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 Regulagem de suspensão

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Marcelo Mosca

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MensagemAssunto: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 12:27

Quem já mexeu na regulagem de suspensão e tem algo a me ensinar.... conte o caminho das pedras e impressões. A minha quica muito a traseira quando tem remendo no asfalto e estou acelerando e a dianteira acho que bate um pouco seco em valetas pelo caminho.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 13:30

Eu gostaria de saber qual a melhor configuração para uso 80% urbano
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Marcelo Mosca

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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 13:57

O mesmo acontece comigo, pois o manual é muito falho na explicação e o que ouvi falar com entendidos no assunto é que até o seu peso influencia no Pré-carga tanto diant. como tras.. O problema é como saber onde estaria correta a regulagem da pré-carga?
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 14:43

Tbm tenho a mesma dúvida!!!! ... To quase pegando a chave e rodando a regulagem na belgala... rsrsrs
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Luiz_Direito

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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 21:04

Gente, acerto de suspensão é uma ciência, não é tão simples como parece e tem pessoas especializadas só nisso! Aliás, pessoas que são consideradas boas preparadoras de suspensões podem fazer até o cara ser campeão da categoria.
Motos esportivas tem que ser duras mesmo, por isso quicam, pois o objetivo é que a suspensão seja dura para manter a roda sempre copiando o asfalto, ou seja, maior contato possível. Agora se deseja conforto, o que pode causar perigo em pilotagem mais racing, o ideal é deixar os parafusos de compressão bem abertos permitindo que afunde com facilidade e retorno abertão pra retornar rápido também, pois assim evita que em dois buracos seguidos o amortecedor bata no fundo do curso. Antes de qualquer acerto de compressão e retorno é fundamental adequar a pré-carga da mola de acordo com seu peso e estilo de pilotagem, pois já vi mecânico de concessionária tirar toda a pré carga da mola para permitir que eu tocasse os pés no chão com mais facilidade, mal sabia ele o risco que estava me expondo.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 21:06

boa noite moçada , axo que o auxilio dum tecnico de suspensao das motos de cross ajudaria muito, afinal existem regulagens de valvulas de recuo e tambem as de pressao da carga das molas (suspensao dianteira)e os ajustes dependem do peso do piloto e tambem se tiver carona.axo bastante complexo o grupo de regulagem e se alguem tiver na sua cidade um mecanico da race tech suspensoes pra ajudar nas explicaçoes seria melhor que mexer ser saber o que produz de efeito tal regulagem
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 21:11

Para pilotagem mais esportiva asuspensão deve ter uma grande resistência a compressibilidade, ou seja, parafusos da compressão tanto dianteira quanto traseira bastante fechados e retornar gradativamente, mas não tão rápido a ponto de oscilar ao retornar e não tão lento a ponto de ficar um segundo voltando, pois isso pode fazer com que ao tomar uma segunda compressão o amortecedor ainda esteja no meio do caminho de retorno e bata no fundo, o que pode causar acidente.
Importante lembrar que a frente e traseira devem trabalhar juntas, portanto diferenças de dureza nas compressões traseiras e dianteiras pode causar efeitos diversos na outra "ponta da moto" o que enganosamente faz parecer que o problema é na frente, por exemplo, mas o que está causando pode ser a traseira.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 27 Fev 2012, 22:30

Luiz_Direito escreveu:
Para pilotagem mais esportiva asuspensão deve ter uma grande resistência a compressibilidade, ou seja, parafusos da compressão tanto dianteira quanto traseira bastante fechados e retornar gradativamente, mas não tão rápido a ponto de oscilar ao retornar e não tão lento a ponto de ficar um segundo voltando, pois isso pode fazer com que ao tomar uma segunda compressão o amortecedor ainda esteja no meio do caminho de retorno e bata no fundo, o que pode causar acidente.
Importante lembrar que a frente e traseira devem trabalhar juntas, portanto diferenças de dureza nas compressões traseiras e dianteiras pode causar efeitos diversos na outra "ponta da moto" o que enganosamente faz parecer que o problema é na frente, por exemplo, mas o que está causando pode ser a traseira.

rapaz são detalhes que somente um tecnico preparador e "piloto" de verdade conseguem tirar proveito de toda essa possibilidade de adequar o uso ou seja em pista e rodando inumeras voltas com a moto para o "acerto" , axo melhor irem devagar nas mexidas pois pode gerar uma desregulagem geral e dificil de acertar depois.melhor é fazer isso no autodromo pra quem puder e com o preparador colocando o par das reaçoes que terão a cada acerto.nada que uns 2 dias e uns 500km de pista não resolvam kkkkkkk
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyTer 28 Fev 2012, 14:11

renato2845 escreveu:
Luiz_Direito escreveu:
Para pilotagem mais esportiva asuspensão deve ter uma grande resistência a compressibilidade, ou seja, parafusos da compressão tanto dianteira quanto traseira bastante fechados e retornar gradativamente, mas não tão rápido a ponto de oscilar ao retornar e não tão lento a ponto de ficar um segundo voltando, pois isso pode fazer com que ao tomar uma segunda compressão o amortecedor ainda esteja no meio do caminho de retorno e bata no fundo, o que pode causar acidente.
Importante lembrar que a frente e traseira devem trabalhar juntas, portanto diferenças de dureza nas compressões traseiras e dianteiras pode causar efeitos diversos na outra "ponta da moto" o que enganosamente faz parecer que o problema é na frente, por exemplo, mas o que está causando pode ser a traseira.

