| Regulagem de suspensão | |
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+14predador Rdm Giovani Oliveira valcir.antunes bzmedeiros coyote.mal eduardo_bh Fausto Manzieri Fguarezi renato2845 Luiz_Direito danielsa Edurj Marcelo Mosca 18 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Marcelo Mosca
Idade : 57 Mensagens : 105 Localização : Sorocaba Moto : CBR 600F 2012 Inscrito : 27/02/2012
| Assunto: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 12:27 | |
| Quem já mexeu na regulagem de suspensão e tem algo a me ensinar.... conte o caminho das pedras e impressões. A minha quica muito a traseira quando tem remendo no asfalto e estou acelerando e a dianteira acho que bate um pouco seco em valetas pelo caminho. | |
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Edurj
Idade : 42 Mensagens : 396 Localização : Rio de Janeiro Inscrito : 29/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 13:30 | |
| Eu gostaria de saber qual a melhor configuração para uso 80% urbano | |
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Marcelo Mosca
Idade : 57 Mensagens : 105 Localização : Sorocaba Moto : CBR 600F 2012 Inscrito : 27/02/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 13:57 | |
| O mesmo acontece comigo, pois o manual é muito falho na explicação e o que ouvi falar com entendidos no assunto é que até o seu peso influencia no Pré-carga tanto diant. como tras.. O problema é como saber onde estaria correta a regulagem da pré-carga? | |
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danielsa
Idade : 40 Mensagens : 81 Localização : São Paulo / Suzano Moto : CBR 600F Inscrito : 16/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 14:43 | |
| Tbm tenho a mesma dúvida!!!! ... To quase pegando a chave e rodando a regulagem na belgala... rsrsrs | |
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Luiz_Direito
Idade : 47 Mensagens : 156 Localização : Brasília - DF Moto : RD350R & ZX10R Inscrito : 23/01/2010
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 21:04 | |
| Gente, acerto de suspensão é uma ciência, não é tão simples como parece e tem pessoas especializadas só nisso! Aliás, pessoas que são consideradas boas preparadoras de suspensões podem fazer até o cara ser campeão da categoria. Motos esportivas tem que ser duras mesmo, por isso quicam, pois o objetivo é que a suspensão seja dura para manter a roda sempre copiando o asfalto, ou seja, maior contato possível. Agora se deseja conforto, o que pode causar perigo em pilotagem mais racing, o ideal é deixar os parafusos de compressão bem abertos permitindo que afunde com facilidade e retorno abertão pra retornar rápido também, pois assim evita que em dois buracos seguidos o amortecedor bata no fundo do curso. Antes de qualquer acerto de compressão e retorno é fundamental adequar a pré-carga da mola de acordo com seu peso e estilo de pilotagem, pois já vi mecânico de concessionária tirar toda a pré carga da mola para permitir que eu tocasse os pés no chão com mais facilidade, mal sabia ele o risco que estava me expondo. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 21:06 | |
| boa noite moçada , axo que o auxilio dum tecnico de suspensao das motos de cross ajudaria muito, afinal existem regulagens de valvulas de recuo e tambem as de pressao da carga das molas (suspensao dianteira)e os ajustes dependem do peso do piloto e tambem se tiver carona.axo bastante complexo o grupo de regulagem e se alguem tiver na sua cidade um mecanico da race tech suspensoes pra ajudar nas explicaçoes seria melhor que mexer ser saber o que produz de efeito tal regulagem | |
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Luiz_Direito
Idade : 47 Mensagens : 156 Localização : Brasília - DF Moto : RD350R & ZX10R Inscrito : 23/01/2010
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 21:11 | |
| Para pilotagem mais esportiva asuspensão deve ter uma grande resistência a compressibilidade, ou seja, parafusos da compressão tanto dianteira quanto traseira bastante fechados e retornar gradativamente, mas não tão rápido a ponto de oscilar ao retornar e não tão lento a ponto de ficar um segundo voltando, pois isso pode fazer com que ao tomar uma segunda compressão o amortecedor ainda esteja no meio do caminho de retorno e bata no fundo, o que pode causar acidente. Importante lembrar que a frente e traseira devem trabalhar juntas, portanto diferenças de dureza nas compressões traseiras e dianteiras pode causar efeitos diversos na outra "ponta da moto" o que enganosamente faz parecer que o problema é na frente, por exemplo, mas o que está causando pode ser a traseira. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 27 Fev 2012, 22:30 | |
| - Luiz_Direito escreveu:
- Para pilotagem mais esportiva asuspensão deve ter uma grande resistência a compressibilidade, ou seja, parafusos da compressão tanto dianteira quanto traseira bastante fechados e retornar gradativamente, mas não tão rápido a ponto de oscilar ao retornar e não tão lento a ponto de ficar um segundo voltando, pois isso pode fazer com que ao tomar uma segunda compressão o amortecedor ainda esteja no meio do caminho de retorno e bata no fundo, o que pode causar acidente.
