| Aumentar marcha sem usar embreagem?????? | |
|
+16joão paulo Alessandra ALCEU tiagogripp [BOE|Advanced] paraquedas Alexmartraze Flaudemir J Jr Brrace lexus21 paruvitu Miau DeVeras valcir.antunes Smolder Só curva 20 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Só curva
Idade : 35 Mensagens : 78 Localização : Aqui mesmo Moto : Hornet Inscrito : 26/06/2010
| Assunto: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sáb 17 Jul 2010, 01:21 | |
| Oi pessoal nunca fiz isso mas sera que pode da problema na moto em subir marcha sem usar embreagem?? | |
|
| |
Smolder
Idade : 39 Mensagens : 781 Localização : São Paulo Moto : CBR 1000RR HRC, GSX-R 750 SRAD, F800 GS e XTZ 250 LANDER Inscrito : 16/04/2008
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sáb 17 Jul 2010, 20:20 | |
| - Só curva escreveu:
- Oi pessoal nunca fiz isso mas sera que pode da problema na moto em subir marcha sem usar embreagem??
trocando no tempo certinho.. da nda.. para trocar..no tempo acelerando a moto quando estiver perto do final do giro da moto.. q seria o ideal para a troca sem perder tempo... mantem o pedal de marcha com uma leve pressão para cima no caso de cambio normal.. assim q chegar o momento certo.. tire a mão do acelerador..mas muito pouco e bem rapido.. tipo um vai e vem..mais bem pouquinho.. não é soltar tudo e acelerar tudo.. soh uma giradinha rapida e curta.. tipo uma aliviada..quando mais rapido..menos tempo vc perde.. na troca. a marcha vai entrar q nem mantega.. Abs, Smolder | |
|
| |
valcir.antunes
Idade : 45 Mensagens : 473 Localização : Chapecó/SC Moto : CBR600 Inscrito : 25/02/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sáb 17 Jul 2010, 22:21 | |
| é, que dá pra passar as marchas sem usar a embreagem isso dá sim, tanto pra cima quanto pra baixo, basta "pegar o tempo do motor"....porém o conselho é usar dessa artimanha somente em caso de necessidade, ou seja, se romper o cabo da embreagem, quebrar o manete etc... caso contrário não inventa moda..aperta logo aquela P... e passa as marchas conforme é pra ser feito........kkkkk | |
|
| |
DeVeras
Idade : 42 Mensagens : 235 Localização : Aracaju - SE Moto : CBR 600 RR 08 Inscrito : 16/11/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sáb 17 Jul 2010, 23:36 | |
| Pra mim o raciocínio deve ser esse: Câmbio sequencial = embreagem só pra sair ou pra algumas trocas em baixa rotação.
Se vc está fazendo as trocas sem usar a embreagem e elas entram de forma suave, está perdendo menos tempo, causando menos desgaste em várias peças (inclusive a embreagem) e tendo o prazer de uma tocada menos cansativa.
Li um artigo de um piloto relatando que se assustou ao notar que alguns alunos de seu curso estavam usando a embreagem pra trocar as marchas. | |
|
| |
Miau
Idade : 45 Mensagens : 195 Localização : Sao Paulo Moto : K6 Suzi Inscrito : 14/04/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Seg 19 Jul 2010, 16:48 | |
| - DeVeras escreveu:
- Pra mim o raciocínio deve ser esse: Câmbio sequencial = embreagem só pra sair ou pra algumas trocas em baixa rotação.
Se vc está fazendo as trocas sem usar a embreagem e elas entram de forma suave, está perdendo menos tempo, causando menos desgaste em várias peças (inclusive a embreagem) e tendo o prazer de uma tocada menos cansativa.
Li um artigo de um piloto relatando que se assustou ao notar que alguns alunos de seu curso estavam usando a embreagem pra trocar as marchas. Concordo plenamente!!! Eu só uso a embreagem para sair e em baixas rotações. Nada a ver quem pensa que estraga alguma coisa trocando de marchas dessa forma, como está escrito acima, causa menos desgaste a algumas peças. Por mim está aprovado ! | |
|
| |
paruvitu
Idade : 38 Mensagens : 2316 Localização : Ilhas Cayman Moto : FireBlade NEMO + Lander Inscrito : 05/07/2010
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Seg 19 Jul 2010, 17:24 | |
| pra reduzir tb pode ir sem embreagem? | |
|
| |
DeVeras
Idade : 42 Mensagens : 235 Localização : Aracaju - SE Moto : CBR 600 RR 08 Inscrito : 16/11/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Seg 19 Jul 2010, 19:12 | |
| Acho um pouco mais difícil reduzir sem usar a embreagem, então só faço isso dependendo da rotação.. Também já vi que é mais fácil baixar marchas mais altas... tipo 3ª pra 2ª algumas vezes a redução não é muito suave.