rapaz são detalhes que somente um tecnico preparador e "piloto" de verdade conseguem tirar proveito de toda essa possibilidade de adequar o uso ou seja em pista e rodando inumeras voltas com a moto para o "acerto" , axo melhor irem devagar nas mexidas pois pode gerar uma desregulagem geral e dificil de acertar depois.melhor é fazer isso no autodromo pra quem puder e com o preparador colocando o par das reaçoes que terão a cada acerto.nada que uns 2 dias e uns 500km de pista não resolvam kkkkkkk

Concordo plenamente! tem muito feeling envolvido nisso, não é só chegar e fazer, eu mesmo não sei!
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Marcelo Mosca

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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyTer 28 Fev 2012, 14:43

Como não vpu para pistá é melhor deixar quieto!!!! rsrsrs....sai mais barato!!!
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyTer 28 Fev 2012, 23:04

Marcelo Mosca escreveu:
Como não vpu para pistá é melhor deixar quieto!!!! rsrsrs....sai mais barato!!!

ta certissimo , acredito que o ajuste que a honda use na montagem é bem funcional por testarem os itens apos montados e analizarem desempenho com equipamentos especificos,as mudanças são no caso de fugir um tanto ao padrao de peso e uso em piso diferenciado.mas vou esperar um apoio tecnico pra mexer e ver se tem melhores resultados.na minha CC tenho um bom acesso aos mecanicos e dados tecnicos delas, conforme vou descobrindo detalhes posto aki,na revisao dos 1.000 vou levar e pedir pra desmontarem ela junto comigo pra conhecer melhor ela pelada.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQua 29 Fev 2012, 09:11

Ontem ao ligá-la para fazer o vídeo escutei um barulhinho que mais parecia uma vibração, mas para meu desespero vinha do motor. Fui até a CC e lá o chefe da oficina disse-me que é um barulho crônico que algumas fazem qdo estão frias, mas depois de aquecidas some. Realmente a temperatura normal de uso não escutei mais nada, mas estou com a pulga atrás da orelha. Aproveitei o gancho prá falar da suspensão e o mesmo me indicou deixá-la quase toda no modo soft, que é a regulagem honda e qdo reclamei que a minha quicava muito a traseira em aceleração mais forte e o piso tinha remendos o chefe disse que tão importante qto a regulagem da susp. era a calibragem dos pneus e eu estava com 4 libras a mais no traseiro. Ele recomendou deixar uma libra a menos na traseira por conta do aquecimento, assim o fiz, vamos acreditar e confiar.... vou andar um pouco e posto minhas conclusões finais.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQua 29 Fev 2012, 12:20

Marcelo Mosca escreveu:
Ontem ao ligá-la para fazer o vídeo escutei um barulhinho que mais parecia uma vibração, mas para meu desespero vinha do motor. Fui até a CC e lá o chefe da oficina disse-me que é um barulho crônico que algumas fazem qdo estão frias, mas depois de aquecidas some. Realmente a temperatura normal de uso não escutei mais nada, mas estou com a pulga atrás da orelha. Aproveitei o gancho prá falar da suspensão e o mesmo me indicou deixá-la quase toda no modo soft, que é a regulagem honda e qdo reclamei que a minha quicava muito a traseira em aceleração mais forte e o piso tinha remendos o chefe disse que tão importante qto a regulagem da susp. era a calibragem dos pneus e eu estava com 4 libras a mais no traseiro. Ele recomendou deixar uma libra a menos na traseira por conta do aquecimento, assim o fiz, vamos acreditar e confiar.... vou andar um pouco e posto minhas conclusões finais.

essa vibracao do motor nao percebi na minha , mas em compensacao a carenagem parece um trovao quando o motor chega nuns 5 mil rpm,mas no manual eles explicam que ela pode surgir sim , dai vi que é o "geito da madeira"e faço que nem escuto.mas barulhos de motor sao comuns , apos regular as valvulas o motor deve melhorar os barulhos , os detalhes de kicar na maioria pode ser por causa da calibragem ou dos "remendos e buracos"nas maravilhosas estradas brasileiras em geral.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQua 29 Fev 2012, 12:37

Isso aí Renato, mas levarei ela de novo a CC pois to encucado. A moto melhorou com menos libras (já que só ando sozinho), mas os remendo é que F**** tudo!!!
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQua 29 Fev 2012, 15:58

Aqui eu mexi na minha.