Importante lembrar que a frente e traseira devem trabalhar juntas, portanto diferenças de dureza nas compressões traseiras e dianteiras pode causar efeitos diversos na outra "ponta da moto" o que enganosamente faz parecer que o problema é na frente, por exemplo, mas o que está causando pode ser a traseira. rapaz são detalhes que somente um tecnico preparador e "piloto" de verdade conseguem tirar proveito de toda essa possibilidade de adequar o uso ou seja em pista e rodando inumeras voltas com a moto para o "acerto" , axo melhor irem devagar nas mexidas pois pode gerar uma desregulagem geral e dificil de acertar depois.melhor é fazer isso no autodromo pra quem puder e com o preparador colocando o par das reaçoes que terão a cada acerto.nada que uns 2 dias e uns 500km de pista não resolvam kkkkkkk | |
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Luiz_Direito
Idade : 47 Mensagens : 156 Localização : Brasília - DF Moto : RD350R & ZX10R Inscrito : 23/01/2010
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Ter 28 Fev 2012, 14:11 | |
| - renato2845 escreveu:
- Luiz_Direito escreveu:
- Para pilotagem mais esportiva asuspensão deve ter uma grande resistência a compressibilidade, ou seja, parafusos da compressão tanto dianteira quanto traseira bastante fechados e retornar gradativamente, mas não tão rápido a ponto de oscilar ao retornar e não tão lento a ponto de ficar um segundo voltando, pois isso pode fazer com que ao tomar uma segunda compressão o amortecedor ainda esteja no meio do caminho de retorno e bata no fundo, o que pode causar acidente.
Importante lembrar que a frente e traseira devem trabalhar juntas, portanto diferenças de dureza nas compressões traseiras e dianteiras pode causar efeitos diversos na outra "ponta da moto" o que enganosamente faz parecer que o problema é na frente, por exemplo, mas o que está causando pode ser a traseira. rapaz são detalhes que somente um tecnico preparador e "piloto" de verdade conseguem tirar proveito de toda essa possibilidade de adequar o uso ou seja em pista e rodando inumeras voltas com a moto para o "acerto" , axo melhor irem devagar nas mexidas pois pode gerar uma desregulagem geral e dificil de acertar depois.melhor é fazer isso no autodromo pra quem puder e com o preparador colocando o par das reaçoes que terão a cada acerto.nada que uns 2 dias e uns 500km de pista não resolvam kkkkkkk Concordo plenamente! tem muito feeling envolvido nisso, não é só chegar e fazer, eu mesmo não sei! | |
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Marcelo Mosca
Idade : 57 Mensagens : 105 Localização : Sorocaba Moto : CBR 600F 2012 Inscrito : 27/02/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Ter 28 Fev 2012, 14:43 | |
| Como não vpu para pistá é melhor deixar quieto!!!! rsrsrs....sai mais barato!!! | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Ter 28 Fev 2012, 23:04 | |
| - Marcelo Mosca escreveu:
- Como não vpu para pistá é melhor deixar quieto!!!! rsrsrs....sai mais barato!!!