E outra, com o acelerador totalmente fechado é bem difícil. O ideal é que o acelerador esteja um pouco aberto. | |
|
| |
Smolder
Idade : 39 Mensagens : 781 Localização : São Paulo Moto : CBR 1000RR HRC, GSX-R 750 SRAD, F800 GS e XTZ 250 LANDER Inscrito : 16/04/2008
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Ter 20 Jul 2010, 10:10 | |
| - paruvitu escreveu:
- pra reduzir tb pode ir sem embreagem?
pode..mesmo jeito para subir a marcha.. soh q é pior pq vc vai sentir bem mais o freio motor.. quando estou empinando com uma mão.. no alto.. eu troco no tempo.. ou quando estou carregando alguma coisa.. eu faço a redução no tempo tb.. nas reduções naum tem jeito.. vai sentir o freio motor na rotação certa.. diminue bastante o freio motor.. mas mesmo assim vai ter um tranquinho... rsrs Abs, Smolder | |
|
| |
paruvitu
Idade : 38 Mensagens : 2316 Localização : Ilhas Cayman Moto : FireBlade NEMO + Lander Inscrito : 05/07/2010
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Ter 20 Jul 2010, 13:51 | |
| Quais os perigos em se errar o tempo? no começo sei q vou fazer cagaço... | |
|
| |
lexus21
Idade : 41 Mensagens : 1082 Localização : Brasilia DF Moto : TENHO OLEO MOTUL BARATO! Inscrito : 21/07/2008
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Ter 20 Jul 2010, 16:33 | |
| - paruvitu escreveu:
- Quais os perigos em se errar o tempo? no começo sei q vou fazer cagaço...
prefere fazer cagaço do que simplesmente apertar embreagem? | |
|
| |
paruvitu
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Ter 20 Jul 2010, 16:39 | |
| - lexus21 escreveu:
- paruvitu escreveu:
prefere fazer cagaço do que simplesmente apertar embreagem? Prefiro aprender uma tecnica de pilotagem que pode me ser ultil em guma momento da vida, ou que sabe até pra sempre... | |
|
| |
Smolder
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Ter 20 Jul 2010, 16:42 | |
| - paruvitu escreveu:
não tem como errar o tempo.. vc pode trocar no tempo a qq hora.. a diferença ta na sua aceleração se vc acelerar muito apra entrar a marcha.. ela vai dar aquele tranco.... como se tivesse soltado a embreagem d uma vez.... não o suficiente para empinar nem nda.. faça o teste.. para ver como funciona.. vai em baixa velocidade mesmo vai 40/h de primeira.. isso uma 600 pra cima pressione levemente.. o pedal de marcha para cima soh um pouquinho bem rapido.. tire a mão do acelerador e volte para a posição em que estava acelerando.. para manter os 40/h ou seja.. vc está mantendo a aceleração a 40/h rapidamente.. vc desacelera.. e acelera de novo como se fosse manter de novo a aceleração o seu pe vai subir sozinho.. pq vc ja esta fazendo aquela leve pressão e assim a marcha vai entrar como mantega. vc volta para a aceleração inicial para não ter o tranco... não tem erro é muito facil.. Abs, Smolder | |
|
| |
Brrace
Idade : 50 Mensagens : 221 Localização : Niterói Moto : Ducati 1198 Inscrito : 12/08/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Ter 20 Jul 2010, 22:20 | |
| Correto é só utilizar a embreagem para arrancar, sair de primeira e reduzir, pelo menos na pista é assim, é só acelerar, quando o giro estiver lá na casa dom 12mil, da uma tirada rápida de mão e mete a outra marcha. Eu utilizo o Bazzaz TC com quick shifter e câmbio invertido, troco de marcha da seguinte forma, acelero até +/- 12mil e só toco o pedal para a baixo, o resto a eletrônica resolve, rsrs, o bazzaz corta o motor por 0,38segundos e a outra marcha entra, sem tirar a mão do fundo. Na reta se percebe grande diferença, você vê todos que não tem QS tirando a mão e a moto dá uma abaixada na fente, uma cabeça quando tira a mão, já com QS esta troca é tão rápida que a frente nem baixa, isto faz diferença. | |
|
| |
Flaudemir J Jr
Idade : 41 Mensagens : 211 Localização : Fórum Honda CBR Brasil Inscrito : 15/03/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Qua 21 Jul 2010, 20:55 | |
| - Brrace escreveu:
- Correto é só utilizar a embreagem para arrancar, sair de primeira e reduzir, pelo menos na pista é assim, é só acelerar, quando o giro estiver lá na casa dom 12mil, da uma tirada rápida de mão e mete a outra marcha.
