a perna, pq ja coloquei quase 240 na minha e nada aconteceu!!rsrsrs
joão paulo Moderador
Idade : 41 Mensagens : 3294 Localização : Lua.... Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL Inscrito : 31/12/2007
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Qua 06 Abr 2011, 10:09
Putsss,,shimmy,,cruz credoo..Já aconteceu comigo e é de lascar,,vc não consegue fazer nada e só esperar mesmo! No meu caso foi por causa de pista ruim!!
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Qua 06 Abr 2011, 10:15
ManiN77 escreveu:
Não é o pneu que fez isso...
Acontece geralmente quando a roda dianteira levanta e quando vai voltar pro asfalto não está totalmente alinhada fazendo com que você perca o controle da moto como no vídeo. Um amortecedor de direção resolve esse problema !!!
Se um dia eu comprar uma H6 primeira coisa que vou fazer será providenciar um amortecedor de direção...
fala aí amigo!!! rapaz o máximo que eu coloquei foi 210 com minha esposa na garupa e graças a DEUS não aconteceu nada não!!! abc !!!
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Qua 06 Abr 2011, 10:29
Já peguei peguei 240 KM/h com a minha (no velocímetro) com e sem garupa e nada aconteceu, inclusive nas retomadas de saídas de curva, também nunca aconteceu, para isso acontecer na H6, só se vc esticar em primeira marcha e a frente subir, ai corre o risco de tomar um shimmy quando a frente aterrisar, ou se aplicar um dynojet, ai também corre o risco, ja ouvi gente que caiu depois que instalou o dynojet por causa do shimmy. Apenas uma vez aconteceu comigo, com uma Srad 1000, o negócio é tenso, seu corpo trava na hora, nem da tempo de pensar em nada, chacoalha muito forte a frente, nem tem o que fazer é só esperar pra ver se escapa.
marcosspinola
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Qua 06 Abr 2011, 12:06
Na real, o shimmy é uma característica de algumas motos. Mas, claro, qq moto mais forte pode shimmar em algumas circunstâncias.
A FZ6 tem isso da primeira pra segunda, mas é tão fraquinho que eu considero o amortecedor de direção um acessório dispensável.
Tecnicamente falando, qdo vc está ACELERANDO e a frente da moto "treme", é um HEADSHAKE. Qdo vc está DESACELERANDO e acontece isso, é o SHIMMY.
Acho que tem aqui no fórum um tópico falando de um livro chamado "A Twist of the Wrist" que explica essas forças muito bem!
Algumas motos tem isso mais que outras. A Hornet, R1, até HD Dyna Glide tem....
Assunto: Re: Velocidade real da Hornet 600 Qua 06 Abr 2011, 12:59
HeadShake pra mim é o que aconteceu com o Simoncelli no último Prêmio de MotoGP... Devo estar errado, não sei... Que seja...
------
Pessoal, não quer dizer que TODA vez que você colocar mais de 200km/h vai shimmar... Vocês interpretam as coisas ao extremo...
Quero dizer o seguinte, todas as motos fazem, mas a H6 é uma moto MUITO propícia a isso !!! Sei e acredito que vocês colocaram mais de 200km/h e não aconteceu nada !!!
Mas, se você estiver de H6 em alta velocidade e acontecer de passar em alguma irregularidade do asfalto... Ai meu amigo, é só torcer pra não acontecer nada de grave pois o shimmy da H6 é MUITO FORTE !!!
Eu já dei vários de FZ6, mas mesmo sem amortecedor de direção o shimmy dela é fraco e você recupera o controle ''facilmente'' !!!
Pode voltar o tópico e ler , proprietários de H6 falando que a frente dela fica MUITO boba em alta velocidade !!! É FATO !
Façam como o FERNANDO PF, coloquem um amortecedor de direção !!! Eu tenho um aqui mas ainda não instalei... Deveria mesmo ser item de série !!!! ( A zx6 já vem um desses de fábrica !!! )