ta certissimo , acredito que o ajuste que a honda use na montagem é bem funcional por testarem os itens apos montados e analizarem desempenho com equipamentos especificos,as mudanças são no caso de fugir um tanto ao padrao de peso e uso em piso diferenciado.mas vou esperar um apoio tecnico pra mexer e ver se tem melhores resultados.na minha CC tenho um bom acesso aos mecanicos e dados tecnicos delas, conforme vou descobrindo detalhes posto aki,na revisao dos 1.000 vou levar e pedir pra desmontarem ela junto comigo pra conhecer melhor ela pelada. | |
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Marcelo Mosca
Idade : 57 Mensagens : 105 Localização : Sorocaba Moto : CBR 600F 2012 Inscrito : 27/02/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qua 29 Fev 2012, 09:11 | |
| Ontem ao ligá-la para fazer o vídeo escutei um barulhinho que mais parecia uma vibração, mas para meu desespero vinha do motor. Fui até a CC e lá o chefe da oficina disse-me que é um barulho crônico que algumas fazem qdo estão frias, mas depois de aquecidas some. Realmente a temperatura normal de uso não escutei mais nada, mas estou com a pulga atrás da orelha. Aproveitei o gancho prá falar da suspensão e o mesmo me indicou deixá-la quase toda no modo soft, que é a regulagem honda e qdo reclamei que a minha quicava muito a traseira em aceleração mais forte e o piso tinha remendos o chefe disse que tão importante qto a regulagem da susp. era a calibragem dos pneus e eu estava com 4 libras a mais no traseiro. Ele recomendou deixar uma libra a menos na traseira por conta do aquecimento, assim o fiz, vamos acreditar e confiar.... vou andar um pouco e posto minhas conclusões finais. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qua 29 Fev 2012, 12:20 | |
| - Marcelo Mosca escreveu:
- Ontem ao ligá-la para fazer o vídeo escutei um barulhinho que mais parecia uma vibração, mas para meu desespero vinha do motor. Fui até a CC e lá o chefe da oficina disse-me que é um barulho crônico que algumas fazem qdo estão frias, mas depois de aquecidas some. Realmente a temperatura normal de uso não escutei mais nada, mas estou com a pulga atrás da orelha. Aproveitei o gancho prá falar da suspensão e o mesmo me indicou deixá-la quase toda no modo soft, que é a regulagem honda e qdo reclamei que a minha quicava muito a traseira em aceleração mais forte e o piso tinha remendos o chefe disse que tão importante qto a regulagem da susp. era a calibragem dos pneus e eu estava com 4 libras a mais no traseiro. Ele recomendou deixar uma libra a menos na traseira por conta do aquecimento, assim o fiz, vamos acreditar e confiar.... vou andar um pouco e posto minhas conclusões finais.
essa vibracao do motor nao percebi na minha , mas em compensacao a carenagem parece um trovao quando o motor chega nuns 5 mil rpm,mas no manual eles explicam que ela pode surgir sim , dai vi que é o "geito da madeira"e faço que nem escuto.mas barulhos de motor sao comuns , apos regular as valvulas o motor deve melhorar os barulhos , os detalhes de kicar na maioria pode ser por causa da calibragem ou dos "remendos e buracos"nas maravilhosas estradas brasileiras em geral. | |
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Marcelo Mosca
Idade : 57 Mensagens : 105 Localização : Sorocaba Moto : CBR 600F 2012 Inscrito : 27/02/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qua 29 Fev 2012, 12:37 | |
| Isso aí Renato, mas levarei ela de novo a CC pois to encucado. A moto melhorou com menos libras (já que só ando sozinho), mas os remendo é que F**** tudo!!! | |
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Fguarezi
Idade : 44 Mensagens : 484 Localização : Tubarao-SC Moto : SRAD 750 Inscrito : 09/11/2011
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qua 29 Fev 2012, 15:58 | |
| Aqui eu mexi na minha.
Primeiro mexi na traseira, coloquei no nivel 5 de tensão sem mexer no retorno, achei que ficou um pouco dura para andar sozinho, então voltei e deixei no nivel 3, ficou legal.
A dianteira tava achando mole demais, quando eu passava em lombadas maiores sentia que batia no fundo, então apertei duas voltas na regulagem das molas e ficou duro demais, hehe, dai voltei uma volta e ficou legal, nem duro nem batendo no fundo.
É como falaram acima, o cara tem que ir testando até achar um ponto ideal.
Abraço. | |
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Fausto Manzieri
Idade : 47 Mensagens : 4 Localização : Tres Corações Inscrito : 04/05/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Sex 04 maio 2012, 23:26 | |
| Colegas, fui ate a concessionária da minha cidade e pedi para o mecanico mudar a compressao do amortecedor dianteiro e traseiro, pois a moto em curvas de alta não passava muita segurança, afundava umm pouco a dianteira. Ele deu uma volta no parafuso (é assim que se diz?) na regulagem do amortecedor dianteiro e traseiro e a moto ficou show, copiou bem melhor a pista e ficou mais estavel. Recomendo aprenderem a mexer na suspensão, é apenas uma questão de acerto e erro na regulagem.