Eu utilizo o Bazzaz TC com quick shifter e câmbio invertido, troco de marcha da seguinte forma, acelero até +/- 12mil e só toco o pedal para a baixo, o resto a eletrônica resolve, rsrs, o bazzaz corta o motor por 0,38segundos e a outra marcha entra, sem tirar a mão do fundo. Na reta se percebe grande diferença, você vê todos que não tem QS tirando a mão e a moto dá uma abaixada na fente, uma cabeça quando tira a mão, já com QS esta troca é tão rápida que a frente nem baixa, isto faz diferença. É Brrace, instalei escape full, o power, o secondary fuel module, e o quick shift...e vou te dizer uma coisa...o quick shift é sensacional...um dos melhores equipamentos pra motoca... A moto pula na frente de todo mundo...fica um rojão... Abs | |
|
| |
Alexmartraze
Idade : 52 Mensagens : 77 Localização : Florianopolis, SC Moto : CBR1000RR-08 e Tornado 2004 pro mato Inscrito : 30/09/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Qui 22 Jul 2010, 00:29 | |
| Primeiro, se alguém que está para comprar uma moto olhar este tópico (e outro do mesmo assunto), podem crer que não comprarão a moto de alguém que faz uso desse macete de troca de marcha sem embreagem, eu pelo menos jamais comprarei moto de vocês. Nomes anotados hehe.. Segundo, se tem eletronica para fazer isso como fizeram os dois colegas acima, então que pelo menos usem este recurso, aposto que é mais barato que um kit de cambio novo! Terceiro, se não causasse nenhum problema na moto, então porque TODAS as MOTOS ainda tem embreagem ( quantos anos estamos falando, 60 anos de existência de moto?), cabo de embreagem, manete, discos, separedores, molas, etc,etc se isso tudo só encarece e deixa a moto mais pesada e da mais manutençao ao usuário? ahh esqueci, pra arrancar! Enfim, acho que só é útil mesmo para quem está competindo, no uso na rua não vejo razão nenhuma para causar esse desgaste prematuro nos componentes, pois duvido que isso não prejudique alguma coisa. Boa sorte nas tentativas | |
|
| |
Flaudemir J Jr
Idade : 41 Mensagens : 211 Localização : Fórum Honda CBR Brasil Inscrito : 15/03/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Qui 22 Jul 2010, 11:06 | |
| Caro Alexmartaze,
Na verdade acontece o seguinte. Ao subir marcha é possível sim subir marcha sem usar embreagem, apenas tem que ter o tempo certo entre tirar a mão do acelerador e engatar a marcha seguinte e acelerar de novo sem causar tranco...quando se consegue esse "tempo certo", percebe-se que a marcha entra como manteiga e não causa desgaste de nada além do normal (na verdade até economiza embreagem...),
Ao tirar a mão do acelerador se retira toda potência que estava sendo transferida para o câmbio-por isso a marcha entra fácil, fácil...sem trancos (se feito corretamente) e muito mais rápido que usando embreagem
Mas o problema é que, quem tem o costume de subir marchas assim (eu faço parte desse grupo), sabe que algumas vezes quando se erra esse tempo mesmo que seja um erro minimo - causa um tranco na moto, e isso sim causa um desgaste prematuro das engrenagens do câmbio - mas nada absurdo.
Com o quick shift, não há problema algum, pois mesmo com o punho virado, ao se apertar o pedal (uso câmbio invertido), a injeção corta o motor por decimos de segundo e é o tempo pra marcha entrar e nem deixar o motor perder giro (que acontece nas trocas de marchas normais).
O fato é que se ganha uma boa vantagem fazendo as trocas dessa forma, então o pessoal que sabe fazer usa esse artificio...e nunca ouvi falar de moto quebrar câmbio que não fosse por um mau uso muito pior que isso...ou defeito de fabricação mesmo...
Agora descer marcha sem embreagem até dá, mas é bem mais difícil acertar esse tempo, e daí não existe vantagem alguma comparado com subir marchas que se pode acelerar mais rápido...fora que o tranco é grande nas reduções - pode até ser perigoso...