Primeiro mexi na traseira, coloquei no nivel 5 de tensão sem mexer no retorno, achei que ficou um pouco dura para andar sozinho, então voltei e deixei no nivel 3, ficou legal.

A dianteira tava achando mole demais, quando eu passava em lombadas maiores sentia que batia no fundo, então apertei duas voltas na regulagem das molas e ficou duro demais, hehe, dai voltei uma volta e ficou legal, nem duro nem batendo no fundo.

É como falaram acima, o cara tem que ir testando até achar um ponto ideal.

Abraço.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySex 04 maio 2012, 23:26

Colegas, fui ate a concessionária da minha cidade e pedi para o mecanico mudar a compressao do amortecedor dianteiro e traseiro, pois a moto em curvas de alta não passava muita segurança, afundava umm pouco a dianteira. Ele deu uma volta no parafuso (é assim que se diz?) na regulagem do amortecedor dianteiro e traseiro e a moto ficou show, copiou bem melhor a pista e ficou mais estavel. Recomendo aprenderem a mexer na suspensão, é apenas uma questão de acerto e erro na regulagem.

Abraços.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySáb 05 maio 2012, 19:30

Acho que na prática, pelo menos no meu caso, eu preferiria uma moto um pouco mais barata e sem esse ajuste de suspensão.. Meu toque é mais tranquilo e mesmo estando na regulagem de fabrica já acho a suspensão dura em pisos irregulares..
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySáb 05 maio 2012, 21:20

engraçado a minha nunca fez nenhum barulho, mesmo andando 3m alta velocida acima dos 200 a carenagem corta bem o vento mas nao provoca barulhos e nem o motor quando ligo, so que sempre deixo aquecer ate 70 graus antes de sair
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptySeg 14 maio 2012, 08:00

Eu to querendo baixar um pouco a moto, pq so tenho 1,67m e fico meio q na ponta do pe, se alterar a suspencao ela diminui a altura? sera que fica melhor?? valeu!!
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQui 17 maio 2012, 23:43

eu endureci a dianteira da minha, estava muito macia, por duas vezes ao passar por uma ondulação e pressionando freio dianteiro o amortecedor chegou ao fim do curso dando uma pequena pancada seca.. endureci um pouco, ficou mais firme e nao deu mais final de curso. axo que estava errado a regulagem, assim como o farol que estava totalmente desregulado, a luz baixa dava nas arvores e a alta dava no céu... tive que regular em casa.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQua 21 Nov 2012, 18:42

pergunto aos senhores agora que ja passou quase um ano de cbr 600 f sobre a regulagem alguem mais tem algo a dizer, na minha moto como podem ver so um lado rsrs a regulagem encima do amortecedor o pininho vermelho aponta para o painel e o do outro lado tambem aponta para o painel as duas / \ estão assim como nas barrinhas no manual diz girar no sentido do relogio mas elas ja esta diferentes não seria uma sentido horario e outra anti horario ou elas tem que ficar diferentes mesmo, alguem que ja fez ou que deichou um pouco mais dura a frente pode mostrar uma foto e como faze-lo, obrigado

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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQui 22 Nov 2012, 18:40

Eu estou pensando seriamente em enrijecer a dianteira....ja que na trasei coloquei 3 a regulagem da tensão da mola.
Mas sinto a dianteira molegona. Ainda mais quando estou com a esposa. Duas vezes deu fim de curso.
Vou dar uma volta na regulagem e ver como fica.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQui 22 Nov 2012, 18:47

Coyote ambas as regulagens são pro mesmo lado , sentido horário vc deixa o retorno mais fechado.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQui 22 Nov 2012, 18:53

Giovani usa um pano pra proteger o encaixe da chave de preferencia sextavada.Dá 1/4 de volta e experimenta ,1 volta altera bastante a carga da mola daí vc perde a sensibilidade da regulagem.Fim de curso a minha também dá nas freadas em asfalto ondulado.

Giovani Oliveira escreveu:
Eu estou pensando seriamente em enrijecer a dianteira....ja que na trasei coloquei 3 a regulagem da tensão da mola.
Mas sinto a dianteira molegona. Ainda mais quando estou com a esposa. Duas vezes deu fim de curso.
Vou dar uma volta na regulagem e ver como fica.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão EmptyQui 22 Nov 2012, 19:46

Quem quiser dá uma olhadinha no video desse cara que ele dá umas dicas que parecem ser muito boas em relação a regulagem e acerto de suspensão. é só procurar no youtube por "Ajuste da suspensão - Durvalcareca by DVLdesigns"
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MensagemAssunto: Re: Regulagem de suspensão   Regulagem de suspensão Empty

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