Abraços. | |
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eduardo_bh
Idade : 36 Mensagens : 463 Localização : Belo Horizonte Moto : CBR 600 F Inscrito : 16/04/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Sáb 05 maio 2012, 19:30 | |
| Acho que na prática, pelo menos no meu caso, eu preferiria uma moto um pouco mais barata e sem esse ajuste de suspensão.. Meu toque é mais tranquilo e mesmo estando na regulagem de fabrica já acho a suspensão dura em pisos irregulares.. | |
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coyote.mal
Idade : 57 Mensagens : 805 Localização : maringa-pr Moto : cbr 1000 rr HRC Inscrito : 25/07/2011
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Sáb 05 maio 2012, 21:20 | |
| engraçado a minha nunca fez nenhum barulho, mesmo andando 3m alta velocida acima dos 200 a carenagem corta bem o vento mas nao provoca barulhos e nem o motor quando ligo, so que sempre deixo aquecer ate 70 graus antes de sair | |
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bzmedeiros
Idade : 41 Mensagens : 68 Localização : Recife Moto : CBR 600 FA Inscrito : 09/04/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Seg 14 maio 2012, 08:00 | |
| Eu to querendo baixar um pouco a moto, pq so tenho 1,67m e fico meio q na ponta do pe, se alterar a suspencao ela diminui a altura? sera que fica melhor?? valeu!! | |
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valcir.antunes
Idade : 45 Mensagens : 473 Localização : Chapecó/SC Moto : CBR600 Inscrito : 25/02/2009
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qui 17 maio 2012, 23:43 | |
| eu endureci a dianteira da minha, estava muito macia, por duas vezes ao passar por uma ondulação e pressionando freio dianteiro o amortecedor chegou ao fim do curso dando uma pequena pancada seca.. endureci um pouco, ficou mais firme e nao deu mais final de curso. axo que estava errado a regulagem, assim como o farol que estava totalmente desregulado, a luz baixa dava nas arvores e a alta dava no céu... tive que regular em casa. | |
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coyote.mal
Idade : 57 Mensagens : 805 Localização : maringa-pr Moto : cbr 1000 rr HRC Inscrito : 25/07/2011
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qua 21 Nov 2012, 18:42 | |
| pergunto aos senhores agora que ja passou quase um ano de cbr 600 f sobre a regulagem alguem mais tem algo a dizer, na minha moto como podem ver so um lado rsrs a regulagem encima do amortecedor o pininho vermelho aponta para o painel e o do outro lado tambem aponta para o painel as duas / \ estão assim como nas barrinhas no manual diz girar no sentido do relogio mas elas ja esta diferentes não seria uma sentido horario e outra anti horario ou elas tem que ficar diferentes mesmo, alguem que ja fez ou que deichou um pouco mais dura a frente pode mostrar uma foto e como faze-lo, obrigado | |
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Giovani Oliveira
Idade : 42 Mensagens : 433 Localização : Rio de Janeiro Moto : CBR 600F 2012 Inscrito : 11/10/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qui 22 Nov 2012, 18:40 | |
| Eu estou pensando seriamente em enrijecer a dianteira....ja que na trasei coloquei 3 a regulagem da tensão da mola. Mas sinto a dianteira molegona. Ainda mais quando estou com a esposa. Duas vezes deu fim de curso. Vou dar uma volta na regulagem e ver como fica. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qui 22 Nov 2012, 18:47 | |
| Coyote ambas as regulagens são pro mesmo lado , sentido horário vc deixa o retorno mais fechado. | |
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renato2845
Idade : 56 Mensagens : 4849 Localização : TANGARA DA SERRA - MT Moto : S1000RR Inscrito : 15/01/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qui 22 Nov 2012, 18:53 | |
| Giovani usa um pano pra proteger o encaixe da chave de preferencia sextavada.Dá 1/4 de volta e experimenta ,1 volta altera bastante a carga da mola daí vc perde a sensibilidade da regulagem.Fim de curso a minha também dá nas freadas em asfalto ondulado. - Giovani Oliveira escreveu:
- Eu estou pensando seriamente em enrijecer a dianteira....ja que na trasei coloquei 3 a regulagem da tensão da mola.
Mas sinto a dianteira molegona. Ainda mais quando estou com a esposa. Duas vezes deu fim de curso. Vou dar uma volta na regulagem e ver como fica. | |
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Rdm
Idade : 34 Mensagens : 138 Localização : Guarapuava-PR Moto : CBR 600F STD 2013 Inscrito : 19/11/2012
| Assunto: Re: Regulagem de suspensão Qui 22 Nov 2012, 19:46 | |
| Quem quiser dá uma olhadinha no video desse cara que ele dá umas dicas que parecem ser muito boas em relação a regulagem e acerto de suspensão. é só procurar no youtube por "Ajuste da suspensão - Durvalcareca by DVLdesigns" | |
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| Assunto: Re: Regulagem de suspensão | |
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| Regulagem de suspensão | |
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