Valeu....um abraço
| |
|
| |
Brrace
Idade : 50 Mensagens : 221 Localização : Niterói Moto : Ducati 1198 Inscrito : 12/08/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 08:09 | |
| - Flaudemir J Jr escreveu:
- Caro Alexmartaze,
Na verdade acontece o seguinte. Ao subir marcha é possível sim subir marcha sem usar embreagem, apenas tem que ter o tempo certo entre tirar a mão do acelerador e engatar a marcha seguinte e acelerar de novo sem causar tranco...quando se consegue esse "tempo certo", percebe-se que a marcha entra como manteiga e não causa desgaste de nada além do normal (na verdade até economiza embreagem...),
Ao tirar a mão do acelerador se retira toda potência que estava sendo transferida para o câmbio-por isso a marcha entra fácil, fácil...sem trancos (se feito corretamente) e muito mais rápido que usando embreagem
Mas o problema é que, quem tem o costume de subir marchas assim (eu faço parte desse grupo), sabe que algumas vezes quando se erra esse tempo mesmo que seja um erro minimo - causa um tranco na moto, e isso sim causa um desgaste prematuro das engrenagens do câmbio - mas nada absurdo.
Com o quick shift, não há problema algum, pois mesmo com o punho virado, ao se apertar o pedal (uso câmbio invertido), a injeção corta o motor por decimos de segundo e é o tempo pra marcha entrar e nem deixar o motor perder giro (que acontece nas trocas de marchas normais).
O fato é que se ganha uma boa vantagem fazendo as trocas dessa forma, então o pessoal que sabe fazer usa esse artificio...e nunca ouvi falar de moto quebrar câmbio que não fosse por um mau uso muito pior que isso...ou defeito de fabricação mesmo...
Agora descer marcha sem embreagem até dá, mas é bem mais difícil acertar esse tempo, e daí não existe vantagem alguma comparado com subir marchas que se pode acelerar mais rápido...fora que o tranco é grande nas reduções - pode até ser perigoso...
Valeu....um abraço
Concordo plenamente e sinceramente só quem já usou o quick shifter sabe do que estamos falando, para mim foi o melhor acessórios da minha R1 e da minha CBR, acho que nunca mais terei uma moto sem iisto. | |
|
| |
Só curva
Idade : 35 Mensagens : 78 Localização : Aqui mesmo Moto : Hornet Inscrito : 26/06/2010
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 13:42 | |
| Quanto é um quick shifter? | |
|
| |
paruvitu
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 13:51 | |
| o do power comander eh uns 2 conto aqui no br... | |
|
| |
paraquedas
Idade : 46 Mensagens : 1 Localização : Feira de Santana - Bahia Moto : CBR 1000 2010 Inscrito : 06/07/2010
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 18:54 | |
| Gente, vamos parar com essas perguntas de pilotinho. Sou novo aqui, e precisamos melhorar o nível sesse fórum. | |
|
| |
Só curva
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 21:05 | |
| Paraquedas Éssas perguntas podem ser de pilotinho mas ninguem nasceu sendo um pilotão, agora aumentar o nível desse forum vc pecou feio por que nóis é nóis eo resto éo resto, e essa perguntas que vc deve achar besta não é de pilotinho é de inciante falow bhrother. | |
|
| |
paruvitu
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 21:13 | |
| Tow no time dos pilotinhos. Nunca tive SS, só trails e nunca me interessei por passar marchas sem embreagem antes de ler esse tópico.
| |
|
| |
Só curva
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 21:26 | |
| Paruvitu tu num é pilotinho é "iniciante" tendeu!!!! abrasss | |
|
| |
[BOE|Advanced]
Idade : 44 Mensagens : 1525 Localização : Porto Alegre Moto : lindona Inscrito : 24/04/2010
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 22:14 | |
| - paraquedas escreveu:
- Gente, vamos parar com essas perguntas de pilotinho. Sou novo aqui, e precisamos melhorar o nível sesse fórum.
La vem BAIANAGEM... Vai melhora como cantando AXÉ? | |
|
| |
tiagogripp
Idade : 38 Mensagens : 36 Localização : Brasilia Inscrito : 29/12/2009
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? Sex 23 Jul 2010, 22:15 | |
| kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tinha q ser baiano ... deve andar a 20 e c achar o piloto de fuga!!!! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Aumentar marcha sem usar embreagem?????? | |
| |
|
| |
| Aumentar marcha sem usar embreagem?????? | |
|